Homem é multado por soltar um pum enquanto pilotava moto em Fortaleza #boato

Boato – Multa de trânsito aponta que homem cometeu a infração de soltar um pum enquanto conduzia uma moto. Na descrição da multa, havia a observação “condutor levantou a bunda do banco e foi observado que ele peidou”.

Quando as fake news entram em “entressafra”, o espaço das balelas da internet é aberto para histórias bizarras ou, como gostamos de chamar, boatos do tipo “troféu joinha”. Nesta semana, tivemos alguns (como a história da tartaruga de vidro e das sementes jogadas na Tailândia). Mas a coisa não para por aí. Hoje, temos uma história “daquelas”.

De acordo com uma mensagem que viralizou no Facebook e no WhatsApp, soltar pum enquanto dirige pode acarretar em uma multa. Uma imagem de uma suposta notificação aplicada em Fortaleza aponta que um homem foi multado por “levantar a bunda e peidar”. Leia a mensagem que circula por aí:

Nem peidar a gente pode mais. Agora quem peidar conduzindo moto é multado. Por enquanto em fortaleza. Só no Brasil que isso acontece. Infração: dirigir sem atenção! Observação: condutor levantou a bunda do banco e foi observado que ele peidou!

Homem é multado por soltar um pum enquanto dirigia uma moto em Fortaleza?

Muita gente ficou espantada. Outras tantas riram do caso. E claro que todo mundo se perguntou se a tal multa era real. E cá estamos para informá-los que a resposta é não, não é real. Calma que a gente explica tudo para vocês.

Para além de todo o caráter da mensagem (que tem algumas características de boatos), a história não tem lógica. Para que fosse aplicada uma multa por algo “objetivo”, seria preciso que “soltar pum” estivesse classificado como uma infração no Código Nacional de Trânsito. Procuramos muito e, como era de se imaginar, não encontramos nada.

Junte isso ao fato de a “notícia” não ter sido compartilhada em fontes confiáveis. Achamos o “causo” apenas em sites de humor, páginas que publicam notícias falsas ou mensagens soltas. Um caso insólito como esse viraria notícia facilmente.

O que era desconfiança virou certeza ao olharmos com mais atenção à multa. Ao buscar pelo nome da pessoa que estava na infração (Rhannaldy Benício Rebouças), achamos foi um artigo da Tribuna do Ceará que “mata a balela”. A matéria fala da reclamação de Rhannaldy perante uma multa. Agora, um detalhe: na multa original, não há nada sobre “peidar”.

Vale dizer que, se você olhar a multa com bastante atenção, pode perceber que a fonte da frase “observação: condutor levantou a bunda do banco e foi observado que ele peidou” está em uma fonte diferente em relação ao resto do documento.

Resumindo: a história que aponta que um homem foi multado por soltar um pum enquanto conduzia uma moto é falsa. A multa não existiu, a infração não existe no Código Nacional de Trânsito e o documento é de outro incidente na capital cearense.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Compartilhe este artigo:

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)