Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > É falso que menina chamada Gabriele (ou Gabriela) tenha sido encontrada pela concessionária Eco na BR-101 após enchentes no RS

É falso que menina chamada Gabriele (ou Gabriela) tenha sido encontrada pela concessionária Eco na BR-101 após enchentes no RS

Menina Gabriele (Gabriela) foi encontrada na BR-101 pela concessionária Eco após enchentes no Rio Grande do Sul, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Uma menina chamada Gabriele (ou Gabriele) foi encontrada pela concessionária Eco na BR-101 após enchentes no Rio Grande do Sul.

Análise

Uma fake news que já foi desmentida pelo Boatos.org há alguns dias está voltando a circular no contexto das enchentes no Rio Grande do Sul. Acompanhada de uma foto de uma menina de vestido azul, joelhos machucados e expressão triste, a mensagem aponta que a menina estava perdida na BR-101.

O texto aponta que ela teria sido encontrada pela concessionária Eco, que estava em estado de choque e só conseguia falar o próprio nome. Em alguns casos, é dito que o nome dela seria Gabriela. Em outros, é dito que é Gabriele. Leia algumas versões da mensagem:

Vídeo: é falso que Lula parou doações em Lajeado e Encantado destruiu donativos

Versão 1: Essa menina foi encontrada na BR. 101 pela Eco. Seu nome é Gabriela e não consegue dizer mais nada. Vamos divulgar para chegar aos seus familiares Versão 2: Esta menina foi encontrada pela Concessionária ECO na BR-101. Ela não sabe informar nada a não ser o nome que é Gabriele. Estou compartilhando… Versão 3: Menina encontrada na BR 101 pela ECO está estado de choque distúrbio psicológico e mental só sabe dizer seu nome se alguém tiver notícias de família entra contato com as autoridades gratos atenção: João Dias no RS

Checagem

A história, de dar dó, viralizou com muita força na internet (com certeza com a “melhor das intenções” por parte de muitos). Isso está fazendo a gente revisitar esta história. A nossa checagem será feita respondendo a algumas perguntas. São elas: 1) É verdade que uma menina de nome Gabriela ou Gabriele tenha sido encontrada pela concessionária Eco na BR-101? 2) O que podemos falar sobre a história atribuída à menina que foi desmentida anteriormente? 3) Se não é da BR-101 no Rio Grande do Sul, de onde é a foto da criança?

É verdade que uma menina de nome Gabriela ou Gabriele tenha sido encontrada pela concessionária Eco na BR-101?

Não. Consta em nenhuma fonte confiável (como notícias na mídia) ou em fontes oficiais qualquer mensagem que aponte para o desaparecimento da menina de nome Gabriela ou Gabriele. Vale apontar que a concessionária Eco não tem qualquer relação com a concessão da BR-101 no Rio Grande do Sul. A empresa responsável é a CCR Viasul. Além disso, já falamos que a história circulou como de outros locais e foi desmentida na internet.

O que podemos falar sobre a história atribuída à menina que foi desmentida anteriormente?

Podemos dizer que a história nada mais é do que uma fake news que voltou a circular. O Boatos.org desmentiu no final do mês de abril de 2024 uma fake news que apontava para o sumiço da menina no “supermercado Líder” ou empresa “Líder”. Mostramos que se tratava de uma fake news.

Se não é da BR-101 no Rio Grande do Sul, de onde é a foto da criança?

Não conseguimos achar a real origem da foto. Apenas conseguimos confirmar, por conta do reflexo do uniforme de um policial militar que aparece na imagem. Há uma bandeira do Pará. Ou seja: temos a certeza que a foto não é do Rio Grande do Sul.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que uma menina chamada Gabriela ou Gabriele esteja perdida na BR-101 no Rio Grande do Sul. A mensagem que está viralizando não passa de uma fake news que já circulou de outra forma na internet.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).