Caranguejo gigante encontrado na praia da Jangada, em Pernambuco #boato

Boato – Foto mostra caranguejo gigante que foi encontrada na praia da Jangada em Pernambuco.

Com o verão chegando, o que não falta é vontade de estender a esteira, puxar a cadeira de praia e aproveitar às férias (só não esqueçamos que a pandemia ainda não acabou). Só que, de acordo com uma imagem que circula há tempos na internet, muitas pessoas podem levar um susto daqueles.

A foto mostra o que seria um suposto caranguejo gigante que teria sido encontrado na praia da Jangada, em Pernambuco. O texto que circula junto com a imagem diz o seguinte: “Que bichano. Encontrado na praia de Barra de Jangada – Jaboatão dos Guararapes #Guaiamum gigante”.

Caranguejo gigante encontrado na praia da Jangada, em Pernambuco?

Não demorou muito para a mensagem se espalhar com muita força na internet e chamar atenção de “geral”. Só que, na realidade, a foto do caranguejo gigante encontrado na praia da Jangada não passa de uma montagem (das mais toscas, por sinal) com o bichinho.

A mensagem em questão já nos chama atenção. O texto que acompanha a mensagem tem características de fake news como o caráter alarmista, os erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis que confirmem a informação em questão.

Além disso, não é de hoje que notícias falsas sobre “bichos gigantes” encontrados por aí circulam na internet. Já desmentimos, por exemplo, fake news que apontavam para “naja gigante”, arraia gigante”, camarão gigante e, claro, caranguejo gigante.

A última, aliás, que se referia a diversos locais do Brasil como Rio de Janeiro e Pará, usa a mesma imagem do causo relacionado a Pernambuco. Como o desmentido de outrora vale para hoje, relembre o que escrevemos.

Com isso, resolvemos pesquisar mais um pouco sobre caranguejos e descobrimos que algumas espécies podem ser bem grandes, como é o caso do Birgus latro. Conhecido como caranguejo-dos-coqueiros, a espécie é considerada o maior artrópode do mundo e pode chegar até um metro de comprimento e quatro quilos. Curiosamente, sua comida predileta é o coco, além de frutas e animais mortos.

Por fim, ao buscar pela imagem, não conseguimos descobrir se é real, apesar dos indícios de edição de imagens, a única referência que encontramos foi essa publicação de novembro de 2015, que indica que é de Porto Rico.

Resumindo: é falso que um caranguejo gigante foi encontrado na praia da Jangada, em Pernambuco. A foto em questão já é manjada na internet e já foi utilizada em outras fake news que apontavam para a aparição do bicho gigante no Brasil.