Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Janja não encenou receber cachorro de militar no RS

Janja não encenou receber cachorro de militar no RS

Janja simulou que estava recebendo cachorro de militar no RS para postar em redes , diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Primeira-dama, Janja, encenou receber cachorro de militar no Rio Grande do Sul só para postar nas redes sociais

Análise

O trabalho de resgate de animais nas enchentes do Rio Grande do Sul causaram comoção. Milhares de animais, como cachorros, gatos e cavalos, foram resgatados por voluntários após dias de espera e fome.

E de acordo com uma história que está circulando nas redes sociais, a primeira-dama Janja teria protagonizado uma cena, no Rio Grande do Sul, apenas para ganhar likes e visualizações. Segundo a história, Janja teria entregado um cachorro para um militar, que estava em um avião, e solicitado que, posteriormente, ele devolvesse o animal. Ainda segundo a publicação, Janja queria simular que estava acolhendo o cachorro para postar em suas redes sociais. Confira:

Vídeo: é falso que Sadia esteja dando prêmios para quem compartilhar no WhatsApp

Versão 1: “Tome o seu Dramin e prepare-se para ver uma das cenas mais abjetas da história política brasileira. Janja entrega um cachorro para o militar para que ele simule que o está entregando para ela, apenas para que as pessoas filmem e divulguem nas redes sociais. A Janja é a cara do governo Lula”. Versão 2: “A CANALHICE DE SEMPRE Janja entrega um cachorro para o militar para que ele simule que o está entregando para ela, apenas para que as pessoas filmem e divulguem nas redes sociais. O RS virou um palco para esses farsantes”.

Checagem

Após a análise da história, resolvemos investigar um pouco mais o assunto e agora vamos te contar, em três etapas, os motivos para não acreditar nela: 1) Qual é o contexto do vídeo de Janja, o militar e o cachorro? 2) Janja encenou que estava adotando um cachorro que foi entregue por um militar? 3) Há outros boatos sobre a primeira-dama no contexto das enchentes do Rio Grande do Sul?

Qual é o contexto do vídeo de Janja, o militar e o cachorro?

O vídeo que aparece na história de hoje foi gravado no dia 18 de maio de 2024, na Base Aérea de Brasília (BABR). Na oportunidade, a Força Aérea Brasileira (FAB) estava carregando uma aeronave com cerca de 20 toneladas de ração e acessórios para pets, como camas, bebedouros e caixas de transporte.

Os produtos foram enviados para alimentar os animais atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Na ocasião, a Força Aérea Brasileira (FAB) realizou um ato simbólico antes do embarque. A primeira-dama Janja foi convidada. Janja compareceu à Base Aérea de Brasília (BABR) junto de crianças e cachorros.

Janja encenou que estava adotando um cachorro que foi entregue por um militar?

Não. Na realidade, o ato de Janja foi uma brincadeira. Na hora que Janja entregou o cachorro ao militar, é possível ver que o animal está animado e abanando o rabo. Quando o militar segurou o cachorro, ele resolveu fazer uma brincadeira. O homem anda para dentro da aeronave para não ter que devolver o cachorro (no sentido de: “olha que fofura, não vou mais devolver”). Mas é óbvio que tudo não passava de uma brincadeira.

O Projeto Comprova desmentiu a informação. De acordo com a página, a cena não foi combinada. O cachorro que aparece com o militar é a cadela Resistência, adotada por Janja, em 2018, no acampamento da Vigília Lula Livre, em Curtiba (PR). Já o outro cachorro que aparece nas imagens é a cadela Paris, também adotada por Janja e Lula. Veja o vídeo completo:

Há outros boatos sobre a primeira-dama no contexto das enchentes do Rio Grande do Sul?

Sim. As enchentes no Rio Grande do Sul proporcionaram muita desinformação nas redes sociais. A equipe do Boatos.org desmentiu algumas fake news sobre o assunto, como a história que dizia que Janja pediu para que o resgate do cavalo Caramelo esperasse até que ela chegasse ao local. Também a que indicava que Janja teria ido ao show de Madonna, em meio à tragédia no Rio Grande do Sul.

Conclusão

Fake news ❌

Janja não simulou cena com cachorro e militar no Rio Grande do Sul. O vídeo usado na história de hoje mostra a primeira-dama Janja em um ato simbólico, na Base Aérea de Brasília (BABR), no dia 18 de maio de 2024. Na oportunidade, a Força Aérea Brasileira (FAB) carregava um aeronave com doações para pets atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Na ocasião, Janja colocou sua cadela Resistência nos braços do militar. E o homem resolveu fazer a brincadeira. Não havia nada combinado.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).