Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Lula é dono de 52% das ações da Folha de S.Paulo #boato

Lula é dono de 52% das ações da Folha de S.Paulo #boato

Boato – Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva detém 52% das ações da Folha de S.Paulo e é o verdadeiro dono do jornal.

Preso desde o dia 7 de abril de 2018, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva permanece detido na carceragem da Polícia Federal em Curitiba (PR), cumprindo sua pena de 12 anos.

Mesmo preso, Lula continua sendo assunto “do lado de fora”. Durante as eleições, o ex-presidente voltou às discussões quando teve sua candidatura indeferida pelo TSE. Já nos últimos dias, o nome dele tem sido envolvido com o jornal Folha de S.Paulo.

De acordo com publicações que andam circulando nas redes sociais, o ex-presidente teria 52% das ações do jornal Folha de S.Paulo e, portanto, seria o verdadeiro dono do veículo de comunicação. “Escândalo nos bastidores! Lula detém 52% das ações da Folha de S.Paulo. Trocando em miúdos: Lula é o dono da Folha de S.Paulo”, diz a postagem.

Lula é dono de 52% das ações da Folha de S.Paulo?

Vídeo: é falso que imagens mostram Lulinha agredindo a esposa

A informação pegou muita gente de surpresa e deixou outras tantas chocadas. A dúvida de muitas gente foi: como, depois de preso, Lula detém a maior parte das ações da Folha de S.Paulo? Porém, a questão que levantamos aqui é: será mesmo que o ex-presidente seria “dono” do jornal e teria 52% das ações? A resposta é não!

Vamos aos fatos! Nos últimos dias, a relação entre Jair Bolsonaro e a Folha de S.Paulo está estremecida. Reportagens das quais Bolsonaro não gostou do jornal (como a denúncia de que empresas estavam patrocinando postagens no WhatsApp) e mesmo pesquisas do Datafolha o motivaram a falar que ele iria “acabar com a mamata da Folha”. Nesse contexto, o meme dizendo que Lula é o dono do jornal surgiu na internet.

Dito isso, podemos encontrar a solução dessa história em três passos. O primeiro deles diz respeito à análise da própria mensagem. O texto possui as principais características de boatos online: é vago (joga a informação e não explica nada), alarmista e não apresenta nenhuma fonte confiável (na realidade, não apresenta nenhuma).

Ao procurar por qualquer informação sobre Lula ter algum tipo de propriedade no jornal, não encontramos nada. Vale ressaltar que como o ex-presidente enfrenta processos na Justiça e até teve bens bloqueados durante a investigação, ele sequer conseguiria comandar uma estrutura dessas. Vale dizer também que a Folha, assim como todo veículo de comunicação que se preze, enfrenta críticas por parte de Lula e do PT. Em 2010, por exemplo, recebeu uma crítica direta do ex-presidente.

Por fim, é importante destacar que a Folha de S.Paulo é uma empresa da família Frias desde a sua fundação. Ou seja, não existe nenhuma ligação entre Lula e e o veículo de comunicação.

Em resumo: a história que diz que Lula detém 52% das ações da Folha de S.Paulo e é o dono do jornal é falsa. Não existe nenhum dado que comprove a tese. Além disso, a empresa pertence à família Frias. Nada a ver com o ex-presidente. Ou seja, #boato. Não repasse.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.