Registros de óbitos em cartório mostram que 2019 teve mais mortes que 2020 nos 6 primeiros meses do ano #boato

Boato – Tabela com dados de registros de óbitos em cartórios no Brasil mostra que 2019 teve mais mortes que 2020 nos primeiros 6 meses e que a pandemia da Covid-19 é uma farsa.

O número de mortos pela Covid-19 no mundo já ultrapassou a marca de 600 mil pessoas. Enquanto isso, os casos de infectados apenas cresce, chegando a quase 15 milhões de casos. No Brasil, a situação não é nada diferente.

Em terra tupiniquins, a quantidade de mortos pela doença, em números absolutos, só não é maior do que aquela registrada nos Estados Unidos.E esses números vêm causando muitos comentários, especialmente entre os brasileiros que defendem que esses números estão muito acima do normal.

Para colocar ainda mais lenha na fogueira, nos últimos dias, uma história tem colocado uma pulga atrás da orelha de muita gente. De acordo com uma publicação que está circulando nas redes sociais, uma tabela do Portal da Transparência do Registro Civil (que coleta dados de cartórios) mostraria que o primeiro semestre de 2019 teria registrado mais mortes do que 2020. Segundo a tabela, em 2019, no mesmo período, o país teria registrado quase 60 mil mortes a mais que em 2020. De acordo com a publicação, o material seria a prova de que a pandemia seria apenas uma invenção. Confira:

“SEMPRE GOSTEI DE NÚMEROS POR QUE ELES NÃO MENTEM, NÃO TEM COM ENGANAR! ALGUÉM SABE ME EXPLICAR, TENHO UMA DÚVIDA?

ÓBITOS 2020 2019 2019 a mais
JANEIRO 106.374 108.024 1.650
FEVEREIRO 90.109 90.884 775
MARÇO 95.137 103.590 8.453
ABRIL 103.109 111.735 8.626
MAIO 110.274 127.427 17.153
JUNHO 102.863 124.309 21.446
TOTAL 607.866 665.969 58.103

OU SEJA, NOS MESMOS MESES DE 2019 E 2020, NO ANO DE 2019 TIVEMOS 58.103 MORTES A MAIS QUE NESTE ANO AÍ PERGUNTO AONDE ESTÁ A “PANDEMIA”, NÃO ESTOU CONSEGUINDO VER – ALGUÉM PODE EXPLICAR? LEMBRE QUE OS DADOS SÃO OFICIAIS DE REGISTRO EM CARTÓRIO NO BRASIL – PODEM VER VOCÊS MESMO”.

Registros de óbitos em cartório mostram que 2019 teve mais mortes que 2020 nos 6 primeiros meses do ano?

A informação caiu como uma bomba nas redes sociais e acendeu os ânimos de muitos internautas, especialmente entre aqueles que seguem negando a pandemia de Covid-19 no país. Mas será que essa história de que dados do Portal da Transparência mostram que os primeiros 6 meses de 2019 registraram mais mortes do que 2020 é real? Não é!

Vamos aos fatos! Ao ler a publicação, logo de cara, ficamos desconfiados. Ela apresenta as principais características de fake news na internet, como o caráter vago, alarmista e os erros de português.

Além disso, infelizmente, o número de fake news relacionadas à negação da pandemia da Covid-19 na internet é grande. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas, como a que dizia que o documentário Plandemic revelaria a farsa sobre a falsa pandemia da Covid-19. A própria publicação de hoje, na realidade, é uma versão atualizada de duas fake news que já desmentimos por aqui. A primeira dizia que o Portal da Transparência do Registro Civil mostraria que não há pandemia da Covid-19 no Brasil. Já a segunda indicava que os registros em cartório comprovariam que não existe nenhuma pandemia no país.

Pois bem, assim como nos casos indicados acima, os dados usados na publicação estão errados e foram usados de má fé. Acessamos o banco de dados do Portal da Transparência do Registro Civil e descobrimos que todos os primeiros 6 meses de 2020 registraram mais mortes quando comparados com 2019. Ao total, 2020 registrou 669.173 mortes nos primeiros 6 meses do ano. Enquanto isso, 2019 registrou 608.786 óbitos no mesmo período. A diferença é de 60.387 mortes. A título de comparação, quando comparamos o número de óbitos de 2019 com 2018, dois anos que não enfrentaram a pandemia da Covid-19, essa diferença cai para 29.991 óbitos. Ou seja, 2020 teve um aumento exponencial de mortes. E isso pode ser facilmente explicado pela pandemia de Covid-19 que assola o país.

MÊS 2018 2019 2020
JANEIRO 97.534 106.535 108.263
FEVEREIRO 83.704 90.257 91.154
MARÇO 93.758 95.309 104.118
ABRIL 96.568 103.247 111.953
MAIO 102.398 110.408 127.973
JUNHO 104.833 103.030 125.712
TOTAL 578.795 608.786 669.173

Por fim, já estamos cansados de desmentir essa historinha de que a pandemia não existe. A pandemia da Covid-19 é real e, diariamente, matérias, reportagens, relatos e números provam isso. Como dizia a publicação de hoje: os números não mentem. E, ao olhar para a tabela acima, é possível que os registros de óbitos no Brasil aumentaram de maneira substancial no período em que o vírus está circulando no país. Ou seja, qualquer pessoa que diga o contrário estará mentindo e agindo de má fé.

Em resumo: a história que diz que o Portal da Transparência do Registro Civil mostraria que 2019 teve mais mortes nos primeiros 6 meses do que 2020 é falsa! A tabela apresenta números falsos para dar a impressão de que a pandemia não existe. Na realidade, um simples acesso no Portal da Transparência do Registro Civil mostra que todos os primeiros 6 meses de 2020 registraram mais mortes do que 2019. A alta no número de óbitos foi mais de 60 mil mortes. Comparando 2019 com 2018, anos que não registraram uma pandemia de Covid-19, essa diferença cai para menos de 30 mil óbitos. Ou seja, além dos números estarem errados, uma simples comparação mostra que a pandemia não só é real, como também está fazendo milhares de vítimas. Ou seja, a história não passa de balela. Não compartilhe!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2Xmskzm
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK

 

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)