Traficante é abatido ao vivo em tiroteio com a polícia, mostra vídeo #boato

Boato – Filmagem mostra momento em que traficante foi abatido ao vivo durante um tiroteio com a polícia em favela do Rio de Janeiro. Bandidos estavam fortemente armados.

Após a polêmica ação da Polícia Militar em um baile funk em Paraisópolis, na Zona Sul de São Paulo, que deixou nove mortos, várias notícias sobre violência policial começaram a circular a internet, algumas verdadeiras e outras não.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org Siga o Boatos.org no Twitter: Se inscreva no nosso canal no Youtube

Receba as nossas atualizações no grupo do WhatsApp (só postagens do administrador, não se preocupem): http://bit.ly/36nlVru

Confira o nosso Instagram:

Instagram

No nosso caso de hoje, um vídeo que está sendo compartilhado no Facebook mostra um traficante que foi abatido em tiroteio com policiais em um favela no Rio de Janeiro. As imagens foram gravadas por um morador e, de acordo com a mensagem, foi transmitido ao vivo. Confira abaixo o texto original da publicação que está rodando online (não vamos exibir o vídeo aqui):

Vocês já viram um traficante ser abatido ao vivo no Rio de Janeiro?! Então lá vai o vídeo… Aproveita enquanto a Globo não diz que o rapaz era estudante, de mochila nas costas e guarda chuva na mão…Ou que era negro, pobre e favelado coitado.

Traficante é abatido ao vivo em tiroteio com a polícia em vídeo?

Logicamente, o vídeo que viralizou, chocou alguns internautas (empolgou outros) e até ganhou advertência de “conteúdo explícito ou violência” no Facebook pelas supostas imagens fortes. Mas será mesmo que traficantes foram “abatidos” ao vivo em tiroteio com a polícia no RJ? A resposta é não! E nós te contamos o porquê a partir dos seguintes fatos.

Em primeiro lugar, a mensagem da publicação que está compartilhando o vídeo carrega todas as características de boatos online: é vaga (não diz quando aconteceu), alarmista (tem o intuito de causar burburinho entre os internautas), possui erros de português e não cita fontes confiáveis que confirmem o que está sendo dito.

Depois, ao analisarmos o vídeo, percebemos duas coisas erradas. A primeira é que, em algumas versões mais estendidas, um menino aparece na frente da tela da pessoa que está filmando e uma voz ao fundo pergunta “quer aparecer no filme?” (assista em 0:46). E a segunda é que o vídeo também mostra dois rapazes tranquilamente filmando a cena, sem nenhuma proteção e com equipamentos profissionais (assista em 1:08), o que seria muito estranho se fosse em uma ação real da polícia.

E, em terceiro lugar, ao buscarmos pelo tal vídeo, achamos a resposta para ele. Na realidade, não era um tiroteio de verdade. As imagens se tratam de cenas gravadas durante as filmagens de uma nova série policial da Rede Globo, chamada “Arcanjo Renegado”, que tem como tema a violência no RJ e estreia prevista para 2020.

Essa não é a primeira vez que filmagens ficcionais acabam sendo material para boatos na internet. Já falamos, por exemplo, de prisões falsas de 50 Cent, sobre uma briga em uma festa da piscina e até uma suposta ação policial durante o culto. Em comum com o caso de hoje está do fato de tentarem transformar a ficção em realidade.

Resumindo: O vídeo que mostra traficantes sendo “abatidos” ao vivo em tiroteio com a polícia no RJ não é verdadeiro. Trata-se de cenas gravadas durante as filmagens de uma série policial da Rede Globo. As imagens foram utilizadas fora de contexto para espalhar o boato.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

– Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
– Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
– Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
– Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
– Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2rJGq2y
error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)