Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Pernoite temporário na quadra da Império Serrano em 2022 #boato

Pernoite temporário na quadra da Império Serrano em 2022 #boato

Pernoite temporário na quadra da Império Serrano em 2022, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – A Império Serrano, escola de samba da região de Madureira, está com vaga para pernoite temporário em 2022.

Com o frio que chegou antes da hora para muitas cidades do Brasil, muitas ações solidárias têm se espalhado por aí. É uma pena que, na internet, muitos destes anúncios não estão mais valendo. É o caso da história de hoje, que aponta para uma suposta oportunidade no Rio de Janeiro.

Mensagens no WhatsApp apontam que a Império Serrano, tradicional escola de samba do bairro de Madureira, está com vagas para pernoite temporário grátis na quadra da agremiação. Para tanto, a pessoa precisaria chegar no endereço indicado ou no Creas Márcia Lopes. Leia a mensagem que está circulando por aí:

Divulgação do novo espaço de pernoite temporário para moradores de rua. Encaminhar o usuário para o Creas Márcia Lopes até as 17h*. Endereço: Rua Carvalho de Souza, 274, Madureira (Dentro da RA de Madureira). Perfil: Masculino, adulto, sem muito comprometimento. No espaço será oferecido janta e café da manhã, entra 18:30 sai às 7 h. Além do banho quente, cama individual, lençol, toalha. Espaço ótimo! Pernoite temporário na quadra da Escola de Samba Império Serrano em Madureira. Por favor, ajudem a divulgar!

Pernoite temporário na quadra da Império Serrano em 2022?

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Principalmente no WhatsApp e não necessariamente de pessoas do Rio de Janeiro, a história se espalhou com muita força na internet. Só que, infelizmente, a mensagem que está se espalhando por aí não é válida para 2022.

Para chegarmos à veracidade da informação, fomos buscar referências em fontes confiáveis da tal ação de acolhimento de pernoite temporário na sede da Império Serrano. Não encontramos nenhuma notícia recente sobre o anúncio em fontes confiáveis ou oficiais (como os canais da própria agremiação).

Na realidade, encontramos anúncios de agosto de 2021. Na época, diversas notícias apontavam para a iniciativa. O próprio site da Prefeitura do Rio de Janeiro citou a ação e, na época, pediu doações para que outras iniciativas ganhassem corpo.

Fora esta ação do ano passado (lembrando que estávamos em tempos de pandemia e as escolas de samba estavam fechadas), não encontramos mais nada a respeito do assunto. Sem respostas, entramos em contato com a própria Império Serrano. Por meio da área de comunicação, foi dito o seguinte: “A ação de pernoite para moradores em situação de rua foi realizada ano passado”.

Vale apontar que não é a primeira vez que anúncios desatualizados de ações de caridade se espalham na internet. Já desmentimos, por exemplo, fake news que apontavam de um pedido de doação de sangue AB negativo para uma menina e de doações de alimentos por parte da Ceagesp. Nos dois casos, o pedido chegou a ser real, mas continuou sendo compartilhado mesmo após perder a validade.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que a Império Serrano está disponibilizando em 2022 a sua quadra para pernoite temporário. A mensagem que está circulando online é de uma ação realizada em 2021 e que não foi repetida neste ano.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: