Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > É falso que menina de foto se chame Gabriele e esteja perdida na GCM de Arujá

É falso que menina de foto se chame Gabriele e esteja perdida na GCM de Arujá

Menina Gabriele está perdida na GCM de Arujá, em São Paulo, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Há uma menina chamada Gabriele que está perdida na GCM de Arujá (SP) e precisa voltar para casa.

Análise

O que não faltam na internet são mensagens que apelam para o emocional das pessoas. Uma delas, de uma menina com o olhar triste, vestido azul e joelhos machucados está rompendo todos os limites (principalmente geográficos).

Desta vez, a imagem da criança está sendo compartilhada junto a mensagens que apontam que ela estaria na sede da GCM (Guarda Municipal) da cidade de Arujá, em São Paulo. Leia a mensagem que circula na internet:

Vídeo: é falso que Sadia esteja dando prêmios para quem compartilhar no WhatsApp

Quem conhece está menina ela está na GCM de Arujá ela está perdida ela não sabe informa nada ela só sabe o nome dela que e Gabriele e que pode ajuda postando para ver se acha os pais desta criança

Checagem

Para realizar a checagem do conteúdo, vamos responder a algumas perguntas. São elas: 1) É verdade que há uma menina chamada Gabriele que está perdida na GCM de Arujá? 2) Além da GCM de Arujá, quais foram os outros locais em que a história da Gabriele circulou na internet? 3) Onde foi, de fato, tirada a foto da menina triste?

É verdade que há uma menina chamada Gabriele que está perdida na GCM de Arujá?

Não é verdade. Para começar, descobrimos que não há nenhum anúncio de uma garota perdida na GCM de Arujá nestas condições. Vale só mencionar que, em casos como estes, há tentativas de identificação da família por meio de impressões digitais e a criança é encaminhada para o conselho tutelar.

Para além da falta de informações em fontes confiáveis, há outro ponto primordial: a mesma imagem da criança de vestido azul e joelhos machucados já foi utilizada em outras fake news de crianças desaparecidas.

Além da GCM de Arujá, quais foram os outros locais em que a história da Gabriele circulou na internet?

Só no Boatos.org, já desmentimos fake news que apontavam que a menina estaria no Pará, no Piauí, no Espírito Santo e no contexto das enchentes no Rio Grande do Sul. Ou seja: o conteúdo que está circulando não passa de uma nova versão de uma fake news já desmentida.

Onde foi, de fato, tirada a foto da menina triste?

Na primeira checagem que fizemos, apontamos que indícios da imagem denotam que as imagens foram feitas em algum município do Pará. Não conseguimos nenhuma informação para além disso. Só sabemos que não é de uma menina desaparecida.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que haja uma menina chamada Gabriele que esteja perdida na cidade de Arujá (SP). Não consta nada em fontes confiáveis e a imagem já foi utilizada em outras fake news espalhadas Brasil afora.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).