Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Policiais do Bope recebem dinheiro de propina de traficantes em quadra de futebol #boato

Policiais do Bope recebem dinheiro de propina de traficantes em quadra de futebol #boato

Policiais do Bope recebem dinheiro de propina de traficantes em quadra de futebol, diz boato (Foto: Reprodução/WhatsApp)

Boato – Vídeo mostra policiais do Bope recebendo dinheiro de propina de traficantes com fuzis próximos a uma quadra de futebol.

  Introdução

Não é de hoje que diversos vídeos têm sido compartilhados totalmente fora de contexto na internet. É o que está ocorrendo na história de hoje com um vídeo que está viralizando no WhatsApp.

Sem qualquer legenda ou contexto, o vídeo mostra um grupo de policiais do Bope do Rio de Janeiro se aproximando de homens que estão reunidos em uma quadra de esportes. Em certo momento, os supostos traficantes dão dinheiro de propina para os policiais, que saem do local com certa pressa.

  Análise

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Vimos o conteúdo circulando apenas por WhatsApp e sem qualquer mensagem anexa. O conteúdo (até pela falta de mensagens que o contextualizam) tem algumas características de fake news como o caráter (muito vago), o tom alarmista e a falta de citação de fontes confiáveis que comprovem que a história é real.

O histórico recente de fake news nos fez ficar desconfiados de que o vídeo poderia ser de uma peça de ficção. Neste ano, já desmentimos fake news que apontavam que traficantes haviam feito uma blitz em uma favela e haviam desfilado com fuzis em um baile funk.

Com isso, as questões que vamos responder são as seguintes: 1) É verdade que policiais receberam a tal propina de traficantes? 2) Qual é a origem do vídeo dos policiais e traficantes? 3) Já houve casos similares no “mundo real”?

Checagem

É verdade que policiais receberam a tal propina de traficantes?

Não é verdade. Para começar, não havia qualquer referência em fontes confiáveis que apontassem para o tal flagrante. Imagens tão explícitas gerariam mais do que virais na internet. Virariam ações públicas e também notícias. Ao buscar mais um pouco, descobrimos que o vídeo é uma peça de ficção.

Qual é a origem do vídeo dos policiais e traficantes?

O vídeo, na realidade, é o trecho de um filme chamado Era Uma Vez Favela. Será um curta metragem gravado na comunidade do Chapadão que, de acordo com pessoas do projeto, dá origem a uma websérie. O ator Marcos Anastácio “Air Soft”, que faz o policial que recebeu a propina em cena, gravou um vídeo falando do projeto. O site Aos Fatos também desmentiu o conteúdo e falou com produtores do filme que confirmaram que a cena é uma ficção.

Já houve casos similares no “mundo real”?

A cena é uma ficção, mas é verdade que policiais, inclusive do Bope, já foram condenados por receber propinas de traficantes. Vale apontar que o caso ocorreu muito antes do governo Lula e não tem relação com quem está no poder.

Conclusão

Fake news 👎❌

Apesar do choque de muitas pessoas, o vídeo que mostra policiais recebendo propina de traficantes próximo a um campo de futebol não passa de uma cena de uma peça de ficção. Já houve casos assim, mas não nas imagens que estão viralizando por aí.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm