Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Vídeo mostra bandidos rendendo policiais em favela por causa de decisão do STF #boato

Vídeo mostra bandidos rendendo policiais em favela por causa de decisão do STF #boato

Vídeo mostra bandidos rendendo policiais em favela por causa de decisão do STF, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Bandidos são flagrados acuando policiais do Rio de Janeiro com armas após decisão do STF. Vídeo mostra toda a ação.

A violência no Brasil se resume a dados alarmantes e mortes de pessoas inocentes. A coisa fica ainda mais complicada quando falamos de cidades que possuem uma desigualdade social mais acentuada e muitos lugares em situação de vulnerabilidade, como as comunidades.

Um bom exemplo é a cidade do Rio de Janeiro. A violência (e destaco aqui: policial!) cresceu tanto nas favelas da cidade, que o Supremo Tribunal Federal (STF) chegou proibir operações em comunidades do Rio de Janeiro durante a pandemia. Em situações excepcionais, as operações podem ocorrer, desde que justificadas e comunicadas ao Ministério Público. A decisão foi tomada após a morte de diversas crianças e adolescentes durante operações policiais em comunidades no Rio ao longo da quarentena.

Nos últimos dias, um vídeo tem circulado nas redes sociais. As imagens mostram diversos homens armados, descendo uma rua, e acuando policiais, enquanto pessoas assistem e registram tudo. De acordo com a publicação, o vídeo mostraria o momento exato em que supostos bandidos conseguem acuar policiais em uma favela do Rio de Janeiro. Ainda segundo a publicação, tudo isso teria acontecido pela decisão do STF. Confira:

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Versão 1: “STF proibiu ação da polícia no RJ olha o que acontece”. Versão 2: “Agradeceram ao #STF que proibiu da polícia agir nos morros do Rio de Janeiro?”. Versão 3: “A que ponto chegou a segurança no Rio! Vida fácil dos policiais do Rio! Agradeçam ao STF!!”. Versão 4: “Parece coisa de filme, mas é real, Rio de Janeiro após decisão do STF, proibindo a polícia de agir nas comunidades”. Versão 5: “*Esse é o Brasil que o STF e os partidos comunistas querem, somente os bandidos com direito a ter armas.*”.

Vídeo mostra bandidos rendendo policiais em favela por causa de decisão do STF?

As imagens fizeram sucesso nas redes sociais e foram compartilhadas diversas vezes. Mas será que essa história de que o vídeo mostra bandidos armados acuando policiais do Rio de Janeiro em favela, após decisão do STF, é real? A resposta é não!

Vamos aos fatos! Não é preciso ir muito longe para perceber que a publicação apresenta diversas características de fake news, como o caráter vago (não cita data nem local onde as imagens foram feitas), o caráter extremamente alarmista, os erros de português e a falta de fontes confiáveis.

Além disso, histórias falsas envolvendo decisões do STF e comunidades do Rio de Janeiro, infelizmente, não são novidade na internet. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas, como a que dizia que o STF teria decidido que dinheiro roubado não poderia ser devolvido após cinco anos. Também a que indicava que um traficante teria sido abatido ao vivo durante um tiroteio com a polícia e, por fim, a que apontava que um vídeo mostraria bandidos segurando metralhadoras em favela no Rio, após decisão do STF.

Qualquer pessoa com o mínimo de QI sabe que existe algo de muito errado no vídeo em questão. É possível ver uma aglomeração de pessoas filmando e conversando tranquilamente, enquanto a ação está em progresso. Inclusive, dá para ver uma mulher segurando um celular para gravar a cena, há também um sujeito segurando um microfone do tipo boom e até um homem com um claquete na mão. Convenhamos, qualquer ação desse tipo geraria medo, especialmente, pelo risco de balas perdidas. Se tratando de armamento pesado, o medo redobra. Ou seja, não faz o menor sentido a tranquilidade das pessoas que estão ali.

Nem precisamos procurar muito. A Polícia Militar do Rio de Janeiro fez questão de desmentir a história em sua página oficial no Twitter. No dia 20 de agosto de 2020, a PM do Rio escreveu que o material não é real e trata-se de uma obra de ficção.

Nossa busca reversa pelas imagens terminou de matar a charada. Descobrimos que o vídeo, na verdade, mostra a gravação de um filme. Na página do Instagram do ator e diretor Peter Brandão, é possível ver as imagens. Elas fazem parte do longa “Rocinha, toda história tem dois lados” e foram gravadas na favela da Rocinha, no Rio de Janeiro. No Instagram da produtora BS Produções, também é possível ver uma chamada para teste de elenco do filme, imagens de bastidores e o ator Peter Brandão caracterizado como o personagem que interpreta no filme.

Vale ressaltar também que outros serviços de fact-checking já desmentiram a história. O site Aos Fatos e o site Fato ou Fake também esclareceram que as imagens mostram apenas a gravação do longa “Rocinha, toda história tem dois lados”.

Em resumo: a história que diz que bandidos armados acuaram policiais militares no Rio de Janeiro após decisão do STF é falsa! O vídeo fez bastante sucesso nas redes sociais, mas não é real. As imagens, na verdade, mostram a gravação de um filme na favela da Rocinha, no Rio de Janeiro. O longa se chama “Rocinha, toda história tem dois lados”. Tudo o que ocorre ali é ficção, não realidade. E isso pode ser comprovado pela presença de cinegrafistas e pela tranquilidade das pessoas que estão gravando a cena. Ou seja, tudo não passa de balela. Até a próxima!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/318Tn5c
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK