Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Doações de roupa para vítimas de enchente em Encantado (RS) não foram jogadas no lixo, como aponta vídeo

Doações de roupa para vítimas de enchente em Encantado (RS) não foram jogadas no lixo, como aponta vídeo

Doações para vítimas de enchente em Encantado, Rio Grande do Sul, são jogadas fora, diz boato (Foto: Reprodução/TikTok)

Boato – Imagens mostram momento em que máquina recolhe roupas doadas para vítimas de enchente em Encantado (RS) e joga fora

  Análise

As enchentes que assolaram diversos municípios do Rio Grande do Sul causaram estragos materiais e emocionais. De acordo com a Defesa Civil, as enchentes deixaram 49 mortos e mais de 5 mil desabrigados. No total, 392.917 mil pessoas foram atingidas em 106 municípios.

Em meio à comoção e a mutirões de doações para ajudar os afetados, uma história começou a circular nas redes sociais. De acordo com uma publicação, as doações para as vítimas atingidas pela enchente, em Encantado (RS), estariam sendo jogadas no lixo. Segundo um vídeo que acompanha a história, uma máquina estaria recolhendo as roupas e jogando fora, sob ordem do governador do estado do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. “AGORA! As doações do Rio Grande do Sul sendo jogada fora”, diz a legenda. Confira a transcrição:

Vídeo: é falso que Lula foi flagrado beijando Suzanne von Richtofhen

Ó pessoal, vocês que doaram aqui pra Encantado ó. As pessoas iam no Anitta eles não davam ó, agora estão com a patrola ó destruindo tudo que vocês mandaram pessoal ó ó o que eles estão fazendo com as doação ó estão vendo pessoal 

@portaljuniorsantosofc #riograndedosul #eduardoleite #portaljuniorsantosoficial #foryou #funny #viral #fy ♬ som original – Portal Junior Santos Oficial

A história criou uma enorme comoção na internet e viralizou nas redes sociais, em especial, no Tik Tok e no Instagram. Porém, a história de hoje apresenta diversas características de fake news na internet, como o caráter vago, alarmista, a falta de fontes confiáveis (no vídeo, a mulher fala que as roupas estão sendo jogadas fora, mas as imagens só mostram a máquina andando e transportando as roupas de um lado para o outro) e a ausência de notícias sobre o assunto.

A partir daí, separamos três questões para desvendar esse mistério: 1) O vídeo é real e realmente mostra um depósito de doações em Encantado, no Rio Grande do Sul? 2) É verdade que doações para vítimas da enchente estão sendo jogadas fora em Encantado? 3) Doações para o Rio Grande do Sul estão sendo jogadas fora?

Checagem

O vídeo é real e realmente mostra um depósito de doações em Encantado, no Rio Grande do Sul?

Sim. O vídeo realmente mostra um depósito de doações de roupas no município de Encantado, no Rio Grande do Sul. As imagens foram publicadas por um perfil na internet que não tem nenhuma ligação com as autoridades do município ou do estado. Após a repercussão, a prefeitura da cidade emitiu uma resposta.

É verdade que doações para vítimas da enchente estão sendo jogadas fora em Encantado?

Não é. Após o vídeo atingir uma enorme proporção na internet, a Prefeitura de Encantado (RS) divulgou uma nota e gravou um vídeo explicando a situação. No vídeo, a prefeitura destaca que a máquina retroescavadeira está ajudando apenas a abrir espaço e a agilizar o trabalho dos voluntários. A prefeitura afirmou que nenhuma roupa foi jogada fora e que o intuito de agilizar todo esse processo é para que o depósito possa receber pessoas desabrigadas pelas enchentes.

“Está circulando esse vídeo na internet. Se houve um equívoco, foi trazer a máquina aqui para agilizar todo esse todo esse trabalho, para que nós possamos trazer as pessoas que estão lá no Navegantes para que fiquem aqui abrigadas. Aqui no parque é o centro de recebimento das doaçõe, principalmente, de roupas e aí a gente faz a distribuição para os outros centros de distribuições. Nenhuma peça foi jogada fora. Todos estão aqui bem organizadas para quem precisar. Se você puder nos ajudar nesta organização, entre em contato com esse telefone que tá aqui na tela”.

Sobre o vídeo que circula nas redes sociais onde uma máquina retroescavadeira abre espaço em meio a peças de roupas doadas. Reforço a transparência do nosso trabalho e convidamos a todos interessados a visitarem os locais para verificar pessoalmente o cuidado e a atenção que os voluntários dedicam a cada uma das peças de roupa recebidas. Agradecemos a confiança e a compreensão de todos.

Já na nota, a prefeitura garantiu que todos os mantimentos e as roupas doadas estão sendo separadas e distribuídas para quem necessita. Ainda de acordo com a prefeitura, o local das imagens está funcionando como um depósito central, onde todas as doações são separadas e encaminhadas para os pontos de doação espalhados pela cidade.

O Município de Encantado expressa profunda gratidão a todos que generosamente doaram roupas para ajudar os desabrigados das enchentes. A considerável quantidade de doações recebidas nos levou a tomar a decisão de suspender temporariamente o recebimento de novos itens, a fim de gerenciar adequadamente o que já havíamos recebido. Nesse contexto, gostaríamos de esclarecer a situação relacionada ao vídeo que está circulando nas redes sociais, mostrando uma retroescavadeira movendo as roupas armazenadas na quadra do Parque João Batista Marchese. Nosso objetivo sempre foi otimizar os recursos, economizar tempo e criar espaço para abrigar as famílias necessitadas. O uso da retroescavadeira, embora possa ter sido interpretado como inadequado, foi necessário para aumentar a capacidade de armazenamento.

É importante ressaltar que, ao contrário do que foi sugerido no vídeo, em nenhum momento negamos a entrega das roupas às pessoas necessitadas, e nenhuma peça foi danificada ou descartada. A quadra do Parque João Batista Marchese serviu como ponto de recebimento central das doações, onde elas serão triadas e organizadas para distribuição em locais como o pavilhão do GAN Anita Garibaldi, pavilhão da comunidade Lajeadinho e pavilhão da EMEF Porto Quinze. Convidamos todos os interessados a visitar nosso centro de recebimento de doações para ver pessoalmente o cuidado e a atenção que dedicamos a cada item recebido. Estamos à disposição para fornecer informações e esclarecer quaisquer dúvidas. Agradecemos mais uma vez a todos que fizeram doações e aos voluntários que continuam nos apoiando nesse esforço humanitário. A Prefeitura reitera a importância das doações e agradece o comprometimento dos voluntários envolvidos nesta causa crucial.

Doações para o Rio Grande do Sul estão sendo jogadas fora?

Não existe nenhuma prova disso. Desde que as enchentes assolaram os municípios do Rio Grande do Sul, a quantidade de fake news não foi pouca. Aqui no Boatos.org desmentimos diversas delas. Porém, nenhuma dessas histórias indicava que as doações estariam sendo jogadas fora. Além disso, não existe nenhuma prova sobre isso em fontes confiáveis e nenhuma manifestação sobre as autoridades sobre o assunto. Como o ônus da prova é de quem acusa e, quem acusa não provou nada, então, temos uma acusação leviana e sem nenhuma evidência.

Conclusão

Boato sem comprovação 👎

A prefeitura de Encantado (RS) não está jogando fora as doações para as vítimas das enchentes. O vídeo não mostra nada a não ser uma máquina retroescavadeira transportando roupas de uma lado para o outro. Por meio de vídeo e nota, a Prefeitura de Encantado (RS) afirmou que usou a retroescavadeira para agilizar o processo e ajudar os voluntários, uma vez que pretende usar o local para abrigar pessoas que ainda continuam sem teto. Por fim, a pessoa que fala no vídeo apenas faz acusações sem provas ou evidências.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm