Facas escondidas dentro de pentes são as novas ameaças em escolas do Brasil #boato

Boato – Pentes falsos são usados como disfarce de facas dentro de escolas no Brasil e representam ameaça aos jovens. 

Quem tem criança ou adolescente em casa sabe que quando se trata de segurança, todo cuidado é pouco. O fácil acesso à informação, inclusive àquelas danosas, tem colocado os pais em alerta máximo.

Isso porque, assim como os jovens podem ter acesso a conteúdos benéficos, também podem ter acesso a informações que podem colocar até suas vidas em risco. Por conta disso, diálogo e supervisão são sempre importantes.

Mas, de acordo com uma história que ganhou as redes sociais, nem dentro das escolas os jovens parecem estar mais seguros. Segundo as publicações, pentes falsos que escondem facas em seu interior seriam a nova ameaça em escolas no Brasil. “Estejam atentos com estes pentes, principalmente nas escolas”, diz uma das mensagens.

Facas escondidas dentro de pentes são as novas ameaças em escolas do Brasil?

A informação acabou viralizando rapidamente nas redes sociais, especialmente entre os pais. Mas será que essa história de facas escondidas dentro de pentes falsos é verdadeira? A resposta é não e os detalhes você confere a seguir.

Vamos lá! Esse é mais um daqueles casos que pretendem disseminar o pânico e a ideia acaba sendo ‘comprada’ por pais apavorados. O processo é bem simples: alguém pega algo chocante (ou sem noção) e aleatório e cria uma história de que essa coisa é a nova ameaça entre os jovens. A história viraliza entre os pais, até que alguém da mídia resolve criar uma reportagem sobre o assunto, divulgando ainda mais a fake news. A matéria, geralmente de cunho sensacionalista, acaba aumentando o pânico até que o assunto morra sem sequer ter causado dano algum.

No Boatos.org, tivemos diversos casos como esse desmentidos. Alguns exemplos são a história do jogo Baleia Azul, também o caso do jogo das 72 horas e, por fim, a história da droga Strawberry Quick sendo distribuída em escolas.

Retornando ao boato de hoje, o primeiro ponto que causa estranheza são as próprias mensagens. Ao ler algumas delas, conseguimos identificar todas as características de boatos online, como caráter vago, alarmista, erros de português, pedidos de compartilhamento e a falta de fontes confiáveis.

O segundo ponto é a falta de lógica dessa história. Hoje em dia, infelizmente, crianças não precisam disfarçar nada caso queiram levar uma faca para a escola. O mesmo vale para outros objetos. Por que, então, iriam disfarçar com um pente? Só se fosse uma ‘escola de segurança máxima’, não é mesmo? Vale ressaltar que esse tipo de instituição (com revistas etc) são bem raras aqui no Brasil.

Resolvemos, então, fazer uma busca sobre casos de ataques com ‘pente-faca’ e para nossa (não) surpresa, nada encontramos. Isso por si só faz o alerta ficar ainda mais sem sentido.

Foi aí que resolvemos buscar pela origem da imagem e acabamos descobrindo que ela não é nova (e sequer é do Brasil!). Publicações mais antigas mostram que a foto foi, originalmente, publicada por uma página da Tailândia, no início de novembro de 2018. Além disso, vimos que o mesmo alerta do ‘pente-faca’ surgiu em inglês (e a imagem chegou a circular em uma matéria em espanhol), antes de começar a circular no Brasil. E, novamente, nenhum caso registrado. Vale ressaltar que, na Tailândia, a preocupação do uso do ‘pente-faca’ girava em torno de brigas entre adolescentes e assaltos (nada de escola).

Dito isso, o melhor a se fazer é simplesmente ignorar a história e não compartilhar o alerta. Sabemos que, do jeito que alguns adolescentes gostam de criar pânico ou pregar brincadeiras, o maior risco é que alguém ‘compre’ a ideia e comece a usar. Aí sim, transformando a história em realidade.

Em resumo: a história que diz que facas escondidas dentro de pentes são as novas ameaças em escolas do Brasil é falsa! Além da publicação seguir todas as características de boatos online,como caráter vago, alarmista e pedido de compartilhamento, também não encontramos nada sobre possíveis ataques ou até mesmo flagras de jovens portando ‘pente-faca’. Por fim, toda a história surgiu de uma publicação em tailandês, publicada em novembro de 2018. Ou seja, toda a história não passa de balela. Até a próxima!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/31veiMZ
error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)