Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Em Bento Gonçalves (RS), produtores colocam fogo em tonéis para não congelar uvas #boato

Em Bento Gonçalves (RS), produtores colocam fogo em tonéis para não congelar uvas #boato

Em Bento Gonçalves (RS), produtores colocam fogo em tonéis para não congelar uvas, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Vídeo mostra produtores de Bento Gonçalves (RS) estão colocando fogo em tonéis para não congelar plantação de uvas.

Nos últimos dias, a diminuição de temperaturas em algumas regiões do Brasil tem suscitado notícias falsas sobre “eventos extremos” ou “fenômenos naturais”. Hoje, vamos falar sobre mais um desses causos, que cita a cidade de Bento Gonçalves (RS).

Um lindo vídeo de uma plantação com diversas tochas de fogo está circulando na internet como se fosse da cidade gaúcha. No texto que acompanha o vídeo (que pode ser visto mais abaixo), há a informação de que produtores estão colocando fogo em tonéis para proteger as plantações de uva do frio e das geadas. Leia a mensagem que circula online:

Confira o desmentido em vídeo:

NO RIO GRANDE DO SUL PRODUTORES DE UVA TOMAM MEDIDAS PARA EVITAR A GEADA NO RIO GRANDE DO SUL PRODUTORES DE UVA TOMAM MEDIDAS PARA EVITAR A GEADA Conforme informações do diário da informação em Bento Gonçalves para não congelar as uvas os produtores estão utilizando o fogo em tonéis, a técnica já é usada há alguns anos no Brasil e em outros países. Além da proteção é mais um espetáculo na Serra Gaúcha.

Produtores colocam fogo em tonéis para não congelar uvas em Bento Gonçalves (RS)?

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Um pouco pela beleza do vídeo e muito por causa da onda de frio que está chegando ao país (frisa-se que não é a maior dos últimos 50 anos ou a mais forte desde 1955), o vídeo se espalhou com muita força por Facebook, Twitter, YouTube etc. Porém, as imagens não são de Bento Gonçalves ou mesmo do Brasil.

Ao fazer uma busca reversa da mensagem, descobrimos que o vídeo é, na realidade, da França. Achamos uma publicação de abril deste ano que apontava que as imagens são de vinicultores de diversas regiões do país. Leia postagem (de 8 de abril deste ano).

Abril de 2021, geleias severas em todas as vinhas francesas obrigam os vinhateiros a redobrar a atividade durante as noites glaciais. Essas poucas imagens são testemunhos recebidos de muitas vinhas, Chablis, Morsault, Chassagne Montrachet, Beaune, Villié Morgon, Champagne. Tenho um pensamento sobre as vinhas de Saint Emilion e Médoc, Loire e Languedoc que também foram afetadas.

As técnicas usadas para tentar evitar que o frio polar destrua os brotos são muitas. Fogo, com velas de parafina ou com botas de palhas é o principal meio de ação. Velas aquecendo as treilhas de vinha dos poucos graus suficientes para evitar a forte geléia, os fumos de balotes de palhas húmidas para fazer uma tela contra o frio. […]

No Brasil, o MetSul também compartilhou o vídeo em abril deste ano junto com a seguinte mensagem: “O esforço dos viticultores franceses que usam latas com fogo no campo na tentativa de salvar os vinhedos da geada severa”. Veja o vídeo:

Ao procurar mais sobre o assunto, vimos diversas reportagens falando das técnicas dos vinicultores franceses com fogo. Este site aponta que a técnica serve para derreter as camadas de gelo nas plantas (que poderiam botar a safra a perder). Este outro site mostra fotos das tochas nas plantações e aponta que até um helicóptero foi utilizado para combater os efeitos da geada.

Não encontramos registros da técnica de fogo em plantações no Brasil. As técnicas mais recomendadas são as que regulam o período de brotação das plantas (de acordo com a Epagri/SC, o frio extremo até favorece as plantações em período de dormência) e, em último caso, utilizar a técnica de irrigação por aspersão para enfrentar geadas.

Resumindo: a história que aponta que agricultores de Bento Gonçalves estão colocando fogo em tonéis para preservar plantações de uvas é falsa. Na realidade, o vídeo que está circulando na internet é da França e não foi gravado nos últimos dias.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso