Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Uruguai emite alerta de tsunami após mar recuar #boato

Uruguai emite alerta de tsunami após mar recuar #boato

Boato – O mar recuou quase quatro metros no Uruguai, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Há alerta de tsunami.

Mesmo o Brasil sendo um país no qual não acontecem tsunamis (pelos menos não o tsunami “clássico”, que tem origem em terremotos), muitas pessoas sabem de uma regra básica dos “vagalhões”. Quando o mar recua, o perigo é iminente. Justamente por isso, um fato está assustando muitas pessoas.

Desde o final da segunda semana de agosto de 2017, imagens da cidade de Punta del Leste (Uruguai) têm chamado atenção. De acordo com textos que estão circulando no Facebook e WhatsApp, o mar recuou no nosso país vizinho e há risco de tsunami no Uruguai, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Leia textos que circulam online:

O mar recuou quase 4 metros de maré na costa do Uruguai A barra do chui quase atravessa a pé Falam em risco de tsunami quando o mar voltar. Todos em.alerta! O mar recuou de maneira unica nunca vista , meu Deus misericórdia !!!!

O mar recuou quase 4 metros de maré na costa do Uruguai. Punta del diablo, punta del este, piriapolis! Ciclone e anticiclone juntos.. Todos em alerta! O mar recuou de maneira unica nunca vista. Falam em risco de tsunami quando o mar voltar

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Uruguai emitiu alerta de tsunami após mar recuar?

Vídeo explica quais são as chances de um tsunami ocorrer no Brasil. Confira!

É fato que o mar e diversos rios como o Tramandaí (em Tramandaí, litoral do Rio Grande do Sul) baixaram. Porém, a explicação, ao contrário do que dizem os textos da internet, não têm nada a ver com tsunami ou alerta de ondas gigantes. Vamos aos fatos.

Antes de vir para o Brasil, o boato circulou pelo próprio Uruguai. E aí veículos de comunicação trataram de esclarecer o caso. O que acontece é um fenômeno causado por fortes ventos vindos do norte para o sul. De acordo com o jornal El Observador, não há risco de tsunami. O El Pais também fez um artigo sobre o assunto tranquilizando as pessoas. O Inumet (instituto de meteorologia do país) também não tem alerta algum.

No Brasil, os institutos de meteorologia também emitiram informações a respeito do recuo do mar. A explicação é a mesma e, de fato, há risco de ressacas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. Porém, não há nada relacionado a tsunami. Haverá ondas grandes, mas o mar não vai avançar.

Vale explicar ainda que se, de fato, houvesse risco de tsunami, o processo do mar recuar e avançar contra as cidades duraria apenas algumas horas. Como a história está circulando há, no mínimo, dois dias, é possível afirmar que o mar já teria avançado se o alerta da catástrofe natural fosse verdadeiro.

Resumindo: o recuo do mar foi causado por ventos vindos do norte para o sul e não há alerta de tsunami. O mar pode até não estar para peixe, mas, pelo menos desta vez, não ameaça a vida quem mora próximo a ele.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99331-6821.