Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Cedae vai fazer manutenção na rede no dia 15/01 e vai faltar água por 12 horas #boato

Cedae vai fazer manutenção na rede no dia 15/01 e vai faltar água por 12 horas #boato

Cedae vai fazer manutenção na rede no dia 1501 e ficará parada por 12 horas, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – A Cedae (Companhia Estadual de Água e Esgoto do Rio de Janeiro) vai fazer uma manutenção no dia 15/01/2020 e ficará parada por 12 horas (das 5h às 17h). Vai faltar água no período. 

Nestes últimos dias, os brasileiros estão tendo que conviver com dois temas em se tratando de problemas no cotidiano: cerveja e água. Enquanto Minas Gerais (e agora Espírito Santo) acompanha os desdobramentos das investigações em relação à contaminação da cerveja da empresa Backer, o Rio de Janeiro acompanha desdobramentos em relação à qualidade da água no estado.

Em meio a essa situação, o que não tem faltado na internet é desinformação. Hoje mesmo já tivemos que desmentir uma notícia falsa sobre cervejas contaminadas e sobre água contaminada. E, mais uma vez, vamos falar sobre água.

De acordo com uma mensagem que se espalhou no WhatsApp e em redes sociais, a Cedae anunciou que vai fazer uma manutenção na rede de água no dia 15/01/2020 entre as 5h e 17h. De acordo com a mensagem, a rede vai ficar parada por 12 horas e há a recomendação de se economizar porque vai faltar água. Leia o texto que viralizou por aí:

Repassando… *CEDAE MANUTENÇÃO* Pessoal procurem avisar para os amigos que no dia 15/01/2020 ( quarta feira ), a cedae ficará parada 12 hrs para manutenção na rede de captação no horário de 5 hrs até as 17 hrs. Procurem economizar água. Não precisa me responder pq estou mandando em uma lista de transmissão é só para informação e divulgação. Obrigado

Cedae vai fazer manutenção na rede no dia 15/01 e ficará parada por 12 horas?

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Muita gente ficou preocupada e, quiçá, saiu juntando uns baldes de água por aí. Se você foi uma dessas pessoas, pode ficar tranquilo: a história que fala em manutenção da rede da Cedae em 15/01/2020 é falsa. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

Dado o histórico de informações erradas relacionadas ao “caso Cedae” (além da que citamos anteriormente, teve também uma notícia falsa sobre um comunicado da Cedae sobre água contaminada), resolvemos tentar procurar por qualquer informação que aponte para a tal manutenção na água.

Ao olhar no site da companhia, nada encontramos. Algo estranho, visto que sempre que há manutenção na rede de água ou esgoto, há um aviso (temos exemplos de notas falando de manutenções em 09/01/2020 e 26/11/2019). Ainda mais quando estamos falando de uma manutenção que seria em todo o estado do Rio de Janeiro (como dá a entender a mensagem).

Mais uma busca, desta vez nas redes sociais da empresa, e chegamos à verdade. Via Twitter, a empresa replicou uma publicação do SBT do Rio de Janeiro desmentindo o boato de manutenção no dia 15 de janeiro de 2020. Leia:

É FAKE NEWS! A Cedae NÃO vai paralisar o fornecimento de água amanhã. Mensagens que circulam em redes sociais informam, falsamente, que a companhia faria manutenção na rede de captação. A companhia nega e diz que todas as manutenções são feitas avisadas com antecedência.

Só para não deixar passar batido, vale dizer que a mensagem em questão carrega algumas das principais características de boatos online: é vaga (não dá detalhes sobre a manutenção), alarmista, com erros de português, pedido de compartilhamento e não cita fontes confiáveis. Ou seja: não só é um boato como também “tem cara de boato”.

Resumindo: a história que aponta que a Cedae vai realizar uma manutenção na rede no dia 15/01/2020 é falsa. Não passa de mais um boato, provavelmente não o último, relacionado à questão da água no Rio de Janeiro.

P.S.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/39Tje3u