Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Bandidos estão usando papel com nova droga que funciona pelo toque para realizar sequestros #boato

Bandidos estão usando papel com nova droga que funciona pelo toque para realizar sequestros #boato

Bandidos estão usando papel com nova droga que funciona pelo toque para realizar sequestros, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – A mais nova tática dos bandidos é utilizar um papel com uma droga que funciona pelo toque para realizar sequestros e tráfico humano.

Há alguns dias, a polícia brasileira realizou pela primeira vez a apreensão de Fentanil. Trata-se de um opioide utilizado para anestesia, mas que é utilizada para “batizar drogas”. Matérias apontam que a droga é a que mais matou nos Estados Unidos em 2020 e 2021. Neste sentido, uma história está circulando em redes de vídeos como o TikTok.

De acordo com mensagens que circulam na rede social, estão utilizando uma outra superdroga (em alguns casos é dito que é o próprio Fentanil). A tal droga estaria em um papel e seria ativada pelo toque. A prova mais cabal é um relato de uma brasileira que alega ter sido dopada com a droga em questão ao tocar um papel higiênico em um banheiro de um posto nos EUA.

De acordo com a mulher, ela estava em um banheiro sem papel higiênico. De repente, uma mulher com “10 metros de papel” apareceu e a entregou um pedaço do papel. Quando ela tocou no papel, sentiu tontura, saiu correndo e pediu para o marido a levar embora para fazer um Boletim de Ocorrência. A partir da história surgiram mensagens como as de baixo. Leia:

Versão 1: Nova drogas que funciona ao toque. Cuidado ! Versão 2: droga que funciona pelo toque Versão 3: Droga que funciona ao toque que medo você já tinha ouvido falar disso? Versão 4: Droga que funciona ao toque DROGA QUE APAGA AS PESSOAS PARA FACILITAR O RAPITO DE MULHERES BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS FOI ALVO DOS CRIMINOSOS. Versão 5: Droga que funciona ao toque de segundos (em maçanetas carro, papel higienico, locais publicos, etc)  

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Versão 6: ATENÇÃO! Novo método que o tráfico humano estão usando, eles dão papel ou algum objeto para você segurar e imediatamente que a droga entra em contato com a pele ele faz que a pessoa fique com a boca seca, tontura, perda de movimentos e desmaios. Tudo isso em menos de 15 minutos.

Bandidos estão usando papel com nova droga que funciona pelo toque para realizar sequestros?

Não demorou para a história se espalhar com todas as forças em redes sociais e, claro, gerar apreensão de muita gente. E, apesar de não ser possível verificar o depoimento em questão, uma coisa podemos cravar: não existe a “nova droga que é ativada pelo toque na pele das pessoas”.

O histórico de fake news do tipo e a ausência de relatos em fontes confiáveis (polícia e imprensa) sobre a tal droga que “desmaia” quem a toca já nos deixam muito desconfiados da situação.

Não é de hoje que lendas urbanas apontando para “drogas fortíssimas utilizadas em assaltos” viralizam na internet. Quase todos os anos, o Boatos.org tem que desmentir a lenda urbana dos homens que estão com a “droga no papel” que desmaia as pessoas para realizar assaltos.

Desde então, buscamos pela tal droga ou relatos reais de assaltos do tipo. Não existe na medicina (nem mesmo o Fentanil) qualquer droga que possa desmaiar as pessoas pelo toque na pele. Para ser ativada, a droga precisa ser inalada, injetada, tomada, fumada etc. Ou seja: a tal “nova droga” seria uma super inovação da medicina (seria ótimo para anestesias, não?).

Além disso, salvo o relato da moça (que, de fato, pode ter passado por uma situação desconfortável), não há qualquer relato em fonte confiável que aponte para a tal tática de bandidos. Se, de fato, fosse algo recorrente, é claro que iria ter algo vindo da polícia ou na mídia.

Agora vamos ao relato. Como falamos, a mulher pode, de fato, ter passado por uma situação de tensão. Porém, isso não prova que há uma “nova droga em papel ativada pelo toque”. Da forma que ela contou a história, não é possível cravar que ela foi vítima disso.

Primeiro ponto: é estranho ela falar que estava no banheiro e viu uma pessoa com 10 metros de papel na mão, pegou o papel e usou. Ela se levantou da privada para pegar o papel? Como ela viu que é 10 metros? Segundo ponto: se a droga era ativada pelo toque por que a pessoa não sofreu também um dano?

Terceiro ponto: como ela pode ser certeza que a droga a atingiu pelo toque. Será que não foi inalado (teria cheiro no caso)? Quarto ponto: como ela conseguiu fazer tudo e se lembrar se estava drogada? Quinto ponto: porque ela fez um BO e não foi a um hospital?

Enfim, todas estas questões servem para apontar que não há qualquer prova de que haja uma “droga em papel” que está sendo utilizada por assaltantes mundo afora. O relato em questão não prova que existe a tal droga e não existe qualquer referência em fontes confiáveis deste tipo de modus operandi utilizado por bandidos.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 9275-5610

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/41sX0QS
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: