Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Filhotes de labrador com 20 dias: mãe abandonou e dono está doando #boato

Filhotes de labrador com 20 dias: mãe abandonou e dono está doando #boato

Boato – Doa-se filhotes de labrador com 20 dias. A mãe abandonou e não está cuidando e o dono está doando antes que eles morram.

Tem boato que não tem jeito de desmentir. Eles aparecerem, viralizam, a gente desmente, a “poeira baixa”, os boatos se modificam, voltam a viralizar e a gente desmente de novo. Isso sempre acontece com histórias como a da doação do WhatsApp para crianças doentes, dos “sequestradores de crianças” e das doações de cães. Hoje, novamente, vamos falar de labradores.

Circula na internet uma mensagem que aponta que estão doando filhotes de labrador. Junto com a imagem de cães muito “fofinhos”, aparece uma mensagem que aponta que a mãe dos cachorros os abandonou e que o dono está doando antes que eles morram. No final, há um contato de telefone (vimos versões com Cibele, Aurélio, Luiz, Kiko e outros). Leia:

Gente ajuda aí! Filhotes de labrador com 20 dias. A mãe abandonou não está cuidando , o dono está doando os filhotes antes que morram. Quem se interessar e só ligar para o número [telefone], falar com [nome da pessoa] divulguem em outros grupos .Obrigada.

Dono está doando filhotes de labrador com 20 dias que mãe abandonou?

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

O que não faltou foi gente compartilhando a história e, graças a antigos desmentidos, pessoas enviando mensagens no nosso WhatsApp perguntando se o Boatos.org está doando labradores (!!!!). Mas será mesmo que a história é real? A resposta é não. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

Há três pontos que determinam que a história da doação dos labradores é falsa. O primeiro está na própria mensagem. Ela é vaga, alarmista, com erros de ortografia, pedido de compartilhamento e não cita nenhuma fonte confiável. Quem acompanha o Boatos.org sabe que textos assim têm cara (e normalmente) são boatos.

O segundo ponto está na multiplicidade de versões que a história tem. Tem mensagem de doação de labrador com diversos nomes diferentes e DDDs diferentes. Detalhe: tanto a estrutura do texto como as imagens dos cachorros são sempre as mesmas. O terceiro ponto foi citado no início do texto: essa mesma história de labrador já foi desmentida algumas vezes no Boatos.org. Confira o que escrevemos nos links e no texto abaixo:

Doa-se filhote de labrador, já morreram quatro #boato

Doação de filhotes de labrador que perderam a mãe; repassem! #boato

Para que o texto realmente tivesse alguma validade, ele não só precisaria ter informações mais exatas como também deveria ter o aval de uma das milhares de OnGs que ajudam na doação de cachorros no Brasil. A dona deveria ter procurado uma OnG e falado da situação. Se a organização fosse compartilhar no Facebook (normalmente elas têm muitos seguidores), com certeza a informação também estaria mais exata. Será que a mulher não pensou nisso antes de anunciar a doação?

Digamos que a tal dona vacilou em todas as informações acima e incorreu no erro de postar a tal doação no Facebook. Com os milhares de compartilhamentos que a mensagem teve e com o valor que o labrador tem de mercado (é comum que seja vendido e não doado), você pode ter certeza que ela já conseguiu doar os cães (ou perder o número de telefone, dada a quantidade de ligações que deve ter recebido).

Resumindo: a história que fala de doação de filhotes de labrador é falsa. Além de o texto ter se espalhado em diversas versões diferentes, trata-se de um boato mais do que manjado na internet. Não caia nessa.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 994325485.