Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Fazendeiro no Piauí mata nove assaltantes que tentaram roubar fazenda #boato

Fazendeiro no Piauí mata nove assaltantes que tentaram roubar fazenda #boato

Fazendeiro no Piauí mata nove assaltantes que tentaram roubar fazenda, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra o resultado de uma reação de um fazendeiro no Piauí. Ele conseguiu matar nove assaltantes que tentaram roubar sua casa após vender trator e comprar metralhadora.

Em meio à discussão incessante que vivemos em relação a regras relacionadas à posse e ao porte de armas, o que não faltam na internet são armamentistas defendendo sua posição com base em episódios nos quais cidadãos mataram ladrões após reagir a assaltos. O único problema é que nem todos os casos são reais.

Um dos últimos virais do gênero dá conta de que um fazendeiro no Piauí matou nove assaltantes que tentaram roubar sua casa fazenda. Nas imagens (que não iremos exibir aqui), um homem mostra o que seriam os corpos dos ladrões em uma mata e lamenta o fato de, tão jovens, terem desperdiçado a vida no mundo do crime. Leia a mensagem que circula online e confira a transcrição:

Mensagem: 9 CPFS CANCELADOS. Tudo errado dia errado, fazenda errada, dono de fazenda no interior do Piauí mata 9 elementos que tentaram assaltar sua fazenda, depois de 4 assaltos em menos de 2 anos praticados pela mesma quadrilha, fazendeiro se prepara, espera e mata todos os 9 integrantes da quadrilha, em depoimento para polícia o senhor de 63 anos disse: “eu sabia que eles voltariam, vendi um trator pra comprar uma sub metralhadora, porque as armas que eu tinha eles levaram todas, já estava esperando por eles”#pmpe #pmpb #assalto #ladrãosefudendo

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

Transcrição: C… hein? C… esse aqui, ó, ele veio para arregaçar mesmo. É, ele arregaçou tudo. Olha aí, os cara novo, hein? Tudo novo lá. Até parece que tá dormindo. Olha lá. Aqui acho que tem quatro. Vê se o crime compensa? O crime não compensa. Só Jesus na causa

Fazendeiro no Piauí matou nove assaltantes que tentaram roubar fazenda?

Como falamos lá no início do texto, o que não faltaram foram armamentistas compartilhando a informação. O que nem todos sabiam é que a história é falsa e o vídeo é de outra situação. Vamos aos fatos.

Três “motivos básicos” nos fizeram desconfiar da veracidade da informação. O primeiro deles está nas características da mensagem em questão. Assim como todo boato de sucesso, ela é vaga (não dá o nome dos personagens, não diz o local do ocorrido etc), alarmista, com erros de ortografia e não cita fontes confiáveis.

O segundo motivo está no histórico desse tipo de fake news. Não é raro histórias falsas de pessoas que teriam reagido a assaltos (mesmo a gente sabendo que isso não é recomendado) circularem com força por aí. Temos como exemplo a história do “policial Chuck Norris”, do “motoqueiro fantasma” que matou bandidos em Teresina e do cão que atacou um pedófilo, entre outras.

O terceiro motivo é que, ao buscar pelo assunto na internet (há de se convir que se trata de uma história bombástica), nada encontramos em fontes confiáveis. Também não achamos nada sobre a tal declaração envolvendo “tratores e metralhadoras”. Ou seja, a história simplesmente brotou em redes sociais.

Com isso, já conseguimos perceber que a informação merecia uma checagem. Foi aí que começamos a verificar o histórico da filmagem em questão e descobrimos que ela circula há, no mínimo, um mês.

Inicialmente, foi atribuída a uma operação da polícia em Angra do Reis que resultou em oito mortes. Também foi atribuída a um episódio no Ceará, um na cidade do Rio de Janeiro e a outro episódio em Angra dos Reis (desta vez, uma disputa de facções). Não conseguimos descobrir a origem correta do vídeo, mas sabemos que não foi feito no Piauí e que não tem fazendeiro envolvido no caso.

Resumindo: a história que aponta que um fazendeiro no Piauí matou nove assaltantes que tentaram roubar sua casa é falsa. O vídeo é de outra situação e a história é uma invenção que não tem nenhum embasamento em fontes confiáveis.

P.S.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/30ro2Jf