Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Decreto 9.715, de Bolsonaro, convoca homens para lutar com o Exército na Venezuela #boato

Decreto 9.715, de Bolsonaro, convoca homens para lutar com o Exército na Venezuela #boato

Boato – O Exército Brasileiro, por meio do decreto 9.715, assinado pelo presidente Jair Bolsonaro, convoca todos os homens para confronto contra Venezuela.

Nos últimos dias, o tema “relações com a Venezuela” tem sido tratado à exaustão pelo noticiário no Brasil. Em meio à incerteza de como o nosso país vizinho sairá da crise, já tem muita gente falando (e exagerando) que estamos à beira de uma guerra (desmentimos um texto sobre o assunto). Também tem aqueles que se aproveitam do tema para “dar uma zoada”.

Um suposto decreto (de número 9.715) assinado pelo presidente Jair Bolsonaro começou a circular na internet. De acordo com ele, todos os homens brasileiros com mais de 18 anos estariam convocados pelo Exército para o período entre 01/03 e 06/03 (coincidentemente, o Carnaval por aqui). Leia mensagem que acompanhou o “decreto” e o texto do “documento”:

Mensagem: Queridos amigos, Acho inevitável que ocorra o confronto entre Brasil x Venezuela. Já estão convocando todos os homens para se apresentarem ao exército brasileiro. Avisem as esposas e namoradas que partiremos na sexta-feira (01/03) e só retornaremos na quarta-feira de cinzas (06/03), em caso de sobrevivência.

Decreto: Presidência da República Ministério da Defesa Chefia de Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas DECRETO Nº 9.715, DE 25 DE FEVEREIRO DE 2019 Convoca mobilização nacional e outras providências. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84, XIX, da Constituição, e considerando a iminência de conflito armado com a República Bolivariana da Venezuela, DECRETA:

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Art. 1º A mobilização nacional, devendo se apresentar todos os homens brasileiros, de 18 (dezoito) a 60 (sessenta) anos de idade, independente do estado civil, às 18:00hs (dezoito horas) do dia 01 de março de 2019 (sexta-feira), para treinamento militar, de caráter sigiloso e com término no dia 06 de março de 2019 (quarta-feira de cinzas). Art. 2º Salvo decisão do Comando, os convocados permanecerão em regime de incomunicabilidade durante todo o período de treinamento militar citado do artigo anterior. Art. 3º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação. Brasília, 25 de fevereiro de 2019; 198º da Independência e 131º da República.

JAIR MESSIAS BOLSONARO Fernando Azevedo e Silva (Ministro da Defesa) Ilques Barbosa Junior (Comandante da Marinha do Brasil) Edson Leal Pujol (Comandante do Exército Brasileiro) Antônio Carlos Moretti Bermudez (Comandante da Força Aérea Brasileira)

Decreto 9.715, de Bolsonaro, convoca homens para lutar com o Exército na Venezuela?

O tal documento e a mensagem (um tanto quanto pesarosa, não?) começaram a circular muito na internet. Mas se você, esposa ou namorada, recebeu a mensagem e o documento, envie de volta o link do Boatos.org para o seu “amorzinho”. Sim, a história é falsa. Vamos aos fatos.

Ao ler o texto, já dá para perceber que é uma brincadeira (admito que até esse quem vos fala enviou o PDF para a amada). Desde quando um decreto vai delimitar “quarta-feira de cinzas” ou mesmo por que um treinamento “durante o carnaval”?

As desconfianças se reforçam ao averiguarmos a lista de decretos presidenciais. Até o momento da publicação deste texto, o Decreto 9.715 não existe. O último decreto citado é o 9.714, que anula decretos que tratam de recursos de empresas públicas.

Vale dizer que ao buscar sobre o assunto na mídia, nada encontramos (apenas alguns desmentidos sobre o tema). Se, de fato, tivesse ocorrido algo do tipo “convocação de todos os brasileiros”, viraria assunto principal em todos os veículos.

Resumindo: a história que aponta que Bolsonaro criou um decreto (de número 9.715) que convoca todos os brasileiros lutar com o Exército na Venezuela é falsa. É mais uma pegadinha de Carnaval (boa sacada, aliás) do que qualquer outra coisa.

Em tempo: antes que você ache que a “brincadeira” tem um fundo de verdade, saiba que são muito pequenas as chances de o Brasil entrar em um confronto armado com a Venezuela. Mais detalhes estão neste texto aqui. 

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164.