Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Exército Brasileiro convoca reservistas para lutar na Ucrânia #boato

Exército Brasileiro convoca reservistas para lutar na Ucrânia #boato

Exército Brasileiro convocou reservistas para lutar na Ucrânia, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Por causa do iminente confronto entre Rússia e Ucrânia, o Brasil, como signatário da Otan, está, por meio do Exército, convocando reservistas para lutar.

Ano após ano, um “confronto iminente” aparece a nível global para tirar (literalmente) a nossa paz. O mais recente dá conta de um conflito entre Rússia e Ucrânia (que teria o apoio de países como os Estados Unidos e os da União Europeia). É neste contexto que uma mensagem está circulando na web.

Uma suposta convocação vinda do Exército Brasileiro tem circulado com força em redes sociais e no WhatsApp. Na mensagem, o Ministério da Defesa estaria convocando todos os reservistas para se apresentarem durante os dias 25/02 e 02/03 para lutar na Ucrânia. Leia o texto contido no comunicado que circula por aí:

Ministério da Defesa Exército Brasileiro. ATENÇÃO RESERVISTAS Diante da escalada de tensão entre Estados Unidos e Rússia. Sendo o Brasil sendo signatário da OTAN. O Comandante do Exército brasileiro resolve: Convocar todos os homens (reservistas) a se apresentarem a OM do Exército mais próxima de sua residência. Avisem suas esposas, namoradas… Partiremos para a Ucrânia sexta feira dia 25/02 e só retornaremos na quarta-feira de cinzas 02/03 em caso de sobrevivência…

Exército Brasileiro convocou reservistas para lutar na Ucrânia?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Não demorou muito para a mensagem se espalhar com todas as forças por aí. Porém, não é verdade que o Exército está convocando os reservistas para lutarem na Ucrânia. Na realidade, a mensagem não passa de uma (nem tão útil neste ano) “brincadeirinha de carnaval”.

O histórico deste tipo de mensagem de “convocação” já nos deixa muito desconfiados da veracidade da informação. Em 2019, o Boatos.org desmentiu convocações falsas para guerra em duas oportunidades. Uma delas falava sobre “a 3ª Guerra Mundial”. A segunda falava de uma “guerra na Venezuela”. O segundo caso é interessante: a convocação era justamente na semana de carnaval (pelo menos naquele ano tinha carnaval).

Assim como nos outros, a tal convocação é falsa. Além de o Brasil não ser signatário da Otan (ao todo, são 28 países, todos da América do Norte e Europa), com certeza não iria se envolver em um conflito armado entre Estados Unidos e Rússia. A prova disso está no fato de, ao procurarmos por qualquer convocação do Exército, nada encontramos.

É importante citar que, em 2022, não só não teremos brasileiros lutando na Ucrânia como também não teremos carnaval. Por causa do aumento de casos de Covid-19 no início, as festividades deste ano foram canceladas. Ou seja: nem para “enganar a companheira” (por favor, não façam isso) a mensagem serve.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que o Exército está convocando reservistas para lutar Ucrânia. “Convocação” que circula na internet faz parte de uma brincadeira (que alguns acreditaram) que faz “um pouquinho menos de sentido” em um ano sem carnaval de fato.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3HIppbu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: