Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Traficantes desfilam com fuzis na favela da Maré (RJ), mostra vídeo #boato

Traficantes desfilam com fuzis na favela da Maré (RJ), mostra vídeo #boato

Traficantes desfilam com fuzis na favela da Maré (RJ), mostra vídeo, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Vídeo mostra traficantes de alta periculosidade desfilando com fuzis na favela da Maré (no Rio de Janeiro). O local é o mesmo que Flávio Dino visitou.

Desde as eleições de 2022, uma parte das fake news sobre a esquerda brasileira busca imputar alguma ligação de políticos com o crime organizado (tese, até o momento, não comprovada). A mais nova história neste sentido liga um vídeo ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino.

As imagens mostram o que seriam traficantes da Favela da Maré “desfilando com fuzis”. O intuito do vídeo era mostrar como se dá a liberdade do crime no local e linkar a situação com o governo, principalmente porque Flávio Dino fez há alguns meses uma visita ao local (o que também gerou fake news). Leia algumas das mensagens que circulam online:

Versão 1: *Favela da Maré, RJ*           Estão se unindo como um exército… Favela da Maré no RJ, onde o Ministro da Justiça do Lula vai visitar seus amigos, só armas legalizadas, nas mãos dos cidadãos de bem. Obrigado Forças Armadas! O povo confia em vocês!

Versão 2: _*RJ – 8.6.2023 – HOJE*_ ● *Favela da Maré.* ● *Essa é a favela em que o Min.da Justiça foi tomar chá da tarde c/ seus amiguinhos.* ● *SERÁ QUE OS GOVERNANTES QUE DESARMAM A POPULAÇÃO ñ O FAZEM O MESMO C/ESSAS “PESSOAS” DEVIDO A AMIZADE ???* ● *QUE GOVERNANTES TEMOS ?

Vídeo mostra traficantes desfilando com fuzis na favela da Maré (RJ)?

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Como foi possível ver, o vídeo foi acompanhado de diversas ilações. Só tem um problema: o que foi utilizado como “prova” de algo terrível nada mais é do que uma gravação para uma série de ficção.

A mensagem e o histórico de vídeos neste sentido já nos deixaram muito desconfiados da veracidade da informação. Assim como uma fake news clássica, a mensagem é vaga, alarmista, tem erros de português e não cita qualquer fonte confiável que confirme a informação.

Alguns detalhes no vídeo nos fizeram ficar mais desconfiados ainda de que se tratava de uma encenação. Um deles é a presença de pessoas com celulares gravando tranquilamente os “traficantes”. O outro é que há, no mínimo, dois cinegrafistas profissionais fazendo filmagens (para um deles, inclusive, as pessoas fazem pose).

Junte isso ao fato de vídeos fictícios já terem sido utilizados em fake news na internet sobre “traficantes”. Já desmentimos, por exemplo, um vídeo de canal do Kwai/TikTok/Instagram,desmentimos fake news sobre gravação de clipe e até sobre gravação de uma série.

Aliás, não demorou muito para vermos pessoas comentando nas próprias publicações que, na realidade, o vídeo era de filmagens da série Arcanjo Renegado, sucesso da Globo Play e da Globo. Ao buscar informações em páginas das produtoras da série, descobrimos justamente que estavam sendo feitas gravações no Complexo da Maré. Isso foi corroborado por publicações de páginas locais e até por sites de celebridades.

É importante citar que toda a ligação de “criminalidade” com a visita de Flávio Dino ao Complexo da Maré não passa de uma ilação. Além de o “vídeo comprobatório” não ser de bandidos, já foi explicado que a visita do ministro ao local não foi para o “tráfico”.

Resumindo: o vídeo que está circulando online não mostra nenhuma ação de traficantes na Favela da Maré. Na realidade, trata-se de uma gravação para a série Arcanjo Renegado e não tem qualquer relação com uma ação criminosa “de verdade”. Tampouco tem ligação com Flávio Dino.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm