Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Sequestros estão ocorrendo no lado de fora do Supermarket do Mandala (Rio) #boato

Sequestros estão ocorrendo no lado de fora do Supermarket do Mandala (Rio) #boato

Sequestros estão ocorrendo no lado de fora do Supermarket do Mandala (Rio), diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Mulher e criança foram sequestradas por um Jeep Compass no lado de fora do Supermarket do Mandala, no Rio.

Em todos esses anos de experiência em fact-checking, percebemos que certas fake news têm um potencial destrutivo maior do que outras. Dentre elas, podemos citar histórias falsas que citam nomes ou compartilham fotos de pessoas.

Mas também histórias falsas que falam sobre supostos crimes com descrições de pessoas e carros. Esse tipo de história pode trazer consequências sérias no mundo real, como a justiça feita pelas próprias mãos contra pessoas que nada tem a ver com a história.

E nos últimos dias, uma publicação desse tipo está circulando nas redes sociais e causando problemas. De acordo com a história, um Jeep Compass teria sequestrado uma mulher e uma criança no Supermarket do Mandala, no Rio de Janeiro (RJ). Segundo a história, a mulher teria estacionado seu carro do lado de fora do estacionamento, em frente ao Supermercado Av. das Américas. Ainda segundo a história, a mulher e a criança foram levadas para a Cidade de Deus. Confira:

“Teve um sequestro ontem no Supermarket do Mandala. Sequestraram uma mulher e uma criança com arma na cabeça, parece que em um Jeep Compass. Uma pessoa bem próxima estava passando lá na hora e viu. Detalhe: o carro da mulher estava no estacionamento do lado de fora, ou seja, em frente ao Supermercado na Av. das Américas. Fugiram para a Cidade de Deus. Quando forem a este Supermercado, nunca parem do lado de fora. Sempre dentro. Tem que ficar esperto. Urubú tá voando baixo. Não estão respeitando nem criança. Que DEUS nos proteja. Repassem”.

Sequestros estão ocorrendo no lado de fora do Supermarket do Mandala (Rio)?

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

A informação causou pânico nas redes sociais, em especial, no WhatsApp e acabou viralizando na internet. Apesar disso, a história não é verdadeira. A explicação está na falta de provas e nos detalhes equivocados.

Ao se deparar com a história, logo de cara ficamos desconfiados. Isso porque ela apresenta as principais características de fake news na internet, como o caráter vago, extremamente alarmista, a falta de fontes confiáveis e a ausência de notícias sobre o assunto em veículos de comunicação confiáveis.

Além disso, histórias falsas que falam sobre supostos crimes, infelizmente, se tornaram recorrentes na internet. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas, como a que dizia que bandidos estariam usando um papel com nova droga que funcionaria pelo toque para realizar sequestros. Também a que indicava que Vitória, de três anos, teria sido sequestrada na Praça da Sé, em São Paulo, e, por fim, a que apontava que uma mulher estaria vendendo panelas em carro de luxo para realizar sequestros em estacionamentos de mercados.

Ao procurar por ocorrências de sequestros na região, não encontramos nada. Se os sequestros realmente estivessem ocorrendo de forma sistemática, com certeza teríamos notícias e até orientações da polícia sobre o assunto.

Resolvemos, então, buscar mais informações sobre o supermercado citado na história. Descobrimos que se trata da rede Supermarket, que é do Rio de Janeiro. Entretanto, não existe nenhuma unidade no “Mandala”. Ou seja, a unidade sequer existe.

Por fim, é importante tomar cuidado sempre que for sair de casa. Entretanto, não existem provas de que o sequestro realmente tenha acontecido (e muito menos que essa prática seja recorrente). Como mencionamos anteriormente, se isso realmente estivesse acontecendo, no mínimo, haveria uma orientação ou um aviso por parte da polícia local. Porém, não encontramos nada.

Em resumo: a história que diz que sequestros estariam ocorrendo no lado de fora do Supermarket do Mandala, no Rio de Janeiro, é falsa! Não existem notícias sobre o assunto ou sequer publicações além da história de hoje. Além disso, descobrimos que não existe uma unidade da rede Supermarket no “Mandala”. Mais do que isso, não existem alertas da polícia local sobre sequestros que estariam ocorrendo de forma recorrente no local. Ou seja, não existem elementos que possam sustentar essa história.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm