Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Publicação que aponta que Pitú lançou cachaça sem álcool surgiu em “pegadinha”

Publicação que aponta que Pitú lançou cachaça sem álcool surgiu em “pegadinha”

Pitú lançou cachaça zero sem álcool, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Segundo mensagem, empresa Pitú teria lançado uma versão sem álcool de sua famosa cachaça, a “Pitú Zero”

  Introdução

Se você é do time dos que gostam de sair e beber, então, com certeza já deve ter ouvido falar da famosa cachaça Pitú. A empresa pernambucana é conhecida pela produção da aguardente e de produtos alcoólicos derivados da branquinha. A Pitú também é a maior exportadora de cachaça do Brasil.

E de acordo com uma história que está sendo compartilhada nas redes sociais, parece que a empresa Pitú quer expandir os seus negócios. Segundo uma história, a Pitú teria lançado uma cachaça sem álcool, chamada de Pitú Zero. “Pitú sem álcool! O FIM DO MUNDO ESTÁ PRÓXIMO. PITÚ SEM ÁLCOOL”, diz uma das mensagens.

Vídeo: é falso que Lula foi flagrado beijando Suzanne von Richtofhen

  Análise

A mensagem de hoje se espalhou rapidamente pela internet, em especial, no Facebook e em grupos de WhatsApp, causando espanto em muita gente.

Mas a própria publicação já deixa dúvidas sobre a veracidade da informação. Ela apresenta algumas características de fake news na internet, como o caráter vago, alarmista e a ausência de notícias sobre o assunto. Além disso, não é de hoje que o tema cachaça aparece aqui no Boatos.org. Já desmentimos duas histórias parecidas aqui e aqui.

Toda essa história suscitou muitas dúvidas. Destacamos três delas para serem respondidas: 1) A Pitú sem álcool foi realmente lançada? 2) De onde saiu a foto da “Pitú Zero”? 3) A empresa pretende lançar o produto?

Checagem

A Pitú sem álcool foi realmente lançada?

Não! Não existe qualquer menção ao produto na página oficial da empresa. Além disso, não existe nenhum anúncio por parte da Pitú sobre o lançamento de uma cachaça sem álcool. Se isso não fosse o suficiente, o próprio post original já denota que se trata de uma mentira.

De onde saiu a foto da Pitú “Zero”?

Quem acompanha a empresa nas redes sociais não deve estar surpreso com a aparição da “Pitú Zero”. Isso porque já se tornou uma tradição a empresa Pitú publicar a versão “Pitú Zero” no dia 1º de abril (dia da mentira). Desde 2014, a empresa publica a versão sem álcool de sua cachaça como uma forma de piada para enganar os mais desavisados e desatentos. Em 2022, inclusive, houve a parceria com um criador de conteúdos para divulgar a brincadeira. Mas tudo não passa disso: uma brincadeira saudável de 1º de abril.

Há planos da empresa de lançar o produto?

Ao que tudo indica, não. Não houve nenhum pronunciamento ou comunicado da empresa sobre o assunto. Além disso, em 2022, durante a promoção da pegadinha de 1º de abril, a própria empresa Pitú publicou em suas redes sociais que essa história “só podia ser pegadinha de 1º de Abril”.

Se isso não bastasse, para ser considerada cachaça, a bebida precisa ter um teor alcoólico entre 38% e 48% e deve ser feito a partir do caldo fresco da cana-de-açúcar. Apesar de existirem outras bebidas sem a adição do álcool, como cervejas e vinhos, ainda não há experimentos no setor da cachaça. Recentemente, o pesquisador britânico David Nutt e sua equipe conseguiram desenvolver um tipo de substância sintetizada, batizada de Alcarelle, que pode ser usada para a fabricação de bebidas sem álcool em breve. A Alcarelle simula os efeitos do álcool (como a desinibição e a alegria), mas não causa problemas de saúde como o álcool tradicional (como ressaca, problemas no fígado ou coração). Mas por enquanto, o produto segue sendo desenvolvido e aprimorado.

Conclusão

Fake news ❌

A história que aponta que a empresa Pitú teria lançado a “Pitú Zero”, uma versão sem álcool de sua cachaça, é falsa. Na realidade, a imagem surgiu de um post cômico feito pela empresa no dia 1º de abril. A empresa Pitú faz esse tipo de piada no dia da mentira desde 2014. Acontece que alguém desatento pegou a imagem e compartilhou a história sem nenhum contexto. Ao que tudo indica, a empresa Pitú não pretende lançar uma versão sem álcool da sua cachaça, até porque não existem iniciativas de produtos sem álcool no setor da cachaça.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm