Decreto 9.715, de Bolsonaro, convoca homens para lutar com o Exército na Venezuela #boato

Boato – O Exército Brasileiro, por meio do decreto 9.715, assinado pelo presidente Jair Bolsonaro, convoca todos os homens para confronto contra Venezuela.

Nos últimos dias, o tema “relações com a Venezuela” tem sido tratado à exaustão pelo noticiário no Brasil. Em meio à incerteza de como o nosso país vizinho sairá da crise, já tem muita gente falando (e exagerando) que estamos à beira de uma guerra (desmentimos um texto sobre o assunto). Também tem aqueles que se aproveitam do tema para “dar uma zoada”.

Um suposto decreto (de número 9.715) assinado pelo presidente Jair Bolsonaro começou a circular na internet. De acordo com ele, todos os homens brasileiros com mais de 18 anos estariam convocados pelo Exército para o período entre 01/03 e 06/03 (coincidentemente, o Carnaval por aqui). Leia mensagem que acompanhou o “decreto” e o texto do “documento”:

Mensagem: Queridos amigos, Acho inevitável que ocorra o confronto entre Brasil x Venezuela. Já estão convocando todos os homens para se apresentarem ao exército brasileiro. Avisem as esposas e namoradas que partiremos na sexta-feira (01/03) e só retornaremos na quarta-feira de cinzas (06/03), em caso de sobrevivência.

Decreto: Presidência da República Ministério da Defesa Chefia de Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas DECRETO Nº 9.715, DE 25 DE FEVEREIRO DE 2019 Convoca mobilização nacional e outras providências. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84, XIX, da Constituição, e considerando a iminência de conflito armado com a República Bolivariana da Venezuela, DECRETA:

Art. 1º A mobilização nacional, devendo se apresentar todos os homens brasileiros, de 18 (dezoito) a 60 (sessenta) anos de idade, independente do estado civil, às 18:00hs (dezoito horas) do dia 01 de março de 2019 (sexta-feira), para treinamento militar, de caráter sigiloso e com término no dia 06 de março de 2019 (quarta-feira de cinzas). Art. 2º Salvo decisão do Comando, os convocados permanecerão em regime de incomunicabilidade durante todo o período de treinamento militar citado do artigo anterior. Art. 3º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação. Brasília, 25 de fevereiro de 2019; 198º da Independência e 131º da República.

JAIR MESSIAS BOLSONARO Fernando Azevedo e Silva (Ministro da Defesa) Ilques Barbosa Junior (Comandante da Marinha do Brasil) Edson Leal Pujol (Comandante do Exército Brasileiro) Antônio Carlos Moretti Bermudez (Comandante da Força Aérea Brasileira)

Confira também: é falso que EUA vai acabar com o Dólar em papel

Siga-nos no Youtube

Decreto 9.715, de Bolsonaro, convoca homens para lutar com o Exército na Venezuela?

O tal documento e a mensagem (um tanto quanto pesarosa, não?) começaram a circular muito na internet. Mas se você, esposa ou namorada, recebeu a mensagem e o documento, envie de volta o link do Boatos.org para o seu “amorzinho”. Sim, a história é falsa. Vamos aos fatos.

Ao ler o texto, já dá para perceber que é uma brincadeira (admito que até esse quem vos fala enviou o PDF para a amada). Desde quando um decreto vai delimitar “quarta-feira de cinzas” ou mesmo por que um treinamento “durante o carnaval”?

As desconfianças se reforçam ao averiguarmos a lista de decretos presidenciais. Até o momento da publicação deste texto, o Decreto 9.715 não existe. O último decreto citado é o 9.714, que anula decretos que tratam de recursos de empresas públicas.

Vale dizer que ao buscar sobre o assunto na mídia, nada encontramos (apenas alguns desmentidos sobre o tema). Se, de fato, tivesse ocorrido algo do tipo “convocação de todos os brasileiros”, viraria assunto principal em todos os veículos.

Resumindo: a história que aponta que Bolsonaro criou um decreto (de número 9.715) que convoca todos os brasileiros lutar com o Exército na Venezuela é falsa. É mais uma pegadinha de Carnaval (boa sacada, aliás) do que qualquer outra coisa.

Em tempo: antes que você ache que a “brincadeira” tem um fundo de verdade, saiba que são muito pequenas as chances de o Brasil entrar em um confronto armado com a Venezuela. Mais detalhes estão neste texto aqui. 

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164.

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe o nosso link