Novo golpe do Pix usa ligação do 95004-1117 sobre vacinação #boato

Boato – O novo golpe do Pix é uma ligação do número de telefone 95004-1117 com uma pesquisa que pede para a pessoa pressionar 2 se foi vacinada. O telefone é hackeado e o Pix sacado.

Poucos boatos da época da pandemia ainda insistem em circular. Com certeza, a história da qual vamos falar hoje é um deles. O texto aponta para um suposto “novo golpe do Pix” que usa uma ligação sobre a vacina.

De acordo com o texto que está viralizando online, golpistas estariam dando o “golpe do Pix” da seguinte forma: uma ligação do número 95004-1117 pediria para a pessoa pressionar “2” se tivesse vacinada. A partir daí, o celular da pessoa seria hackeado e a conta do banco teria o Pix sacado. Leia o texto que circula online:

Confira o desmentido em vídeo:

 

Infelizmente Agora mesmo um amigo recebeu uma ligação de 95004-1117 pedindo-lhe “para pressionar 2” se ele tivesse sido vacinado contra a COVID-19. Aí ele pressionou 2, imediatamente o telefone foi bloqueado, e seu telefone foi hackeado. Limparam a conta e fizeram PIX tudo muito rápido! Portanto, tomem cuidado ao receber chamadas semelhantes. Coloque em seu grupo de bate papo . Avisar os seus familiares! NOVO GOLPE DI PIX. FIQUEM ATENTOS.

Novo golpe do Pix usa ligação do 95004-1117 sobre vacinação?

É claro que um alerta como esse não iria demorar a viralizar em redes sociais. Porém, a informação que aponta para o tal “golpe do Pix” não só é falsa como também já foi desmentida por aqui (a única diferença era a ausência da alusão ao Pix). Relembre o que escrevemos:

Há alguns dias, falamos de uma mensagem idêntica que apontava para o telefone 912250041117 como sendo dos bandidos. A única diferença da outra história para a de hoje foi a supressão dos dígitos “122” para que o telefone ficasse com “cara de um celular do Brasil”. Relembre o que falamos sobre o assunto:

De início, a mensagem já nos deixou muito desconfiados. Ela tem características de boatos online como ser vaga, alarmista (ao extremo, aliás), com erros de português, sem citar nenhuma fonte confiável e com “aquele” pedido de compartilhamento.

Além disso, boatos sobre supostos golpes de “hackers” são comuns na internet (talvez porque, de fato, haja muitos golpes reais online). Já desmentimos, por exemplo, o boato do “vídeo que hackeia celular” ou do “WhatsApp Gold e vírus Gambarelli”.

Além desses fatores, outro “detalhe” nos chamou atenção. O número apresentado na mensagem (912250041117) tem nada menos do que 12 dígitos. Os telefones no Brasil têm, no máximo, 11 dígitos (nove de números de telefones celulares mais dois do DDD). O número teria 12 dígitos apenas se tivesse o “zero” na frente (que não é o caso). Com isso, a tese de que se tratava de uma “fake importada” se fortaleceu.

A partir daí, bastou uma busca para chegarmos à verdade. Tudo ocorreu na Índia. Lá há, de fato, um serviço do governo que visa buscar um feedback em relação à vacinação (saber quantas pessoas foram vacinadas em certas regiões). O número é o 1921. A partir daí, surgiu a mensagem que apontava para o tal número e a tal fraude do aperte o “1”.

Quando a história se espalhou, o governo da Índia reforçou que o número citado não era o oficial da pesquisa sobre vacinas. A publicação (muito mal feita, por sinal) deu margem para que as pessoas achassem que não só o número era errado como também o golpe do “aperte 1” era real.

Só tem um detalhe: não há como “aplicar um golpe” como esse apenas com a pessoa do “outro lado” apertando 1. A prova disso é que autoridades policiais de regiões do país tiveram que negar que o golpe do “aperte 1” fosse real.

Então, vamos recapitular. 1) O número citado nada tem a ver com o Brasil. É da Índia (só isso já daria para classificar como boato o alerta). 2) Apesar de o número possivelmente (de acordo com o governo da Índia) estar sendo utilizado em golpes (como, por exemplo, da mensagem verificação do WhatsApp), não há como ter o telefone hackeado apenas apertando uma tecla.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que há um novo “golpe do Pix” que usa uma ligação do número de telefone 95004-1117 sobre vacinação para hackear e roubar contas de bancos.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet