Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Tubarão branco encalhado é encontrado na praia de Torres (RS) #boato

Tubarão branco encalhado é encontrado na praia de Torres (RS) #boato

Tubarão branco encalhado é encontrado na praia de Torres (RS), diz boato (Foto)

Boato – Imagem mostra tubarão branco encalhado que foi encontrado na praia de Torres (RS) e assustou moradores

O final do verão foi marcado por apreensão em algumas praias brasileiras. Em apenas duas semanas, Pernambuco registrou três ataques de tubarões no estado.

Com isso, 2023 já é o ano com mais casos de ataques de tubarão registrados em Pernambuco desde 2006. Porém, em 2006, os quatro casos foram registrados ao longo dos 12 meses.

E de acordo com uma história que está sendo compartilhada nas redes sociais, não só o Nordeste deve ficar atento à situação. Segundo a publicação, um tubarão branco encalhado teria sido flagrado na praia de Torres (RS). Ainda segundo as imagens que acompanham a publicação, o animal seria enorme. “Tubarão branco encalhado na praia de Torres RS”.

Tubarão branco encalhado é encontrado na praia de Torres (RS)?

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

A informação causou um verdadeiro burburinho nas redes sociais, em especial, no Twitter e deixou muitos moradores assustados. Apesar disso, a história não é verdadeira. A explicação está na origem da imagem que acompanha a publicação.

O caráter vago, alarmista e a falta de fontes confiáveis já colocam toda a história em xeque. Além dessas serem características recorrentes em fake news na internet, também não existem notícias sobre o assunto em veículos de comunicação confiáveis.

Se isso não bastasse, histórias falsas sobre animais e coisas curiosas encontradas em praias brasileiras não são novidade por aqui. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas, como a que dizia que um vídeo mostraria um cardume de tubarões na praia de Boa Viagem, no Recife. Também a que indicava que um caranguejo gigante teria sido encontrado na praia da Jangada, em Pernambuco e, por fim, a que apontava que uma sereia teria sido encontrada na praia do Algodoal, no Pará.

Ao pesquisar sobre o assunto na internet, não encontramos nenhuma notícia recente sobre tubarões na praia de Torres, no Rio Grande do Sul. Existem notícias antigas que indicam que um tubarão foi visto na praia de Molhes, em 2014, e outro na praia de Lobos, em 2016. Mas não há nada sobre um tubarão encalhado.

Na imagem que acompanha a publicação de hoje, é possível ver uma marca escrito “OBX Photos”. Ao fazer a pesquisa reversa, descobrimos que as fotos foram usadas em outra história. No dia 25 de março de 2023, uma postagem indicava que um tubarão branco teria sido arrastado para a praia de Outer Banks, na Carolina do Norte, nos EUA. A publicação ainda apontava que moradores tentaram empurrar o animal de novo para a água.

Porém, ao ampliar a imagem, é possível notar problemas de edição (com sombras). Foi aí que decidimos procurar por mais informações sobre o suposto acontecimento e descobrimos que a história de Outer Banks também é falsa. O site de serviço de checagem PolitiFact explicou que a Ocearch, uma ONG que rastreia tubarões nos EUA, afirmou que a publicação é falsa. Além disso, a própria Meta, dona do Facebook, já havia categorizado a informação como inverossímil. Já o site de fact-checking AP News destacou que um animal desse porte acabaria muito mais machucado se tivesse encalhado na praia. A AP News também falou com a assessora do condado de Dare, na Carolina do Norte, e ela afirmou que não havia nenhuma informação sobre um tubarão encalhado no local. Mais do que isso, a imagem parece ter sido feita por inteligência artificial.

Em resumo: a história que diz que um tubarão branco teria encalhado na praia de Torres (RS) é falsa! Além de não existir nenhuma prova sobre a informação, a imagem usada na história de hoje já foi usada em outra história nos EUA que também era falsa. Se isso não bastasse, a foto apresenta problemas de edição, demonstrando se tratar de uma montagem. Ou seja, a história não passa de balela!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 9275-5610

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/41sX0QS
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso