Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Policial mata bandido em frente a cristãos que estavam fazendo orações #boato

Policial mata bandido em frente a cristãos que estavam fazendo orações #boato

Boato – Enquanto cristãos estavam fazendo orações no monte, um policial deu um tiro e executou um bandido. Vídeo mostra tudo.

A violência urbana no Brasil tem uma marca muito peculiar: os crimes que envolvem e vitimam os policiais. No Rio de Janeiro, por exemplo, 74 policiais já foram assassinados só em 2018 e um relatório aponta que 609 pessoas foram mortas em operações policiais nos últimos 12 meses. E, de acordo com as imagens que circulam online, uma dessas mortes ocorreu sob olhares de cristãos.

A cena mostra um homem deitado e diversas pessoas orando por cima dele. Em um certo momento, um policial se aproxima, diz que vai resolver o problema e atira na cabeça do homem. Veja algumas versões de mensagens que circulam online e assista ao vídeo (cenas fortes, não assista se não achar necessário):

Versão 1: Polícia do Rio, executa bandido na frente de Cristãos. Versão 2: Os irmãos estavam fazendo um culto a Livre quando de repente mente chegou um cidadão que para polícia era b******o policial chega e atira na cabeça do do homem sem direito de defesa Segue o vídeo

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

Versão 3: Policial Mata bandido na frente dos irmãos da igreja fazendo culto ao ar livre Esse vídeo foi enviado pelo Whatsapp não tenho informação a respeito desta situação no momento. Versão 4: O rio de Janeiro está em estado mais do quê critico olha o quê a TV não mostra.

Policial mata bandido em frente a cristãos que estavam fazendo orações?

O tal vídeo é muito chocante e colocamos aqui só por um motivo: ele é a principal prova de que a filmagem do policial matando um homem na frente de cristãos é, na realidade, uma encenação. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

Para começar, vamos falar da mensagem que acompanha o vídeo. Ela tem as principais características de um boato (vaga, alarmista, com erros de português e sem citar fontes confiáveis). Só pela falta de informações, já deveríamos suspeitar da veracidade da história. Junte isso ao fato de que não há qualquer notícia sobre o vídeo ou mesmo relato das “testemunhas do crime” sobre a “execução no culto”.

Explicado o contexto das mensagens, vamos ao vídeo. Perceba o ambiente. Há diversas pessoas ao lado do suposto bandido e ao redor da filmagem. Por que policiais iriam se expor dessa forma para executar alguém. No mínimo, eles estariam correndo dois riscos: 1) Alguém da multidão tentar atirar. 2) Alguma testemunha fazer uma denúncia. Não faz muito sentido esse modus operandi para execuções.

Outro ponto. Observe a hora do tiro (9 segundos). Primeiro: o tiro não está direcionado ao sujeito e sim ao boné dele. Segundo: apenas as mulheres que estavam orando perto do sujeito se apavoram. Todas as outras pessoas continuam impassíveis. Por fim: o sujeito demora uns dois segundos e cospe “sangue”. Para, para, para…

Você já deve ter visto muitas vezes as pessoas cuspindo sangue após levar um tiro em ficções. Isso é algo completamente fora da realidade. Como mostra essa matéria da Science, um tiro (com exceção se atingir o esôfago) não faz uma pessoa “cuspir” ou “vomitar” sangue. O que dirá de um tiro na cabeça… detalhe: o sangue que sai da boca do sujeito é o único da cena.

Já deu para ver que o vídeo não é real. Mas afinal, de onde é a gravação. Temos uma suspeita. É provável que não seja uma cena de filme por dois motivos: 1) os “atores” estão com crachá. 2) Não haveria tanto público, muito menos com o mesmo crachá dos “atores”

Isso elimina duas hipóteses levantadas: a de que a filmagem seria do filme Intervenção (que será lançado neste ano e foi notícia nesta semana) e de que seria de um filme chamado “Auto de Resistência” (que, na realidade, é um documentário e não tem cenas como essa).

Sobra uma terceira hipótese: a de que seria uma peça teatral realizada em um retiro de uma congregação cristã. A tese foi reforçada por um comentário de um participante do projeto em uma das postagens no Facebook. Entramos em contato com os organizadores do projeto. Assim que tivermos a resposta, poderemos bater o martelo (temos quase certeza de que se trata disso mesmo).

Resumindo: apesar de não saber exatamente qual é a origem do vídeo, a filmagem e alguns detalhes tanto no vídeo como nas mensagens mostram que a história que aponta que um policial executou um homem em frente a cristãos é falsa. Não passa de mais um boato que circula na internet.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.