Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > É falso que Janja tenha ido ao show de Madonna no Rio de Janeiro

É falso que Janja tenha ido ao show de Madonna no Rio de Janeiro

Janja foi ao show de Madonna em meio à tragédia no Rio Grande do Sul, diz boato (Foto: Reprodução/X)

Boato – A primeira-dama Janja Lula da Silva foi ao show de Madonna em meio à tragédia no Rio Grande do Sul.

Análise

Em meio à situação dramática no Rio Grande do Sul, é possível também ver a politização da tragédia. Neste sentido, uma informação com uma crítica à primeira-dama Janja Lula da Silva está circulando há dias na internet.

Mensagens apontam que, mesmo com a tragédia no Sul do Brasil, Janja teria optado por curtir o show de Madonna no Rio de Janeiro. A maioria das mensagens que estão viralizando é de antes do show. Mesmo assim, continuam circulando após a apresentação da cantora pop. Leia:

Vídeo: é falso que Lula parou doações em Lajeado e Encantado destruiu donativos

Versão 1: 56 mortos no Rio Grande do Sul e Janja indo pro show da Madonna. 356 mil sem luz e o Ministro de Minas e Energia passeando em Roma. 180 trechos de rodovias bloqueados e o chefe das FFAA passeando na China. Nunca vi tantos aloprados num só governo! Malditos!

Versão 2: A prioridade do casal lula e janja NUNCA foi o Brasil, muito menos o povo brasileiro. Seguindo o exemplo de lula, a prioridade da primeira-blogueira é ela mesma, é ganhar holofotes e likes. Show da Madonna?? É inacreditável. Vergonha e asco definem Versão 3: ABSURDO: JANJA VAI PRA SHOW DE MADONNA 

Checagem

O que não faltaram foram pessoas criando opiniões com base na suposta notícia da ida de Janja ao show de Madonna. E aí fica a questão: ela foi? A checagem do nosso conteúdo será feita respondendo às seguintes perguntas: 1) É verdade que Janja foi ao show de Madonna no Rio de Janeiro? 2) Janja chegou a receber o convite para ir ao show de Madonna? 3) Onde estava a primeira-dama nos últimos dias?

É verdade que Janja foi ao show de Madonna no Rio de Janeiro?

Não. Havia uma expectativa de que Janja seria uma das convidadas do show de Madonna no Rio de Janeiro. Isso chegou a ser publicado em diversas colunas na mídia. Foi aí que houve uma repercussão negativa.

Não é possível dizer se este foi o motivo, mas o fato é que Janja Lula da Silva não foi ao show de Madonna em Copacabana. Depois de cumprir agenda com a ministra da Cultura, Margareth Menezes, no Rio de Janeiro, ela voltou para Brasília. 

Janja chegou a receber o convite para ir ao show de Madonna?

Sim, pelo menos de acordo com a mídia. O convite teria vindo por parte do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes. Como falamos no tópico anterior, Janja declinou do convite e não foi ao show de Madonna. É possível que em outro contexto (sem a tragédia no Rio Grande do Sul), ela teria ido.

Onde estava a primeira-dama nos últimos dias?

Como falamos, Janja foi ao Rio de Janeiro para cumprir agendas relacionadas à área da cultura. Depois, ela voltou a Brasília. No domingo (5), a primeira-dama visitou cidades do Rio Grande do Sul (como Canoas) que foram atingidas pelas chuvas. 

Conclusão

Fake news ❌

Não é verdade que Janja tenha ido ao show de Madonna no Rio de Janeiro. Apesar de a mídia ter falado sobre um convite que ela recebeu e independentemente dos motivos, o fato é que a primeira-dama do Brasil não esteve no show realizado em Copacabana.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).