Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Governo vai isentar IPVA 2022 de todos os brasileiros #boato

Governo vai isentar IPVA 2022 de todos os brasileiros #boato

Governo vai isentar IPVA 2022 de todos os brasileiros, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Portal G1 notícia que o governo federal anunciou que vai isentar o IPVA de todos os brasileiros em 2022.

Com a virada do ano, a preocupação com impostos anuais como IPTU e IPVA vem à cabeça dos brasileiros. E, junto com a preocupação, surge a desinformação. A última aponta para um alívio que teria vindo por parte do governo.

De acordo com mensagens que estão circulando junto com um suposto print do portal G1, o governo teria decidido isentar o IPVA 2022. O print aponta, ainda, que a isenção iria abranger todos os brasileiros. Leia a mensagem que circula na imagem:

G1 Economia GOVERNO IRÁ ISENTAR IPVA 2022 Isenção irá abranger a todos os brasileiros; Por Marcelo Weissmann. Todas as pessoas que não possuirem veículos, estarão isentas de pagar IPVA no ano de 2022. 13/12/2021 15:07.

Governo vai isentar IPVA 2022 de todos os brasileiros?

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

A mensagem não demorou para se espalhar com todas as forças em redes sociais e, claro, causar um furor nos mais distraídos. Falamos isso porque, além de a mensagem não passar de uma montagem, a resposta para o anúncio está no próprio texto.

Para começar, a “forma” que a informação foi disseminada já denota a farsa. Falamos isso porque não é de hoje que prints do G1 são utilizados na disseminação de fake news. Não faz muito tempo que desmentimos notícias falsas que se apresentavam como prints do portal de notícias. Só para citar dois exemplos: 1: sobre o projeto que proibiria a sinuca no Brasil. 2: sobre o projeto que daria benefícios para homens gays.

Na realidade, o que é feito é uma edição no código-fonte da página. O “espertinho” entra em uma notícia qualquer do portal (pode ser de qualquer página), clica com o mouse direito, pede para “inspecionar o elemento da página” (como, por exemplo, um título), muda o conteúdo, dá um print e compartilha no Zap Zap.

Assim como nos outros casos, foi isso que ocorreu com o tal “anúncio do IPVA”. A prova disso é que, ao buscar pela notícia em questão no G1 (ou em qualquer fonte confiável), nada encontramos. Vale apontar que também não encontramos nenhum repórter da Globo com o nome de Marcelo Weissmann. Também não há nenhuma notícia na editoria de Economia no dia 13/12/2021, às 15h07.

Vale apontar que o próprio texto, se lido com atenção, se “autodesmente” (parece que teve gente que não percebeu isso). No final do texto é dito que “todas as pessoas que não possuírem veículos, estarão isentas de pagar IPVA no ano de 2022”. Como o IPVA é um imposto para veículos, o que há na mensagem não passa de uma obviedade sem nenhuma novidade.

Resumindo: é falsa informação que aponta que o governo anunciou a isenção do IPVA e que isso virou notícia no portal G1. O print em questão é falso e o governo não implementou nada em relação ao imposto em questão.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3HIppbu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso