Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > É falso que haja um “golpe da vacina e do Pix”

É falso que haja um “golpe da vacina e do Pix”

Golpe da vacina e do Pix do número 95004-1117 está sendo aplicado em 2024, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Estão aplicando um golpe no número 95004-1117. Eles ligam perguntando da vacina e acabam roubando o Pix.

Análise

Agora, em janeiro de 2024, uma história já mais do que conhecida aqui no Boatos.org está voltando a circular na internet. Ela aponta para um tal “golpe da vacina” e do Pix.

A mensagem, viral no WhatsApp, descreve o que seria uma tentativa de roubo de dados do número 95004-1117. A tática do “golpe da vacina” passa por perguntas sobre vacinação e um pedido para “pressionar 2”. Depois disso, de acordo com a mensagem, a conta da pessoa seria limpa e o Pix roubado. Leia o texto que circula online:

Hj Infelizmente um novo golpe! Um colega do grupo recebeu uma ligação de 95004-1117 pedindo-lhe “para pressionar 2” se ele tivesse sido vacinado. Aí ele pressionou 2 ,imediatamente o telefone foi bloqueado, e seu telefone foi hackeado Limparam a conta, fizeram PIX.tudo muito rápido! Portanto,tome cuidado ao receber chamadas semelhantes. Coloque em seu grupo de bate papo . Avisa para seus familiares! NOVO GOLPE DO PIX FICAR ATENTOS Repassando GOLPE DA VACINA. Vamos compartilhar

Vídeo: é falso que Quiz do Pix dê R$ 150 para quem compartilhar no WhatsApp

Checagem

Não é a primeira (e nem a segunda vez) que estamos tendo que desmentir este tipo de conteúdo. A mesma fake news já foi desmentida duas vezes em 2021 (aqui e aqui) e em 2022. Muitas das informações apontadas outrora valem para hoje. Vamos utilizá-las.

Para realizar a checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes perguntas: 1) É verdade que há um “golpe da vacina e do Pix” vindo do número 95004-1117? 2) Há alguma tecnologia capaz de realizar o “golpe da vacina e do Pix” ao pressionar o 2 no celular? 3) Qual é o contexto por trás da história?

É verdade que há um “golpe da vacina e do Pix” vindo do número 95004-1117?

Não. Conforme falamos, trata-se de um alerta falso e antigo. Não há nada em fontes confiáveis ou mesmo um “caso real de vítima” de que alguém esteja aplicando o tal golpe em questão. Não bastasse isso, o tal número não existe e não há tecnologia que viabilize o “golpe”.

 Há alguma tecnologia capaz de realizar o “golpe da vacina e do Pix” ao pressionar o 2 no celular?

Não. Não há como alguém, simplesmente, roubar os seus dados se você pressionar a tecla 2 do telefone celular (ou mesmo qualquer tecla). Golpes em ligações seguem outra lógica: normalmente, é utilizada a chamada “engenharia social” no qual a pessoa é enganada e instada a passar dados sociais para golpistas. Não é o caso.

Qual é o contexto por trás da história?

Esta história passou por várias evoluções. Tudo começou quando lá no início da pandemia, o Ministério da Saúde chegou a ter um plano de ligar para as pessoas (por meio de uma central) para diagnosticar se alguém estava com sintomas gripais. Foi com esse anúncio (de algo que nunca entrou em prática) que o boato começou a circular.

Em 2021, o boato foi transformado. De “sintomas gripais”, começaram a citar que a falsa enquete seria relacionada a “vacinação”. Em 2022, o elemento “Pix” (e seu roubo) foi incluído na mensagem. Agora, a história voltou a circular.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que haja um “golpe da vacina e do Pix” relacionado a um número 95004-1117 ligando para você e pedindo para pressionar 2 se você for vacinado. Trata-se de uma fake news antiga que voltou a circular em 2024.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).