Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Ministro Dias Toffoli do STF é dono de resort no Paraná #boato

Ministro Dias Toffoli do STF é dono de resort no Paraná #boato

Ministro Dias Toffoli do STF é dono de resort no Paraná, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O ministro do STF Dias Toffoli é dono de um dos maiores resorts do Brasil, o Tayayá Resort Hotel, localizado em Ribeirão Claro (Paraná).

Não é de hoje que circulam na internet falsas informações sobre “fulano tal é dono de algo gigantesco”. De 2013 para cá, já desmentimos “grandes posses” atribuídas a Dilma Rousseff, Lula (e seus filhos), FHC e outras pessoas. A figura pública citada na história de hoje é Dias Toffoli, ministro do STF.

De acordo com mensagens que circulam online junto com fotos e, principalmente, um vídeo, Dias Toffoli seria o dono do Tayayá Resort Hotel, localizado em Ribeirão Claro (Paraná). No vídeo, um homem que está gravando de uma lancha descreve o local e reitera que o ministro do STF é proprietário do local. Leia algumas mensagens que circulam online e trechos da transcrição em vídeo:

Confira o desmentido em vídeo:

Versão 1: Dias Toffoli Min. Do Supremo é dono de um dos maiores resorts do Brasil, Tayayá Resort hotel Versão 2: RESORT DO DIAS TOFFOLI??? ISSO PROCEDE, POLÍCIA FEDERAL??? Versão 3: Dias Toffoli proprietário deste resort, juiz do STF está gastando a venda de sentença e outros .…

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Transcrição: Esse é o Resort tayayá Ribeirão Claro Norte do Paraná eles construíram esse prédio […] e é de propriedade do Senhor Ministro do Supremo dias toffoli é dele foi bem aqui numa festa que ele Arrebentou a cabeça no chão ali e tá com uma cicatriz maravilhosa na testa isso aí é dele e ele está hospedado nessa ilhota nessa filhote que a Pousada da Ilha que o dono original do resort tayayá que fez só o chalés já tinha essa Pousada aí aí ele construiu e seu Resort e o senhor Dias toffoli comprou dele […]

Ministro Dias Toffoli do STF é dono de resort no Paraná?

As mensagens (principalmente as acompanhadas pelo vídeo) circularam com muita força por aí. Porém e apesar da ênfase da pessoa que gravou o vídeo, Dias Toffoli não é dono do Tayayá Resort Hotel.

Para além do histórico deste tipo de boato, a mensagem em questão tem algumas características de boatos online como ser vaga, alarmista, com erros de português e não cita fontes confiáveis que confirmem a denúncia. Ao buscar por mais detalhes, não achamos nenhuma prova de que Toffoli seja dono do estabelecimento.

Há, de fato, matérias que ligam Toffoli ao resort em questão (mas não como dono). No final do ano passado, uma matéria da Folha de S. Paulo aponta que o ministro do STF se hospedou no local por três dias após participar de um evento na região.

Essa matéria do site O Antagonista aponta que o dono do local é primo do ministro do STF. Já essa matéria do The Intercept (que fez parte da reportagem com conteúdo vazado da Lava Jato) aponta que a operação chegou a investigar se Toffoli era dono do local. Porém, nenhuma prova (como a matéria do Antagonista também frisa) foi encontrada.

Ao procurar pelos dados da empresa em questão, não encontramos o nome do ministro do STF nos registros. O empreendimento pertence a Mario Umberto Degani e a Euclides Gava júnior. Em 2007 (muito antes de Toffoli entrar no STF), essa matéria da Folha de Londrina destaca que os dois empresários começaram as obras. Em nenhum momento, o nome do hoje ministro do STF estava ligado ao resort.

Sem nenhum indício, procuramos o ministro do STF para verificar a informação. De acordo com a assessoria de Toffoli, trata-se de uma informação falsa e que não é recente. “Gabinete do ministro Toffoli já havia negado esse boato”, apontou.

Resumindo: a história que aponta que o ministro Dias Toffoli é dono do resort Tayayá, em Ribeirão Claro, no Paraná, não procede. Documentos mostram que o estabelecimento pertence a outra pessoa e a assessoria do ministro reiterou que ele não é proprietário do local.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2QvB43t
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK