Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Telefones estão sendo hackeados por ligação do 95004-1117 que fala sobre vacina #boato

Telefones estão sendo hackeados por ligação do 95004-1117 que fala sobre vacina #boato

Telefones estão sendo hackeados por ligação do 95004-1117 que fala sobre vacina, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Bandidos estão usando o número 95004-1117 para aplicar um golpe. Ele ligam, pedem que você aperte 1 se estiver vacinado e, no final, hackeiam o seu telefone.

Já falamos algumas vezes que não é preciso que se faça muita coisa para que um boato que já foi desmentido volte a circular. No caso da história de hoje, bastou a supressão de três dígitos. Isso mesmo, três.

De acordo com uma mensagem que está circulando na internet, bandidos estão se utilizando do telefone 95004-1117 para aplicar um golpe. Eles estariam ligando, pedindo para que as pessoas apertem a tecla 1 se foram vacinadas e, no final, hackeariam telefones Brasil afora. Leia a mensagem que está circulando por aí:

Confira o desmentido em vídeo:

Infelizmente, um novo golpe: Agora mesmo, meu amigo recebeu uma ligação de 95004-1117 pedindo-lhe para pressionar 1 se ele tivesse se vacinado. Aí ele pressionou 1. Imediatamente o telefone foi bloqueado e seu telefone foi hackeado. Portanto, tome cuidado ao receber chamadas semelhantes. Coloque isso em seu grupo de bate-papo.

Telefones estão sendo hackeados por ligação do 95004-1117 que fala sobre vacina?

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

Não demorou para a mensagem se espalhar com tudo, principalmente no WhatsApp. Só que o que nem todos estão sabendo é que a mensagem não passa de uma versão alterada de outro boato que já desmentimos no Boatos.org.

Há alguns dias, falamos de uma mensagem idêntica que apontava para o telefone 912250041117 como sendo dos bandidos. A única diferença da outra história para a de hoje foi a supressão dos dígitos “122” para que o telefone ficasse com “cara de um celular do Brasil”. Relembre o que falamos sobre o assunto:

De início, a mensagem já nos deixou muito desconfiados. Ela tem características de boatos online como ser vaga, alarmista (ao extremo, aliás), com erros de português, sem citar nenhuma fonte confiável e com “aquele” pedido de compartilhamento.

Além disso, boatos sobre supostos golpes de “hackers” são comuns na internet (talvez porque, de fato, haja muitos golpes reais online). Já desmentimos, por exemplo, o boato do “vídeo que hackeia celular” ou do “WhatsApp Gold e vírus Gambarelli”.

Além desses fatores, outro “detalhe” nos chamou atenção. O número apresentado na mensagem (912250041117) tem nada menos do que 12 dígitos. Os telefones no Brasil têm, no máximo, 11 dígitos (nove de números de telefones celulares mais dois do DDD). O número teria 12 dígitos apenas se tivesse o “zero” na frente (que não é o caso). Com isso, a tese de que se tratava de uma “fake importada” se fortaleceu.

A partir daí, bastou uma busca para chegarmos à verdade. Tudo ocorreu na Índia. Lá há, de fato, um serviço do governo que visa buscar um feedback em relação à vacinação (saber quantas pessoas foram vacinadas em certas regiões). O número é o 1921. A partir daí, surgiu a mensagem que apontava para o tal número e a tal fraude do aperte o “1”.

Quando a história se espalhou, o governo da Índia reforçou que o número citado não era o oficial da pesquisa sobre vacinas. A publicação (muito mal feita, por sinal) deu margem para que as pessoas achassem que não só o número era errado como também o golpe do “aperte 1” era real.

Só tem um detalhe: não há como “aplicar um golpe” como esse apenas com a pessoa do “outro lado” apertando 1. A prova disso é que autoridades policiais de regiões do país tiveram que negar que o golpe do “aperte 1” fosse real.

Então, vamos recapitular. 1) O número citado nada tem a ver com o Brasil. É da Índia (só isso já daria para classificar como boato o alerta). 2) Apesar de o número possivelmente (de acordo com o governo da Índia) estar sendo utilizado em golpes (como, por exemplo, da mensagem verificação do WhatsApp), não há como ter o telefone hackeado apenas apertando uma tecla.

Resumindo: a história que aponta que o número 95004-1117 está sendo utilizado por bandidos que querem sair hackeando telefones por aí é falsa. Trata-se de uma nova versão de um mesmo boato que já foi desmentido por aqui com um número muito similar.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3HIppbu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso