Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > É falso que menina Gabriela esteja perdida no Líder da BR-316

É falso que menina Gabriela esteja perdida no Líder da BR-316

Menina Gabriela está perdida no Líder da BR-316 e procura família, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Uma menina chamada Gabriela está perdida no supermercado Líder da BR-316 e está procurando a família.

Análise

Uma foto de uma menina com os joelhos machucados e vestido azul está circulando na internet junto com uma mensagem chocante. No texto, é dito que a menina se chama Gabriela e ela teria se perdido no “Líder da BR-316”.

A história circulou, principalmente, em dois locais: no Pará e no Piauí. No Pará, a referência é uma unidade da rede de supermercados Líder, localizado na BR-316, em Ananindeua. No Piauí, a história circulou como se fosse de Teresina. Leia algumas das mensagens que circulam online:

Versão 1: “Esta criança está perdida no Líder da BR 316, em Teresina, Piauí. Ela diz que o nome dela é Gabriela. Vamos divulgar, até chegar a seus parentes!” Versão 2: Esta criança está perdida no líder da BR 316 Ela fala que o nome dela e Gabriela, vamos divulgar até chegar aos seus parentes!!! Versão 3: Esta menina está perdida no líder da BR 316 Ela diz que seu nome é Gabriela Vamos divulgar até q a família a encontre

Vídeo: é falso que Lula parou doações em Lajeado e Encantado destruiu donativos

Checagem

Não demorou para a história viralizar com todas as forças na internet (a gente não duvida que comece a circular como de outras regiões posteriormente). Por isso, vamos fazer a checagem do conteúdo respondendo às seguintes questões: 1) É verdade que há uma menina Gabriela perdida no supermercado Líder da BR-316, em Ananindeua? 2) A menina Gabriela está perdida no Líder da BR-316 no Piauí? 3) Qual é a origem da foto da criança?

É verdade que há uma menina Gabriela perdida no supermercado Líder da BR-316, em Ananindeua?

Não é. Encontramos algumas narrativas apontando para histórias mirabolantes como de que os pais tinham sido pegos roubando ou de maus tratos. Porém, o fato é que Gabriela não está no supermercado em questão.

Para tirar as dúvidas, ligamos para a unidade da rede Líder Supermercados da BR-316. Nos foi respondido que há dias estão ligando no local e que a história não procede. Pediram, inclusive, que a gente desminta a história porque o telefone do local não para de tocar.

A menina Gabriela está perdida no Líder da BR-316 no Piauí?

Também não. Para começar, não existe nenhuma empresa relevante localizada na BR-316 no Piauí. A história começou a circular como da região porque o número do Conselho Tutelar Sul, de Teresina, está sendo compartilhado em algumas mensagens.

Via WhatsApp, entramos em contato com o Conselho Tutelar Sul, que nos apontou que a história é fake news. Não existe nenhuma menina chamada Gabriela. Também nos foi encaminhada uma nota da empresa Líder, de ônibus, desmentindo a (des)informação. Leia:

NOTA DE ESCLARECIMENTO MANOEL BARBOSA LIMA LTDA. – EMPRESA LÍDER, vem a público, acerca do pedido de informação de que se encontrava nas dependências de sua garagem uma menor perdida, informar que tal fato não é verdadeiro, não tendo sido verificado por essa empresa até o momento a presença de qualquer criança perdida em seus ônibus ou garagem e que está buscando mais informações acerca de onde haveria surgido tal notícia. Atenciosamente, MANOEL BARBOSA LIMA LTDA. 
EMPRESA LIDER

Qual é a origem da foto da criança?

Não sabemos, infelizmente. Há pistas. No reflexo do vidro espelhado de uma loja, é possível perceber que a foto é tirada por um policial com a bandeira do Pará no uniforme. Apesar de Gabriela não estar no “Líder”, é possível que estivesse perdida no estado (ou até que tenha passado pelo local). Por enquanto, não temos mais detalhes.

Conclusão

Fake news ❌

Independentemente da origem, o fato é que a menina em questão não está perdida no Líder da BR-316 no Pará ou no Piauí. Falamos com as fontes citadas e nos foi relatado que é uma fake news.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).