Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > É falso que vídeo mostre soldados venezuelanos invadindo o Brasil

É falso que vídeo mostre soldados venezuelanos invadindo o Brasil

Soldados venezuelanos invadiram Brasil em busca de refugiados, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Vídeo mostra soldados venezuelanos invadindo o Brasil em busca de refugiados.

  Análise

Está circulando um vídeo gravado de um portão de uma casa. Nas imagens, homens acuam um homem e atiram enquanto o sujeito fala “atira em mim” e “você tá no meu país”. Junto ao vídeo, há uma denúncia que apontaria para uma invasão de território.

Mensagens que acompanham o vídeo apontam que se tratariam de soldados venezuelanos que estariam invadindo o Brasil. Também é dito que se tratam de refugiados e que haveria conivência do governo Lula. Leia três versões da mensagem que circula online e assista ao vídeo:

Versão 1: GRAVE, soldados venezuelanos INVADEM território brasileiro afim de prender refugiados políticos daquele país e tudo isso com a conivência do desgoverno Lula. Isso caracteriza incidente diplomático, tem que tomadas as devidas providências pelas forças armadas e congresso nacional. Versão 2: Soldados Venezuelanos estão invadindo o Brasil a procura de refugiados, alegadamente.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Versão 3: Soldados Venezuelanos estão invadindo o Brasil com a alegação de que estão procurando refugiados. Sei! E mesmo que fosse, as forças armadas não podem entrar em território estrangeiro assim! Duvido muito que com Bolsonaro na presidência teriam tal coragem! Mas infelizmente temos um ladrão, senil e defensor de terroristas, lá! Ah, e cadê os melancias?

Checagem

Na parte da checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes questões: 1) O vídeo que está circulando na internet mostra soldados venezuelanos que invadiram o Brasil? 2) Qual é o contexto por trás do vídeo que está viralizando na internet? 3) Algum soldado venezuelano invadiu o Brasil em algum momento?

O vídeo que está circulando na internet mostra soldados venezuelanos que invadiram o Brasil?

Não. Para começar, não há qualquer notícia em fonte confiável ou mesmo qualquer informação válida (para além do vídeo que não comprova nada) sobre soldados da Venezuela terem invadido o Brasil. Além disso, o vídeo não tem qualquer relação do que está descrito na mensagem.

Qual é o contexto por trás do vídeo que está viralizando na internet?

Quando a história começou a circular na internet, um “contexto foi adicionado no vídeo” no Twitter (Ou X). No conteúdo, há um publicação no qual um internauta chamado Gabriel Ferrigno aponta que o vídeo é de um treinamento do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha em Itaóca, no Espírito Santo. O internauta também colocou a geolocalização que confirma que se trata do local.

De fato, ocorreu um treinamento na cidade. Ele foi notícia em veículos de mídia locais e também em sites especializados em defesa e Forças Armadas. Os carros e roupas utilizados no vídeo condizem com os trajes utilizados no treinamento.

Algum soldado venezuelano invadiu o Brasil em algum momento?

Já houve diversas fake news relacionadas ao assunto. Desmentimos em 2017, 2019 e em 2023. Porém, em 2019, houve um incidente no qual cinco militares da Venezuela foram localizados em uma terra indígena no Brasil. Não houve grandes consequências disto.

Conclusão

Fake news ❌

O vídeo que está circulando na internet não é de soldados venezuelanos invadindo o Brasil. Além de não ter virado notícia na mídia, o vídeo é de um treinamento de fuzileiros navais realizado no Espírito Santo.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)