Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Ciência > Empresa lança limão que já vem com cachaça dentro #boato

Empresa lança limão que já vem com cachaça dentro #boato

Boato – A empresa Magnífica de Faria lançou o Limão Alegria, um limão que já vem com cachaça dentro. É quase uma plantação de caipirinha.

No ano de 2019, os boatos mais “tradicionais” (aqueles envolvidos em grandes acontecimentos ou a temas políticos) têm dado um “tempo” (não sabemos exatamente o motivo). Por isso mesmo que o espaço das fake news (e dos desmentidos) está aberto a histórias pitorescas.

A de hoje fala de uma paixão nacional: a caipirinha. De acordo com postagens em redes sociais, a empresa Magnífica de Faria lançou um novo produto: “O Limão Alegria”, um limão com cachaça dentro. A publicação é acompanha de um vídeo com a apresentação do produto. Leia e assista:

Versão 1: Exportar alegria é uma especialidade da família Magnífica de Faria. Hoje, ela se superou lançando o Limão Alegria. Veja o vídeo, saiba mais e divirta-se! Versão 2: Conheçam o nosso lançamento do dia 1o de Abril: Limão Alegria – O limão que já vem com cachaça!

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Empresa lança limão que já vem com cachaça dentro?

Muita gente comentou a história e compartilhou o vídeo, em algumas ocasiões com comentários animados (até porque o vídeo é muito bem feito). Mas será mesmo que foi inventado um limão com cachaça dentro? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo.

Se você se atentar às nuances, vai perceber que o vídeo é uma grande brincadeira (bem legal, por sinal) de 1º de abril. Assim como em outros casos (como da GM e Tesla e do fruto em forma de mulher), a história é apenas uma pegadinha que divertiu muitos e enganou “alguns”.

A prova disso está em uma busca sobre as próprias publicações da Magnífica de Faria. No dia 2 de abril, a empresa deu a má notícia: não há como lançar um limão que já vem com cachaça dentro (pelo menos por enquanto). Dá uma lida aí:

Comunicado – Limão Alegria. Prezados amigos, clientes e parceiros. Agradecemos o entusiasmo de todos com este lançamento! Infelizmente, o prazo de validade do Limão Alegria é de apenas um dia. Deveremos, portanto, interromper sua distribuição.

Por enquanto, teremos que continuar preparando caipirinhas de maneira tradicional, misturando o limão com a cachaça, como é feito há mais de 100 anos! Feliz dia 1º de Abril.

Vale dizer que histórias como essa (espirituosas) já enganaram a mídia em um passado distante. Em 1983, a revista Veja publicou uma notícia “revolucionária”: a ciência havia descoberto o “boimate”, uma árvore que dava carne de boi com molho de tomate. Detalhe: a história era uma brincadeira de 1º de abril de uma revista britânica.

Resumindo: a história que aponta que uma empresa conseguiu lançar um limão que já vem cachaça dentro é falsa. Tudo não passava de uma brincadeira de 1º de abril da empresa Magnífica de Faria. Brincadeira, por sinal, desmentida pela própria cachaçaria.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.