Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Vídeo mostra avião israelense apagando incêndio na Amazônia do Brasil #boato

Vídeo mostra avião israelense apagando incêndio na Amazônia do Brasil #boato

Vídeo mostra avião israelense apagando incêndio na Amazônia do Brasil, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Israel envia avião para ajudar no combate aos incêndios na Amazônia e pessoas registram o momento da ação.

Se você achou que as fake news sobre a Amazônia eram águas passadas e o Boatos.org não ia mais falar sobre o assunto, o personagem Rogerinho, do programa Choque de Cultura, tem uma notícia pra você: “achou errado!”.

E pra melhorar, os disseminadores de fake news ainda juntaram outro assunto bastante requisitado aqui no Boatos.org: Israel. Como já era de se esperar, a combinação andou fazendo bastante sucesso e chegou até a nossa equipe. Então, vamos contar essa história direitinho para você.

Nos últimos dias, publicações indicavam que um avião israelense teria vindo ao Brasil para ajudar na crise ambiental da Amazônia. Segundo o vídeo que acompanha as mensagens, o avião teria sido usado para auxiliar no combate aos incêndios na região. Confira:

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Avião Israelense sobrevoando a nossa Amazônia, na colaboração de extinguir os focos de incêndios naquela região. Brasil e Israel unidos como nunca antes. Vejam a alegria de quem filmou as gotas dos jatos de água caindo sobre a mata amazônica.

Vídeo mostra avião israelense apagando incêndio na Amazônia do Brasil?

Em meio à crise ambiental na região amazônica e os focos de incêndio ainda crescentes, o vídeo trouxe alívio para muita gente (basta ver a alegria da pessoa que gravava as imagens). Mas será que essa história de Israel ter enviado um avião para auxiliar o Brasil no combate aos incêndios na Amazônia é real? A resposta é não!

Vamos ao que interessa! Uma breve leitura nas publicações já é o suficiente para causar desconfiança. Os textos seguem aquele velho esquema (já conhecido nosso) de fake news na internet: são vagos, alarmistas, possuem erros de português e não citam nenhuma fonte confiável.

Além disso, vídeos retirados de contexto foi o que não faltou no Boatos.org durante o boom de fake news sobre o assunto. Desmentimos histórias como o vídeo que afirmava que o Brasil havia vendido a Amazônia para outros países, também o caso em que o presidente francês Macron teria dito que iria invadir a Amazônia e, por fim, o vídeo de uma índia que afirmava que a esquerda e as ONGs estariam botando fogo na região.

Pois bem, resolvemos, então, investigar mais informações sobre o suposto avião israelense no Brasil. Mas, assim como já era de se esperar, não encontramos nenhuma notícia sobre o assunto.

Vale ressaltar que, quando a crise na Amazônia estava em seu auge, o governo brasileiro, de fato, aceitou a ajuda de Israel e, inclusive, estava negociando o envio de aviões israelenses para auxiliar na região. Entretanto, devido ao alto custo dos retardantes de fogo que seriam utilizados na manobra, Israel desistiu de enviar os aviões.

Mas, em contrapartida, Israel mandou especialistas em combate à incêndios e salvamento para auxiliar na gestão da crise. De acordo com o Exército Brasileiro, os onze especialistas são bombeiros e trouxeram equipamentos de alta tecnologia, incluindo drones, para trabalhar em Rondônia.

Sabendo que o tal avião não veio de Israel, resolvemos fazer uma busca. Dentre as possibilidades, a equipe do Boatos.org descobriu um vídeo. Nas imagens, é possível ver o trecho que é utilizado nas publicações brasileiras. Ao longo do vídeo, também é possível ver que as pessoas estão falando em espanhol.

Tendo a informação em mãos, fomos atrás da origem das imagens e descobrimos que elas foram feitas na Bolívia. E, ao contrário do que aponta a história, ele não pertence a Israel, mas sim a uma empresa dos Estados Unidos.

O 747 SuperTanker (maior avião tanque do mundo) foi contratado pelo presidente Evo Morales no final de Agosto de 2019. Ele pode transportar água, retardantes de fogo, gel e espuma ou uma combinação de duas dessas substâncias. O avião foi contratado para ajudar a controlar os incêndios florestais que assolam o país.

Em resumo: a história que diz que um vídeo mostra avião israelense apagando incêndio na Amazônia do Brasil é falsa! O avião não pertence a Israel e muito menos as imagens foram feitas no Brasil. O vídeo, na realidade, mostra a ação do 747 SuperTanker (maior avião tanque do mundo, que pertence a uma empresa estadunidense) na Bolívia. O avião foi contratado por Evo Morales para auxiliar no combate aos incêndios florestais no país. Ou seja, a história é pura balela. Não compartilhe!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.