Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Duda (Maria Eduarda), de 3 anos, está desaparecida em Laranjal Paulista #boato

Duda (Maria Eduarda), de 3 anos, está desaparecida em Laranjal Paulista #boato

Duda (Maria Eduarda), de 3 anos, está desaparecida em Laranjal Paulista, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – A menina Maria Eduarda (Duda) está desaparecida há 4 horas na cidade de Laranjal Paulista (SP). Compartilhe mensagem porque ela pode estar em qualquer lugar do Brasil.

Não são raras as vezes que a internet ajuda na hora de se encontrar crianças desaparecidas. Nós, do Boatos.org, consideramos isso louvável. Porém, sabemos que, em alguns casos, o “serviço” carrega um ônus: muitas vezes, o anúncio de desaparecimento continua circulando mesmo após o caso resolvido.

Hoje, vamos falar de uma mensagem que aponta que há uma menina chamada Maria Eduarda, apelidada de Duda, estaria desaparecida há mais de 4 horas na cidade de Laranjal Paulista. Leia a mensagem que circula online (que vem acompanhada da foto da menina):

CRIANÇA DESAPARECIDA Duda de 3 aninhos está desaparecida faz 4 horas,  em Laranjal Paulista. Podendo estar em qualquer lugar do Brasil. Maria Eduarda está com a mesma roupa da foto. Se você ver a criança ligue no telefone: 15 99639XXXX Se não viu, ajude repassar essa foto

Duda de 3 anos está desaparecida há 4 horas em Laranjal Paulista?

A história está, agora, circulando com todas as forças em redes sociais e, principalmente, no WhatsApp. Porém, trata-se de um caso (conforme falamos no início texto) já elucidado.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

O grande problema destas mensagens está no caráter vago da mensagem. Para ser mais específico, o caráter vago em relação ao tempo. Não é dito quando a menina desapareceu. Esse “detalhe” faz a mensagem ganhar um caráter de atualidade que, na realidade, não tem.

Felizmente, a mensagem tem algumas outras informações que permitiram a checagem como, por exemplo, nome da menina (e não só o apelido) e, principalmente, cidade de desaparecimento.

Foi a partir daí, que descobrimos que Maria Eduarda desapareceu na cidade de Laranjal Paulista em fevereiro de 2023. Felizmente, ela foi encontrada no mesmo dia em que desapareceu. Esse vídeo mostra o momento do encontro.

De acordo com esta matéria, a menina se perdeu por seguir dois cães rumo a um canavial. Ela foi encontrada graças as buscas das equipes da PM, GCM e Bombeiros.

Antes de terminar, é importante lembrar que não é a primeira vez que um anúncio de uma criança que desapareceu continua circulando mesmo depois dela ter sido encontrada. Temos exemplos aqui, aqui e aqui.

Resumindo: é falso que Duda de três anos esteja desaparecida na cidade de Laranjal Paulista. A menina até chegou a estar desaparecida em fevereiro de 2023 e hoje está (acreditamos) segura e feliz.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm