Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Recife terá chuva trágica em 09/06 e barragens de Tapacurá e Goitá vão estourar #boato

Recife terá chuva trágica em 09/06 e barragens de Tapacurá e Goitá vão estourar #boato

Recife terá chuva trágica em 0906 e barragens de Tapacurá e Goitá vão estourar, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Gráfico mostra que Recife (PE) terá chuva trágica no dia 09/06 e barragens Tapacurá e Goitá vão estourar pela quantidade de água.

A chegada do outono animou muita gente pela expectativa de temperaturas mais amenas e um friozinho agradável. Mas a verdade é que o outono de 2022 trouxe mudanças extremas no clima e muitos desastres.

Se não bastasse a onda de frio intenso registrado no mês de maio, o outono também trouxe um grande volume de chuvas. A situação tem causado inúmeros problemas em Pernambuco e já deixou inúmeras pessoas desalojadas.

Mas de acordo com uma história que está circulando nas redes sociais, parece que a situação não deve melhorar. Segundo uma publicação, a capital Recife (PE) irá registrar uma chuva trágica no próximo dia 9 de junho de 2022 e a prova seria um gráfico que acompanha a postagem. Ainda de acordo com a história, as barragens de Tapacurá e Goitá devem estourar por causa da grande quantidade de água. Confira:

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Versão 1: “De acordo com os serviços dos Meteorologista, está prevista muitas chuvas para a próxima quinta-feira dia 09/06. Não é o mesmo volume que aconteceu do dia 28 para a madrugada do dia 29 onde muitas vidas foram perdidas. Onde existe áreas de riscos por o solo está muito encharcado, a defesa civil tem que retirar os moradores, têm que fazer a sua parte de salvar vidas. Vamos nos sensibilizar e compartilhar o máximo está postagem. Vamos ser Cidadão”. Versão 2: “RISCO DE ROMPIMENTO. Existem mais 14 barragens nas regiões Metropolitana, Agreste e da Mata em PE, nessa situação, Recife não sobreviveria caso a barragem se rompesse. A Secretária de Infraestrutura e Recursos Hídricos,  já deu o ALERTA!”.

Recife terá chuva trágica em 09/06 e barragens de Tapacurá e Goitá vão estourar?

A informação viralizou nas redes sociais, em especial, no Twitter, no Facebook e no Instagram e deixou muita gente preocupada. Apesar disso, a história não é verdadeira. A explicação fica por conta da origem da informação e pela falta de provas.

Ao se deparar com a mensagem, logo de cara ficamos desconfiados. Isso porque ela apresenta as principais características de fake news, como o caráter vago, extremamente alarmista, a falta de fontes confiáveis e a ausência de notícias em veículos de comunicação confiáveis.

Além disso, o tempo extremo ao longo de 2022 também tem causado uma enxurrada de fake news. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas, como a que dizia que a onda de frio de maio de 2022 seria a pior dos próximos 100 anos e, por fim, a que apontava que o fenômeno Aphelion iria chegar ao Brasil amanhã e trazer uma nova onda de frio. Vale apontar que o boato de que barragem de Tapacurá teria estourado e causou um enorme caos na cidade em 1975 e foi fruto de um texto especial aqui do jornalista (e nosso amigo) Luiz Cláudio Ferreira.

Resolvemos, então, procurar por mais informações na internet sobre o assunto e descobrimos que, de fato, o gráfico usado pela publicação foi publicado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

A previsão foi disponibilizada no site do INPE no dia 3 de junho de 2022 e mostrava um volume de chuva de 5mm/h. Entretanto, após o gráfico viralizar, especialmente no WhatsApp, a equipe do INPE corrigiu a informação. No dia 4 de junho, o gráfico já aparecia diferente. Na nova imagem, a previsão passou para 1mm/h e ficou distante do volume de chuva do antigo gráfico.

Como é possível ver pelo novo gráfico, há sim previsão de chuva, mas não anormal como na antiga imagem que circulava pela internet. De acordo com as previsões recentes, Recife (PE) deve registrar cerca de 30mm de chuva ao longo de todo o dia 9 de junho de 2022.

Já sobre a história das barragens, é importante ressaltar que essa teoria está circulando nas redes sociais há cerca de 10 dias (desde que a tragédia das chuvas, em Pernambuco, eclodiu). Se isso não bastasse, a história foi desmentida.

O perfil oficial da Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos de Pernambuco explicou que o próprio documento que circula junto da história desmente a informação. De acordo com o documento, as barragens iriam verter (um procedimento não afeta a estrutura da barragem).

a Defesa Civil de Pernambuco ressaltou que as barragens são monitoradas diariamente e que novas informações podem ser consultadas nas redes sociais oficiais do governo do Estado de Pernambuco. Por fim, não existem outros alertas sobre o rompimento das barragens em questão.

Em resumo: a história que diz que Recife (PE) terá chuva trágica no dia 09/06 e que as barragens de Tapacurá e Goitá vão estourar é falsa! A informação sobre a chuva surgiu a partir de um gráfico equivocado publicado pelo INPE, no dia 03/06. A informação foi corrigida no dia 04/06 e mostrou que o nível de chuva previsto para o dia 09/06 é de 1mm/h (dentro da normalidade). Se isso não bastasse, a história de que as barragens de Tapacurá e Goitá vão romper já circula há dias nas redes sociais. Ao contrário do que diz a história, as barragens vão passar por um procedimento chamado “verter” e que não compromete a estrutura do local. Ou seja, a história não passa de balela!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: