Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Governo do PT na Bahia dá ordem para policiais tirarem fotos com armas de traficantes e as devolver #boato

Governo do PT na Bahia dá ordem para policiais tirarem fotos com armas de traficantes e as devolver #boato

Governo do PT na Bahia dá ordem para policiais tirarem fotos com armas de traficantes e as devolver, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo prova a política do novo governo do PT na Bahia. Agora, os policiais só podem tirar fotos com armas de traficantes e são obrigados a devolvê-las.

A questão da segurança pública tem sido, desde o início do segundo da turno das eleições do ano passado, uma tônica quando falamos em fake news. Não foram poucos os vídeos falsos que “provariam” (só que não) que o governo Lula estaria do “lado de traficantes”. A mais nova história veio da Bahia.

Um vídeo mostra pessoas pegando armas de cima do capô de uma viatura da Polícia Militar da Bahia. Junto ao vídeo, há uma mensagem que aponta que as imagens ilustrariam o que seria uma “ordem” do governo do PT no estado: os policiais poderiam apreender armas para tirar fotos e, em seguida, teriam que as devolver para os traficantes. Leia duas versões da mensagem e assista ao vídeo:

Versão 1: Governo do PT na Bahia da ordem só pra tirar fotos das armas dos traficantes e em seguida devolver, porque o crime compensa! Só as armas do cidadão de bem querem apreender , o amor venceu Versão 2: Governo do PT, na Bahia, dá ordem só pra tirar fotos das armas dos traficantes e, em seguida, devolvê-las. Afinal, os “manos” são parceiros !! Versão 3: PMs da Bahia pedem armas a traficantes pra registrar uma suposta apreensão, tiram a foto para registrar a apreensão e em seguida devolvem as armas para os traficantes. Ouça o vídeo..”tirou” “tirou” perguntando se tirou a foto. Lembre-se disso antes de registrar ou entregar a sua arma para o estado.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Governo do PT na Bahia dá ordem para policiais tirarem fotos com armas de traficantes e as devolver?

O que não tem faltado é gente (ou robô) postando o vídeo e a mesmíssima mensagem em redes sociais como o Facebook, Instagram e Twitter. Só faltou explicar um detalhe: é falso que o vídeo em questão mostre a polícia “devolvendo armas de traficantes”.

A mensagem já começa a nos deixar desconfiados da veracidade da informação. O texto que circula é vago, alarmista, tem erros de português e não cita qualquer fonte confiável que mostre, de fato, que a situação não era algo simulado.

Além disso, vídeos “aleatórios” têm sido muito utilizados para fortalecer teses falsas na internet. O Boatos.org, por exemplo, teve que desmentir outro dia uma fake news que apontava para um suposto arrastão no Rio de Janeiro quando, na realidade, o vídeo era uma gravação para uma websérie na Bahia.

Ao buscar em fontes confiáveis, nada encontramos a respeito do assunto. Foi aí que nos atentamos a um detalhe: o vídeo em questão tem uma marca d’água do Kwai (essa ideia foi boa para ajudar os checadores, mesmo sem ter a intenção): “o.pestt”.

Ao buscar pelo tal perfil em questão, descobrimos que se trata de um criador de conteúdo digital de comédia. O post é este e o texto em questão é “Gratidão a polícia militar da Bahia e pelo trabalho essepicional”. Ou seja: não tem nada de apreensão de armas e devolução e sim apoio para uma gravação de conteúdo fictício (uma “novelinha do Kwai).

Vale apontar que não há qualquer determinação oficial do governo da Bahia ou mesmo da polícia da Bahia para devolução de armas. A tal tese “brotou” nas mensagens em questão com uma prova falsa.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que o governo da Bahia deu uma ordem para policiais tirarem fotos com armas de traficantes para depois devolvê-las. O vídeo nada tem a ver com isso e a tal medida é uma invenção que brotou online.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 9275-5610

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/41sX0QS
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso