Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Cervejas Heineken e Stella Artois estão contaminadas e vaca louca voltou #boato

Cervejas Heineken e Stella Artois estão contaminadas e vaca louca voltou #boato

Cervejas Heineken e Stella Artois estão contaminadas e vaca louca voltou, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – A vigilância sanitária apontou que as cervejas da marca Heineken e Stella Artois estão contaminadas, com o mesmo problema da Belorizontina. Vaca louca também voltou.

Desde que algumas pessoas acabaram internadas em Belo Horizonte e cidades de Minas Gerais com uma doença chamada “nefroneural” (inicialmente, foi chamada de “doença misteriosa”), muito tem se especulado sobre o assunto. No momento, as investigações da Polícia Civil do estado apontam para um envenenamento após consumo de uma cerveja produzida pela empresa Backer, a Belorizontina.

Em meio a esse quadro de incertezas, algumas mensagens que estão circulando na internet apontam que outros rótulos poderiam também estar com o mesmo problema da cerveja artesanal. No texto da mensagem, é dito que a vigilância sanitária descobriu que as marcas Heineken e Stella Artois também estariam contaminadas. A mesma mensagem ainda fala em “vaca louca”. Leia:

Galera, um amigo meu, da vigilância sanitária, disse que as cervejas Heineken e Stella Artois estão com o mesmo problema da cerveja artesanal Belorizontina, que já causou até morte! Quem tiver delas em casa, favor manter gelada e não ingerir que eu mesmo vou recolher e dar o destino adequado. Estou contribuindo para as investigações! Inclusive dizem que a Vaca louca voltou também. Se tiverem picanha ou fraldinha na geladeira vou levar junto. Obrigado!

Cervejas Heineken e Stella Artois estão com o mesmo problema da Belorizontina?

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

A mensagem foi muito compartilhada na internet e esperamos que você não tenha a levado a sério. Caso tenha levado, saiba que a notícia que aponta que a Heineken e a Stella Artois estão infectadas é falsa. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

Na verdade não há muito o que explicar (até porque é chato pra caramba ter que explicar piada, mesmo que seja de gosto duvidoso). O próprio tom do texto (pedindo que sejam entregues cervejas e carnes) é jocoso (sem graça, mas é). Resolvemos desmentir só por um motivo: muitas vezes notícias falsas “sérias” nascem de piadas.

A prova disso está quando tentamos buscar quaisquer informações a respeito de contaminação nas marcas citadas. Como era de se imaginar, nada encontramos a respeito (de próximo, encontramos boatos desmentidos pelo nosso site como esse, esse e esse). Também é importante falar que nada encontramos sobre casos de vaca louca no Brasil (só para variar, há um boato sobre o assunto).

Ao buscar pelos últimos desdobramentos da investigação sobre as cervejas da Backer, descobrimos que não há qualquer citação a marcas relacionadas a outras empresas. O máximo que foi descoberto foi mais um lote contaminado, ainda na fábrica da empresa.

Resumindo: a história que aponta que cervejas como a Heineken e Stella Artois estão contaminadas é falsa. Se você for levar a história como uma piada, tudo bem. Só não vale compartilhar por aí como “verdade absoluta”.

P.S.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/39Tje3u