Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Itaú lança comercial admitindo que não se preocupa com o meio ambiente e sustentabilidade #boato

Itaú lança comercial admitindo que não se preocupa com o meio ambiente e sustentabilidade #boato

Itaú lança comercial admitindo que não se preocupa com o meio ambiente e sustentabilidade, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Propaganda do Itaú afirma que banco não se preocupa com o meio ambiente e que segue apoiando quem destrói planeta.

Há alguns anos, a questão da sustentabilidade vem ocupando um grande espaço no mundo dos negócios. Com os diversos estudos que comprovam que o atual estilo de vida da nossa sociedade prejudica o meio ambiente, muitas empresas passaram a mudar seus hábitos e apostar em propostas em prol da natureza.

Hoje em dia, empresas que não adotam medidas sustentáveis não são vistas com bons olhos. Nesses casos, há iniciativas de boicote por parte dos consumidores finais e até acordos entre países que proíbem a entrada de produtos não-sustentáveis.

E de acordo com uma história que está sendo compartilhada nas redes sociais, parece que o banco Itaú não estaria de acordo com essas propostas sustentáveis. Segundo um vídeo que acompanha a publicação, Brasília vai aprovar o maior pacote de destruição ambiental da história. Ainda segundo as imagens, que é apontada pela publicação como uma propaganda do Itaú, o banco saberia de tudo, mas não estaria disposto a fazer nada e, além disso, seguiria emprestando dinheiro para pessoas que vão destruir o planeta. “Comercial do Itaú… Nao deixem de assistir”, diz a mensagem.

Itaú lança comercial admitindo que não se preocupa com o meio ambiente e sustentabilidade?

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

A informação causou alvoroço nas redes sociais, em especial, no Facebook e deixou muita gente revoltada. Apesar disso, a história não é verdadeira. A explicação fica por conta da origem do vídeo e do desmentido da própria empresa.

É preciso lembrar que existe um histórico bastante longo de comerciais falsos que já circularam na internet. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeros dessas histórias falsas, como a que dizia que a margarina Qualy teria lançado um comercial de Dia dos Pais, mostrando a família tradicional brasileira. Também a que indicava que o comercial do Banco do Brasil, que teria sido vetado pelo presidente Bolsonaro, custou R$17 milhões e, por fim, a que apontava que uma propaganda chinesa na Alemanha mostraria a dominação da China sobre o Brasil.

Ao assistir o suposto comercial, ficou óbvio que as imagens não se tratavam de uma propaganda do banco Itaú. A peça, na realidade, é uma montagem com diversas imagens aleatórias, inclusive com logos do Itaú. Apesar disso, o áudio e a mensagem não têm nada a ver com o banco. Na verdade, trata-se de uma crítica social e ambiental que não foi feita pelo Itaú.

Assim que a história ganhou visibilidade nas redes sociais, o próprio Itaú emitiu um comunicado, onde desmentiu toda a informação. De acordo com o banco, a peça, de autoria desconhecida, faz ataques mentirosos contra a empresa. Além disso, o comunicado ainda destaca diversas ações ambientais e sustentáveis adotadas pelo Itaú ao longo dos anos, como o Plano Amazônia e o compromisso, assinado junto a projetos liderados pela ONU, de zerar a emissão de carbono até 2050.

POSICIONAMENTO ITAÚ UNIBANCO: O Itaú Unibanco vem a público manifestar repúdio sobre um vídeo, de autoria desconhecida, que passou a circular na tarde de ontem nas redes sociais. O vídeo, que simula uma peça publicitária do banco, ataca a organização ao afirmar, de forma mentirosa, que nossa atuação sobre temas de sustentabilidade se restringe a ações de comunicação. Trata-se de um ataque leviano que desmerece todo o trabalho que o banco realiza há décadas nessa frente, envolvendo não apenas recursos financeiros, mas, principalmente, a dedicação de milhares de colaboradores e parceiros. A atuação do Itaú nos temas de sustentabilidade é amplamente reconhecida pelo mercado. […]

Além de todo o investimento que vem fazendo nas frentes ambientais, o Itaú Unibanco é, há anos, o maior investidor social privado do Brasil, com o direcionamento de cerca de R$ 600 milhões anuais para causas como educação, cultura, esporte e mobilidade. […] O Itaú Unibanco orgulha-se de ser referência em ESG e reforça o compromisso de continuar evoluindo no tema junto com a sociedade.

Por fim, independentemente do teor do vídeo, o fato é que a história não procede. O comercial não é uma peça publicitária do banco Itaú e não tem relação nenhuma com a empresa. Além disso, a mensagem ataca do vídeo ataca o grupo Itaú (o que não faria sentido enquanto uma peça publicitária).

Em resumo: a história que diz que um comercial do banco Itaú afirma que a empresa não se preocupa com o meio ambiente é falsa! O vídeo surgiu de maneira anônima na internet e não é uma peça publicitária do banco Itaú. Na realidade, o vídeo mistura imagens com uma crítica social e ambiental contra o grupo Itaú. Quando as imagens viralizaram nas redes sociais, o banco Itaú emitiu um comunicado reforçando que o vídeo se tratava de uma acusação mentirosa e divulgando os projetos sociais e ambientais apoiados pelo grupo. Ou seja, a história não passa de balela!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3HIppbu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: