Carrefour fecha seis supermercados e demite 5 mil funcionários por culpa de Lula #boato

Boato – Faz o L! Por causa de Lula, o Carrefour decidiu fechar seis unidades de supermercados e demitir 5 mil funcionários.

Seguindo a tendência de fake news que apontam para “empresas que estão fechando por causa de Lula”, a mais nova história que vimos na internet aponta para a rede de hipermercados Carrefour.

De acordo com mensagens que circulam na internet, o Carrefour fechou seis unidades e demitiu 5 mil funcionários. Isso teria ocorrido por conta do governo de Lula (algumas versões do texto têm até um “faz o L”). Leia alguns dos textos que estão viralizando em redes sociais:

Confira também: É falso que Lulinha foi preso no Paraguai! Confira o desmentido em vídeo:

Clique e siga o Boatos.org no YouTube

Versão 1: Nada na mídia aparece, porque e corrompida, Brasília está completamente LOTADA. Só para avisar. A rede de supermercados CARREFOUR anunciou hoje o fechamento de seis supermercados no país. Demissão em massa. Ninguém quer essa desgraça do PT. Versão 2: Carrefour fechou 6 supermercados! Versão 3: CARREFOUR ANUNCIA FECHAMENTO DE 6 HIPER SUPERMERCADOS. KKKK Fazuele! Versão 4: Carrefour anúncio fechamento de 6 lojas diante do cenário que o país se encontra nesses 8 dias de governo do Lula!

Carrefour fechou seis lojas e demitiu 5 mil funcionários?

Assim como em outros casos de “denúncias” do Brasil que “está quebrando” por causa de Lula, a história que aponta para a tal crise no Carrefour é falsa. A empresa não está “fechando seis lojas e demitindo”.

As mensagens e o histórico já começam a denunciar a farsa. Os textos que circulam online têm características de fake news como o caráter vago, o tom alarmista, erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis.

Não bastasse isso, o tema tem sido um tanto quanto manjado em termos de fake news. Já desmentimos recentemente fake news sobre o fechamento de outras empresas como a Amazon, a Toyota e a Citroën.

Ao buscar sobre o assunto, descobrimos que a história é uma distorção de uma notícia real. Há alguns dias, o Carrefour anunciou o fechamento de unidades do supermercado Big no Rio Grande do Sul. Porém, não houve “5 mil demissões”. Na verdade, o plano é transformar o Big em Atacadão. E adivinha quem é o dono do Atacadão? Sim, o grupo Carrefour.

Essa matéria aponta, ainda, que a estratégia da empresa é, de fato, transformar alguns hipermercados Carrefour e Big em marcas como Atacadão e Sam’s Club. Não há falência. Há apenas estratégia de mercado.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que o Carrefour está fechando seis hipermercados por causa da política econômica de Lula. A empresa está apenas mudando o nome de mercados na rede e a história não passa de mais uma balela que circula por aí.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet