Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > França vai enviar militares para invadir a Amazônia brasileira #boato

França vai enviar militares para invadir a Amazônia brasileira #boato

França vai enviar militares para a Amazônia brasileira, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Presidente da França Emmanuel Macron disse, em rede nacional, que vai enviar militares para invadir a Amazônia no Brasil.

Entra semana, sai semana e o assunto mais comentado na imprensa nacional, internacional e até no mundo das fake news não poderia ser outro: a Amazônia. E parece que, nos últimos dias, o tom dos boatos têm se tornado bastante afrontoso.

Publicações que estáão circulando nas redes sociais estão chamando bastante atenção. Em uma delas, uma mulher diz, em um tom bastante indignado e exaltado, que o presidente da França Emmanuel Macron teria declarado, em rede nacional, que enviaria tropas militares para a Amazônia brasileira.

Em outra publicação, uma “imagem” já aponta que o Brasil está “pronto” para a guerra contra a França pela “soberania” da Amazônia. Junto às publicações, há mensagens um tanto quanto alarmistas. Confira:

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Versão 1: “Macron ameacando invadir o Brasil… Alô Forças Armadas, Alô Bolsonaro, vamos agir rápido e apurar essa denúncia..”. Versão 2: “ATENÇÃO EXERCITO MILITAR ATENCAO FORÇA ARMADA ATENÇÃO MARINHA DO BRASIL. E ATENÇÃO GUERREIRO DE SELVA. ATENÇÃO VAMOS PREPARAR O SACO PRETO. POIS MACRON DISSE EM REDE NACIONAL QUE NANDOU MILITATES PARA INVADIR A AMAZONIA”. Versão 3: “Macron, se for invadir o Brasil mande suas tropas com muitas bandeiras brancas. Nós nunca perdemos uma guerra”.

França vai enviar militares para invadir a Amazônia brasileira?

O vídeo deixou muita gente preocupada (e também indignada) com a suposta audácia do presidente francês Macron. Mas será que o presidente Macron realmente teria ameaçado invadir a Amazônia brasileira com militares? A resposta é não!

Vamos aos fatos! A informação tem um caráter bastante específico: é alarmista. Dado esse fato (e envolvendo algo como invasão de território Internacional), era de se esperar que a história tivesse destaque na mídia nacional e internacional. Além disso, dado ao tom ameaçador que o vídeo fala, também era de se esperar que o assunto fosse rebatido pelo presidente Jair Bolsonaro. Porém, não encontramos nenhuma notícia ou sequer um vídeo de Bolsonaro comentando o tema.

Resolvemos investigar melhor essa história e, depois de muito procurar, nossa equipe encontrou uma referência que pode ter gerado a (des)informação de que Macron quer “invadir a Amazônia”. Durante a última reunião do G7 (grupo dos países mais industrializados no mundo), na semana passada, a França ofereceu uma ajuda imediata no valor de R$20 milhões ao Brasil (para auxiliar na gestão da crise na Amazônia). Entretanto, o presidente Jair Bolsonaro recusou a ajuda.

O que aconteceu (e, provavelmente, causou toda a confusão) foi que, quando ofereceu a ajuda financeira ao Brasil, o presidente francês Emmanuel Macron também afirmou que poderia fornecer ajuda militar na região amazônica. Porém, o presidente Bolsonaro sequer cogitou o auxílio militar (e, dessa forma, a França não enviou tropas ao país).

Vale ressaltar que, apesar da informação da França “invadir a Amazônia” ser falsa, o país já possui tropas na região amazônica, mais exatamente na Guiana Francesa (que é território da França). E aí não tem nada de invasão.

Em resumo: a história que diz que a França ameaçou invadir o Brasil com tropas militares é falsa! A história toda surgiu após uma proposta de Macron a Bolsonaro, que sequer cogitou a possibilidade de aceitar a oferta. Frente à recusa, o presidente francês, simplesmente, deixou o assunto para lá e não enviou militares ao Brasil (assim como indicam as mensagens). Ou seja, a história não passa de #boato. Não teremos guerra! Até a próxima.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.