Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Milícia venezuelana avançou no território brasileiro em 2023 e mídia não falou nada #boato

Milícia venezuelana avançou no território brasileiro em 2023 e mídia não falou nada #boato

Milícia venezuelana avançou no território brasileiro em 2023 e mídia não falou nada, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra que milícia da Venezuela avançou em território brasileiro (em Roraima) em 2023. Mídia, inclusive, ficou calada sobre isso.

Desde quando Nicolás Maduro foi recebido com pompa durante encontro de líderes da América do Sul em Brasília, o que não tem faltado é critica sobre a relação entre Brasil e Venezuela. Algumas delas, inclusive, que citam histórias falsas.

A última que está circulando na internet aponta que, agora em 2023, a “milícia venezuelana” estaria invadindo o Brasil para evitar que refugiados fossem pedir ajuda para à Cruz Vermelha. Além disso, a mensagem apontou, ainda, que apenas uma TV local falou sobre o assunto e que a mídia ficou “caladinha”. Leia:

Versão 1: A milícia venezuelana avançou em território brasileiro para atacar os refugiados e impedir que buscassem alimentos da Cruz Vermelha. O Exército Brasileiro apenas assistiu*. A soberania nacional foi violada e o governo, com sua mídia comprada, fingem demência. Só uma TV local, de Roraima, que fez a matéria. E lá morreu….alguém aqui viu ou ouviu alguma rede de TV mostra isso ai que estar acontecendo com as fronteiras brasileiras, isso é grave compartilhem.

Vídeo: é falso que Alexandre de Moraes disse que quer corroer a democracia

Versão 2: Venezuela ataca o Brasil na fronteira!!!Algum órgão da mídia nacional mostrou isso???? Nenhum!! A ordem da NOM é tratar a Venezuela como disse Lula: um problema de narrativa. *A milícia venezuelana avançou em território brasileiro para atacar os refugiados e impedir que buscassem alimentos da Cruz Vermelha. O Exército Brasileiro apenas assistiu*. A soberania nacional foi violada e o governo, com sua mídia comprada, fingem demência. Só uma TV local, de Roraima, que fez a matéria. E lá morreu….alguém aqui viu ou ouviu alguma rede de TV mostra isso ai que estar acontecendo com as fronteiras brasileiras 👆👆👆👆👆👆👆🤦‍♂️isso é grave compartilhem.

Milícia venezuelana avançou no território brasileiro em 2023 e mídia não falou nada?

Não demorou para a história se espalhar com todas as forças na internet. Só que, ao contrário do que apontam as mensagens, não houve qualquer invasão de território agora em 2023 e tampouco a mídia ficou “caladinha”.

Para chegar à conclusão, resolvemos buscar por alguma notícia em fonte confiável sobre “invasão de milícia venezuelana” no Brasil durante o governo Lula (desde o início de 2023). Como desconfiávamos, nada encontramos.

Por isso, resolvemos buscar por outro elemento: o vídeo em questão. Ele mesmo já derruba uma das teses que está circulando na internet: a de que a mídia “ficou caladinha sobre o que ocorreu”. Para quem não percebeu, o vídeo que está circulando é da GloboNews e não de uma “TV local de Roraima”.

A partir daí, resolvemos buscar pelo incidente e de por GloboNews. Logo descobrimos que o vídeo foi feito em fevereiro de 2019. Na ocasião, manifestantes venezuelanos e a Guarda Nacional Bolivariana entraram em confronto na área da fronteira entre os países que pertence ao Brasil.

O incidente rendeu alguns problemas diplomáticos entre os governos. Tanto que a fronteira entre os países acabou sendo fechada temporariamente dias depois por cerca de três meses.

Resumindo: nem o vídeo que está circulando é de 2023 tampouco a mídia ficou calada em relação ao assunto. A história que circula é falsa e não tem qualquer ligação com a situação atual entre os dois países.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm