Vídeo mostra bandidos rendendo policiais em favela por causa de decisão do STF #boato

Boato – Bandidos são flagrados acuando policiais do Rio de Janeiro com armas após decisão do STF. Vídeo mostra toda a ação.

A violência no Brasil se resume a dados alarmantes e mortes de pessoas inocentes. A coisa fica ainda mais complicada quando falamos de cidades que possuem uma desigualdade social mais acentuada e muitos lugares em situação de vulnerabilidade, como as comunidades.

Um bom exemplo é a cidade do Rio de Janeiro. A violência (e destaco aqui: policial!) cresceu tanto nas favelas da cidade, que o Supremo Tribunal Federal (STF) chegou proibir operações em comunidades do Rio de Janeiro durante a pandemia. Em situações excepcionais, as operações podem ocorrer, desde que justificadas e comunicadas ao Ministério Público. A decisão foi tomada após a morte de diversas crianças e adolescentes durante operações policiais em comunidades no Rio ao longo da quarentena.

Confira também: Janja tirou foto com traficante? Saiba a verdade aqui!

Clique e siga o Boatos.org no YouTube

Nos últimos dias, um vídeo tem circulado nas redes sociais. As imagens mostram diversos homens armados, descendo uma rua, e acuando policiais, enquanto pessoas assistem e registram tudo. De acordo com a publicação, o vídeo mostraria o momento exato em que supostos bandidos conseguem acuar policiais em uma favela do Rio de Janeiro. Ainda segundo a publicação, tudo isso teria acontecido pela decisão do STF. Confira:

Versão 1: “STF proibiu ação da polícia no RJ olha o que acontece”. Versão 2: “Agradeceram ao #STF que proibiu da polícia agir nos morros do Rio de Janeiro?”. Versão 3: “A que ponto chegou a segurança no Rio! Vida fácil dos policiais do Rio! Agradeçam ao STF!!”. Versão 4: “Parece coisa de filme, mas é real, Rio de Janeiro após decisão do STF, proibindo a polícia de agir nas comunidades”. Versão 5: “*Esse é o Brasil que o STF e os partidos comunistas querem, somente os bandidos com direito a ter armas.*”.

Vídeo mostra bandidos rendendo policiais em favela por causa de decisão do STF?

As imagens fizeram sucesso nas redes sociais e foram compartilhadas diversas vezes. Mas será que essa história de que o vídeo mostra bandidos armados acuando policiais do Rio de Janeiro em favela, após decisão do STF, é real? A resposta é não!

Vamos aos fatos! Não é preciso ir muito longe para perceber que a publicação apresenta diversas características de fake news, como o caráter vago (não cita data nem local onde as imagens foram feitas), o caráter extremamente alarmista, os erros de português e a falta de fontes confiáveis.

Além disso, histórias falsas envolvendo decisões do STF e comunidades do Rio de Janeiro, infelizmente, não são novidade na internet. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas, como a que dizia que o STF teria decidido que dinheiro roubado não poderia ser devolvido após cinco anos. Também a que indicava que um traficante teria sido abatido ao vivo durante um tiroteio com a polícia e, por fim, a que apontava que um vídeo mostraria bandidos segurando metralhadoras em favela no Rio, após decisão do STF.

Qualquer pessoa com o mínimo de QI sabe que existe algo de muito errado no vídeo em questão. É possível ver uma aglomeração de pessoas filmando e conversando tranquilamente, enquanto a ação está em progresso. Inclusive, dá para ver uma mulher segurando um celular para gravar a cena, há também um sujeito segurando um microfone do tipo boom e até um homem com um claquete na mão. Convenhamos, qualquer ação desse tipo geraria medo, especialmente, pelo risco de balas perdidas. Se tratando de armamento pesado, o medo redobra. Ou seja, não faz o menor sentido a tranquilidade das pessoas que estão ali.

Nem precisamos procurar muito. A Polícia Militar do Rio de Janeiro fez questão de desmentir a história em sua página oficial no Twitter. No dia 20 de agosto de 2020, a PM do Rio escreveu que o material não é real e trata-se de uma obra de ficção.

Nossa busca reversa pelas imagens terminou de matar a charada. Descobrimos que o vídeo, na verdade, mostra a gravação de um filme. Na página do Instagram do ator e diretor Peter Brandão, é possível ver as imagens. Elas fazem parte do longa “Rocinha, toda história tem dois lados” e foram gravadas na favela da Rocinha, no Rio de Janeiro. No Instagram da produtora BS Produções, também é possível ver uma chamada para teste de elenco do filme, imagens de bastidores e o ator Peter Brandão caracterizado como o personagem que interpreta no filme.

Vale ressaltar também que outros serviços de fact-checking já desmentiram a história. O site Aos Fatos e o site Fato ou Fake também esclareceram que as imagens mostram apenas a gravação do longa “Rocinha, toda história tem dois lados”.

Em resumo: a história que diz que bandidos armados acuaram policiais militares no Rio de Janeiro após decisão do STF é falsa! O vídeo fez bastante sucesso nas redes sociais, mas não é real. As imagens, na verdade, mostram a gravação de um filme na favela da Rocinha, no Rio de Janeiro. O longa se chama “Rocinha, toda história tem dois lados”. Tudo o que ocorre ali é ficção, não realidade. E isso pode ser comprovado pela presença de cinegrafistas e pela tranquilidade das pessoas que estão gravando a cena. Ou seja, tudo não passa de balela. Até a próxima!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/318Tn5c
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK