Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Não há provas de que produtos que estão no lixo em Roca Sales (RS) sejam doações para vítimas das enchentes

Não há provas de que produtos que estão no lixo em Roca Sales (RS) sejam doações para vítimas das enchentes

Doações enviadas para Roca Sales, no Rio Grande do Sul, estão sendo jogadas no lixo, diz boato (Foto: Reprodução/X)

Boato – Doações enviadas para a cidade de Roca Sales, no Rio Grande do Sul, estão sendo jogadas no lixo e não são mais destinadas à população.

Análise

Ainda no contexto das enchentes do Rio Grande do Sul, um vídeo em tom crítico contra os governos do Rio de Grande e federal tem se espalhado na internet.

Gravado em uma espécie de aterro sanitário na cidade de Roca Sales, o vídeo mostra uma mulher indignada e pegando produtos como, por exemplo, cremes dentais e sabonetes do meio da lama. No vídeo, a mulher afirma que se tratam de doações que foram jogada no lixo.

Vídeo: é falso que Sadia esteja dando prêmios para quem compartilhar no WhatsApp

Junto ao vídeo (que não será exibido aqui), circulam mensagens de indignação contra políticos e contra a “esquerda”. Leia algumas das mensagens que circulam online e a transcrição do vídeo:

Versão 1: Não é FAKE NEWS realidade e acontece em outras cidades prefeituras petistas a esquerda só pode fazer parte do demônio Roca Sales/RS Doações do Sul, enterrado! A esquerda é a destruição do Brasil. Versão 2: Olha o absurdo. Desgraçados.

Transcrição: É doação que veio para Roca então aqui ó. Tá tudo aqui no lixão que assistia da puta em vez de dar para o povo eles fazem isso daqui, ó, aí eles pagam os maquinários para vir enterrar o pessoal não vê, olha isso daqui quanta família precisando sabe lá, o que que faz que não tem aqui embaixo desses povo aqui tem colchão. Olha isso gente. Olha isso daqui e o pessoal precisando sabonete precisando de gel gente vai saber o que que vai abrir aqui embaixo jovem vergonha isso aqui o pessoal tá precisando e tá tudo aqui enterrada aqui embaixo, o senhor pegou.

Olha isso aqui ó. Kit de higiene que foi doado para Roca. Olha isso daqui gente tudo novo sabe lá, se não vou fazer com as outras zoação que estão chegando agora para ti ir lá pegar é uma briga é uma briga que tem que estar tirando foto aí aqui ó, para eles pegar e fazer isso aqui ó, botar tudo no lixo, só a vergonha. De sabonete. Olha isso aqui, ó. Olha isso aqui ó, olha.

Checagem

O conteúdo é um tanto quanto polêmico, mas a história não é bem assim. Para realizar a checagem do conteúdo, vamos responder a algumas perguntas. São elas: 1) Qual é o contexto do vídeo dos produtos jogados fora? 2) É verdade que as doações para Roca Salles, no Rio Grande do Sul, foram jogadas no lixo? 3) Há denúncias reais de doações para vitimas das enchentes no Rio Grande do Sul que foram jogadas fora?

Qual é o contexto do vídeo dos produtos jogados fora?

Ele está circulando nos últimos dias na internet. Em uma parte do vídeo, a mulher fala em “Roca”. Isso denota que a denúncia é relacionada ao município gaúcho de Roca Sales (que fica no Vale do Taquari), cidade que foi muito atingida pelas enchentes em maio de 2024.

É verdade que as doações para Roca Salles, no Rio Grande do Sul, foram jogadas no lixo?

Não. Pelo contrário, há, inclusive, uma explicação para tudo que ocorreu. Por meio da página no Instagram, a própria prefeitura de Roca Sales explicou que não houve descarte de doações e que os produtos encontrados no lixo foram resultado de produtos inutilizados em estabelecimentos comerciais por conta das enchentes. Leia:

Em relação aos vídeos que circulam nas redes sociais sobre o suposto descarte de donativos na área destinada aos entulhos, a Administração de Roca Sales esclarece que os materiais não correspondem aos Kits de Cestas Básicas, Higiene Pessoal e Materiais de Limpeza adquiridos pela Defesa Civil.

Os kits foram comprados no comércio local e entregues já montados, conforme a imagem ao lado, e não de forma avulsa. Cabe reforçar, ainda, que os entulhos consistem em restos de construções e produtos de estabelecimentos atingidos pelas cheias. Portanto, inutilizáveis!

Há denúncias reais de doações para vitimas das enchentes no Rio Grande do Sul que foram jogadas fora?

Não há denúncias relevantes que provem isso. Na realidade, tratou-se de uma fake news que já foi desmentida no Boatos.org em alguns casos. Desmentimos um boato que apontava que doações para a cidade de Encantado (RS) haviam sido destruídas. Isso se mostrou falso em 2023 e 2024. 

Sobre doações, a denúncia mais grave é de desvio de algumas doações destinadas a alguns municípios gaúchos. Vale apontar que não há qualquer relação entre as denúncias e o vídeo de Roca Sales.

Conclusão

Boato sem comprovação 👎

O vídeo que está circulando na internet não prova que as doações destinadas à cidade de Roca Sales, no Rio Grande do Sul, estejam sendo jogadas fora. Além disso, a própria prefeitura desmentiu a acusação. Na nossa avaliação (que foi muito conservadora), trata-se de um boato sem comprovação.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).