Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Prefeitura de Recife acaba de implementar o passaporte gay #boato

Prefeitura de Recife acaba de implementar o passaporte gay #boato

Prefeitura de Recife acaba de implementar o passaporte gay, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Depois do passaporte sanitário, a prefeitura de Recife irá inaugurar o passaporte gay para restringir entrada a competição para homossexuais. 

Entre as notícias e boatos que circulam por aí, não é difícil encontrar conteúdos homofóbicos, sejam noticiando casos de violência e homofobia, como no caso do senador Fabiano Contarato que foi vítima de homofobia na CPI da Covid, ou em fake news que reforçam o preconceito contra a população LGBTQIA+. O texto de hoje não foge a regra e, mais um vez, chegamos aqui no Boatos.org para desmentir uma fake news que viralizou graças ao preconceito.

A história aponta que será implementado o passaporte gay em Recife. No vídeo, uma casal conta que o passaporte gay será inaugurado na primeira edição dos Jogos do Orgulho e explica que os jogos possuem algumas exigências como a que os líderes dos times e 50% dos participantes sejam LGBTQIA+. No vídeo, o casal questiona como os participantes seriam identificados e sugere que seria por meio do passaporte gay. Ao fim do vídeo, o sujeito também cita um suposto texto do jornalista e escritor Arnaldo Jabor. Leia o que diz a mensagem e a transcrição do vídeo:

O PASSAPORTE GAY VEM AÍ… Depois do Passaporte da Vacina para Pernambuco, Recife irá inaugurar o Passaporte Gay na Primeira edição dos Jogos do “Orgulho”. Os times terão que ter, obrigatoriamente, metade dos jovens LGBT+deAaZ, e o líder da equipe tem que ser Gay. “Ah, Pernambuco, terra de tantas belezas, conquistas históricas, e tantas batalhas, onde foi que erramos?” 

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Minha gente depois do absurdo do passaporte sanitário do PSB aqui no estado de Pernambuco. Agora uma novidade no Recife: o passaporte gay. Olha aqui a notícia: prefeitura realiza 1ª edição dos Jogos do Orgulho. Esses jogos serão realizados lá no Geralzão. […]

Minha gente isso aí é mesmo muita forçação de barra. Minha gente e vem tudo vestido numa bandeira de combate ao preconceito, mas o que nos podemos perceber nas entrelinhas disso tudo é uma verdadeira forçação de barra a homossexualidade e fica a pergunta no ar que até você pode ajudar. […]

Eu separei aqui um texto do jornalista e escritor Arnaldo Jabor e olha só o que ele diz: antigamente o homossexualismo era proibido no Brasil. Depois, passou a ser tolerado. Hoje é aceito como coisa normal. Eu vou embora antes que passe a ser obrigatório. Fica a reflexão. Que Deus tenha misericórdia de nós. E que Deus abençoe a juventude do nosso Brasil. 

Prefeitura de Recife acaba de implementar o passaporte gay?

O vídeo viralizou e fez com que muitos usuários ficassem “indignados” com a proposta dos jogos e do passaporte gay. Mas a verdade é que a história não é bem assim, começando pelo tal passaporte que sequer existe.

O primeiro indício que nos fez suspeitar da história está no próprio histórico de boatos sobre grupos  LGBTQI +. Por aqui, no Boatos.org, já apareceram histórias envolvendo kit gay, personalidades famosas e beijo gay infantil.

Ao bater o olho no vídeo, um detalhe nos chamou atenção: pela própria argumentação dos personagens é possível perceber que o passaporte gay sequer existe. Na verdade, o único fato verídico é a competição que, de fato, existe, como mostra essa notícia do Diário de Pernambuco.

Pois bem, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Executiva de Juventude (Sejuv) realizará a primeira edição dos Jogos do Orgulho, no Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão). A iniciativa, promovida em parceria com as secretarias de Direitos Humanos, Mulher, Esportes e Saúde, pretende reforçar o compromisso do município com a garantia do acesso democrático dos jovens ao esporte e ao lazer. Ou seja, até aqui nada de passaporte.

Parece óbvia, mas existe uma explicação para a realização dos jogos e das suas regras. Primeiro para garantir o direito dos jovens ao lazer e esporte, o que é previsto no Estatuto da Juventude e no Plano Municipal da Juventude, os Jogos do Orgulho pretendem promover a inclusão ativa dos jovens LGBTQI+ nas práticas esportivas comunitárias.

Vale dizer que é uma ilação falar que se trata de um “passaporte gay”. Isso porque tem-se a ideia de que há uma restrição para “não-gays” no evento. Mas como é dito na própria divulgação a competição é aberta ao público e também é possível que não-gays participem. Na prática, o que temos é apenas uma regra de inclusão, que pede que líderes e 50% dos participantes dos jogos sejam da população LGBTQI+.

Por sinal, a Prefeitura de Recife em nenhum momento disse que isso seria uma regra para todos os campeonatos ou que se trata de um passaporte gay, na verdade, é só uma iniciativa que promoverá a inclusão de jovens LGBTQI+ no esporte, já que para alguns isso ainda é um tabu. Quem não quiser ir porque não suporta gays, é só passar longe do local.

Por fim, mas não menos importante. No vídeo, o sujeito cita um texto do escritor e jornalista Arnaldo Jabor, que na realidade nunca foi escrito por ele. No artigo “há um sub-eu rolando na Internet”, publicado pelo jornalista no Jornal O Tempo, ele cita o texto informando que nunca escreveu e que “não ia escrever uma bobagem dessas”.

Resumindo: a Prefeitura de Recife não acaba de implementar o passaporte gay. Isso porque o que existe é apenas uma iniciativa para inclusão de jovens LGBTQI+ no esporte e que também não quer dizer que trata-se de forçação de barra ou uma ditadura gay, como muitos insistem em acreditar.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso