Vídeo mostra novas cédulas de Real que serão distribuídas do BC para os bancos #boato

Boato – Vídeo mostra como serão as novas cédulas de Real que serão distribuídas pelo Banco Central aos bancos com o intuito de pegar corruptos.

Quem acompanha o Boatos.org talvez se lembre que, no ano passado, uma fake news (das mais bizarras) que apontava que Bolsonaro iria lançar “novas cédulas de Real” a fim de pegar corruptos se espalhou na internet. A fake news foi desmentida, o ano passou, o assunto cessou, mas nos últimos dias um vídeo deixou muitas pessoas alvoroçadas.

As imagens mostram o que seriam essas novas cédulas de Real que estariam prontas para serem distribuídas aos bancos pelo Banco Central. Junto ao vídeo, que viralizou em redes sociais como o Twitter, Facebook, Instagram e WhatsApp, mensagem apontavam que a ação seria a saída para “acabar com a corrupção” no Brasil. Leia os textos que circulam por aí:

Versão 1: Essas são as novas cédulas. Quero ver os Ladrões que escondem dinheiro em malas como vão provar a origem do dinheiro. Versão 2: As novas cédulas já estão prontas Só esperando para a distribuição nos bancos, entendeu o desespero da esquerda ? Quero ver trocarem os bilhões roubados pelo PT e a máfia esquerdista, como irão justificar a grana… A casa vai cair para esses bandidos

Vídeo mostra novas cédulas de Real que serão distribuídas do BC para os bancos?

Não demorou para a mensagem se espalhar entre muitos grupos (principalmente os simpáticos a Bolsonaro). Só que, ao contrário do que apontam as mensagens, nem novas cédulas serão lançadas para “pegar corruptos” tampouco o vídeo mostra o que seriam as novas cédulas.

Já apontamos no ano passado que, além de se tratar de uma ideia estapafúrdia, o plano de trocar as cédulas não estava (e não está nos planos do Banco Central). Além de ser extremamente dispendioso trocar as cédulas, não ajudaria (ao contrário do que apontam as mensagens) a “estancar a corrupção” (estão há os doleiros e os laranjas para provar isso). Falamos mais sobre isso aqui, aqui e em vídeo:

A prova de que não há planos na mudança de cédulas está no fato de que o vídeo nada tem a ver com “novas notas de Real”. Na realidade, o vídeo são de folderes relacionados às cédulas de reais. São produtos voltados para colecionadores e estudiosos de cédulas (ciência é que é chamada de numismática). Veja um vídeo do canal do YouTube Sem Limites que mostra os produtos.

A Agência Lupa também desmentiu o boato. Na checagem (que pode ser lida aqui), há uma fala de um representante do Banco Central apontando que não há planos de trocas de cédulas e que o que é mostrado no vídeo é, de fato, um produto voltado para colecionadores.

Resumindo: é falso que um vídeo mostrou as novas cédulas de Real que vão ser lançadas pelo Banco Central para que corruptos sejam pegos. O vídeo não mostra nada disso e o Banco Central não tem planos para trocar os modelos das nossas cédulas.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3HIppbu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet