Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > China comprou a Sabesp, CPTM, Comgas, Anel, mineradora, Band e Globo #boato

China comprou a Sabesp, CPTM, Comgas, Anel, mineradora, Band e Globo #boato

China comprou a Sabesp, CPTM, Comgas, Anel, mineradora, Band e Globo, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Se aproveitando da pandemia da Covid-19 e com ajuda de Doria e da esquerda, o PCC da China comprou a Sabesp, CPTM, Comgas, Anel, mineradora, Band e Globo.

Desde quando começou a pandemia da Covid-19, o que não tem faltado é boato relacionado à teoria da conspiração de que a doença seria um “grande golpe chinês” para comprar empresas. Hoje, vamos falar da mesma tese sendo contada de uma forma diferente.

Desta vez, a mensagem conta que, por causa da Covid-19 e com a ajuda do governador de São Paulo João Doria, a China, por meio do Partido Comunista Chinês (PCC) comprou a Sabesp, CPTM, Comgas, Anel, mineradora de ferro em Minas Gerais, Band e Globo. O texto ainda pede para as Forças Armadas agirem. Leia a mensagem que está circulando online:

Confira o desmentido em vídeo

Enquanto o povo se preocupa só com a peste comunista chinesa, vendo isso sem parar 24 horas por dia na #globolixo, esquecem que o partido comunista chinês já comprou: SABESP CPTM COMGAZ ANEL MINERADORA DE EXTRAÇÃO DE FERRO EM MINAS GERAIS TV BAND O PCC CHINÊS VAI COMPRAR E PAGAR TODA A DÍVIDA DA GLOBOLIXO. ESTÁ DE OLHO NO AGRONEGÓCIO DO BRASIL. VAI COMPRAR MUITAS TERRAS, PARA PRODUZIR ALIMENTOS PARA SI MESMO. ESTÁ DE OLHO NOS PORTOS, QUE SÃO A SAÍDA DE ALIMENTOS PARA ELES, PRINCIPALMENTE O PORTO DE SANTOS, O MAIOR PORTO DA AMÉRICA LATINA!!

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

A REALIDADE É QUE O PARTIDO COMUNISTA CHINÊS ESTÁ LEGALMENTE COMENDO PELAS BEIRADAS O BRASIL INTEIRO E O POVO SÓ TEM OLHOS, 24 HORAS POR DIA, PARA A PESTE COMUNISTA CHINESA!! O PARTIDO COMUNISTA CHINÊS VAI TOMAR CONTA DE ÁREAS PRODUTIVAS E NÃO PRODUTIVAS E TRANSFORMÁ-LAS EM TERRITÓRIO COMUNISTA CHINÊS LEGALIZADO. ACORDEM, FORÇAS ARMADAS! NOSSA SOBERANIA ESTÁ INDO PARA A CHINA, MESMO!! A ÍNDIA EXPULSOU TODAS AS EMPRESAS CHINESAS QUE LÁ ESTAVAM, TIVERAM QUE USAR DINHEIRO DE SUAS RESERVAS PARA COMPRÁ-LAS. O PARTIDO COMUNISTA CHINÊS ESTÁ COMPRANDO, A PREÇO DE BANANA, TODAS AS EMPRESAS BRASILEIRAS QUE QUEBRARAM E NÃO FORAM ARREMATADAS POR EMPRESAS DAQUI!!

Com certeza, estão ajudando a prorrogar esta pandemia no Brasil para que os emissários do partido comunista chinês venham aqui e comprem todas as empresas quebradas, com o auxílio dos políticos corruptos e de toda a esquerdalha camuflada no Brasil. O desgovernador doriana quer vender o Estado mais rico do Brasil para os chineses. Fica a dica: QUANDO O POVO ACORDAR, SERÁ TARDE DEMAIS!! ACORDEM, FORÇAS ARMADAS!

China comprou a Sabesp, CPTM, Comgas, Anel, mineradora, Band e Globo?

Não é preciso nem dizer que a mensagem em questão foi muito compartilhada, principalmente, entre as pessoas que são simpáticas a ideia de uma intervenção militar. Mas será mesmo que a mensagem em questão é real? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

Como vocês viram, a mensagem em questão segue aquele velho roteiro dos boatos online. A mensagem é vaga, alarmista, com erros de português e não cita fontes confiáveis. Para além disso, boatos sobre a “China comprou” são comuns na internet. Desde o início da pandemia, já desmentimos histórias que apontavam que a China havia comprado cooperativas, a Azul, empresas multinacionais e emissoras de TV. Já desmentimos, inclusive, que a China havia comprado a Band e a Globo.

Como vocês viram, é falso que a China comprou a Band e a Globo. O mesmo podemos dizer sobre as outras empresas citadas na mensagem. A Sabesp, empresa de capital aberto, tem como principal acionista o Estado de São Paulo. Ou seja: é uma empresa público-privada. O mesmo pode ser dito da CPTM. Já a Comgas (e não Comgás, como aponta a mensagem) é uma empresa pertencente ao grupo Cosan. Já sobre a “Anel” e “Mineradora de Minas Gerais”, sequer encontramos referências (provavelmente, os nomes também foram escritos de forma errada.

Resumindo: mais uma vez, estamos aqui para falar que a história que aponta que a China comprou a Sabesp, CPTM, Comgas, Anel, mineradora, Band e Globo é falsa. Na realidade, algumas empresas da lista nem existem e outras até já foram temas de checagem aqui. Ou seja: trata-se de mais um boato circular na web sobre o assunto.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2Xmskzm
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK