Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Novo ciclone está se formando no Sul do Brasil #boato

Novo ciclone está se formando no Sul do Brasil #boato

Novo ciclone está se formando no Sul do Brasil, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo de satélite mostra que um novo ciclone está se formando no Sul do Brasil. Ele está se formando na região do Rio Grande do Sul.

O ciclone que ocorreu entre os dias 15 e 16 de junho de 2023 causou mortes, ferimentos e prejuízos em moradores de cidades do Rio Grande do Sul. Por isso mesmo que uma história está causando temor.

Um vídeo de um suposto satélite está circulando junto com um áudio que aponta que um novo ciclone estaria chegando no estado. A pessoa cita também cidades de Santa Catarina e do Paraná. “Mais um ciclone vindo pro Rio grande do Sul”, diz a mensagem que acompanha uma publicação. Assista ao vídeo:

Se formando na costa do Rio Grande do Sul. Pessoal ah agora estamos por volta de meia-noite do dia vinte e dois na quinta-feira. Então vocês podem ver aqui um novo ciclone se formando abaixo do Rio Grande do Sul e ele vai influenciar o tempo no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná nas próximas horas, muita chuva prevista. Chuvas novamente para Porto Alegre, avançando aqui a linha do tempo aqui, da projeção do site do índio Vocês podem ver a região de Porto Alegre onde pega a parte mais amarelada. Novamente essa região que foi afetada nos últimos dias vai ser novamente afetada pelas chuvas, região de Imbé também, Tramandaí, Novo Hamburgo

Então, vai haver mais chuvas, previsão até de ventos de até oitenta quilômetros por hora. Essa chuva atingindo também em Santa Catarina, também Paraná. Então, vamos avançando aqui a linha de tempo vocês podem ver aqui que começa a se movimentar a chuva e eu quero chamar atenção, quero passar um alerta aqui pra região do Rio Grande do Sul a região mais ao norte, chamar atenção aqui pra região de Três Passos, três passos, então fica o alerta pra cidade de Três Passos por volta das quatro horas da manhã da sexta-feira, chegando muita chuva pra região de Três Passos divisa de eu Sobérbio, Frederico Vestuário, São Miguel do Oeste, São Lourenço, região de Santa Catarina, Dois Vizinhos, todo Istadu aqui da de Santa Catarina com muita chuva na madrugada da sexta-feira pegando também a região ali de Blumenau vamos avançando aqui a linha do tempo Blumenau Florianópolis Criciúma novamente com bastante chuva, Balneário Arroio do Silva.

Vídeo: é falso que chá de mamão cure a dengue hemorrágica

Então essa, esse novo ciclone se formando, ele vai afetar muitas cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, inclusive no Paraná também por volta das quinze horas da tarde da sexta-feira ele já começa a se dissipar dizesseti horas já, vai se afastando, já vai diminuindo a chuva, então fica o alerta pessoal pra essas regiões que eu citei e nesse momento é assim que está a imagem do ciclone nesse momento ele está mais abaixo do Rio Grande do Sul e afetando, causando, levando muitas chuvas para o Rio Grande do Sul. Principalmente a parte litorânea e como eu disse ao longo do da quinta e da sexta ele vai se deslocar, ele vai levar muita chuva para essas áreas acima citadas. Então fica o alerta pessoal, sigam a nossa página, compartilhem esse vídeo que é um alerta aí para as pessoas e sigam a nossa página pra mais atualizações

Análise da mensagem que circula online

A mensagem é curta (e grossa). Tem algumas características de boatos online como o tom alarmista, os erros de português, falta de citação de uma fonte confiável e o pedido de compartilhamento. Além disso, há um histórico vasto neste tipo de fake news.

Já desmentimos fake news sobre ciclones no Rio Grande do Sul, furacão no Rio de Janeiro, tornado no Rio de Janeiro e até de um tsunami no Uruguai. Ou seja, este tipo de fake news é manjado.

Novo ciclone está se formando no Sul do Brasil?

Se você mora na região Sul do Brasil, pode ficar tranquilo e saiba que é mentira. Se você mora em outra região, saiba que é mentira (apenas).

Além do fator características da mensagem e histórico de boatos, há outro elemento que aponta para a farsa: a ausência do conteúdo em qualquer fonte confiável que confirme a tal chegada do ciclone. Mais do que isso: houve desmentidos.

A Defesa Civil de Porto Alegre desmentiu que houvesse qualquer tipo de fenômeno meteorológico de grande intensidade chegando ao estado. Leia trecho da nota publicada no site da prefeitura da cidade:

Defesa Civil alerta para informações falsas sobre fenômenos meteorológicos A Defesa Civil Municipal alerta que circulam nas redes sociais informações falsas sobre o panorama meteorológico de Porto Alegre. Uma das mensagens, em vídeo, cita a data desta quinta-feira, 22, e aponta – de maneira inverídica – a aproximação de um novo ciclone extratropical junto à costa gaúcha.

“Nenhum modelo climatológico indica esta possibilidade. O que temos, no momento, é a previsão de pancadas de chuva isoladas, com um acumulado de 30 mm até a segunda-feira, 26. Mas não há qualquer indicativo de ciclone”, afirma o coordenador da Defesa Civil, Evaldo Rodrigues de Oliveira Júnior.

O alerta emitido pela Defesa Civil de Porto Alegre na terça-feira, 20, foi motivado por uma condição geológica, uma vez que o solo das áreas de risco da cidade está encharcado em razão da chuva excessiva da semana passada. Os comunicados do órgão são publicados no portal da prefeitura e nas redes sociais oficiais.

A orientação é de que a população desconfie de posts com prognósticos climáticos que não foram divulgados formalmente pelas entidades competentes. Os cidadãos também devem evitar compartilhar informações diferentes das disponibilizadas pelas autoridades nas suas plataformas.

O Metsul também desmentiu a informação falsa. “Um novo ciclone extratropical não vai atingir o Rio Grande do Sul nesta sexta-feira. A notícia falsa publicada por usuário da rede social TikTok não tem qualquer fundamento e é mentirosa, adverte a MetSul Meteorologia”, diz trecho da nota.

Ou seja: é falso que qualquer ciclone dá atingir o Sul do Brasil nos próximos dias. Além de a mensagem não citar nenhuma fonte confiável, fontes confiáveis desmentem a fake news em questão.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm