Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Citroën fecha as portas, demite 13 mil pessoas e sai do Brasil #boato

Citroën fecha as portas, demite 13 mil pessoas e sai do Brasil #boato

Citroën fecha as portas, demite 13 mil pessoas e sai do Brasil, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Está aí mais uma fábrica fechada por causa de Lula. A Citroën fechou as portas, demitiu 13 mil pessoas e saiu do Brasil. A Toyota será a próxima.

Já adiantamos em um dos nossos últimos desmentidos que há uma tendência em fake news na internet: a de que fábricas estão fechando as portas e demitindo por causa de Lula. A mais nova história que circula online aponta para a Citroën.

Mensagens e um vídeo que circulam na internet apontam que a Citroën fechou as portas, demitiu 13 mil pessoas e deixou o Brasil. Isso teria ocorrido por causa da política econômica de Lula. Leia algumas das mensagens e um vídeo que aponta para a denúncia:

Versão 1: CITROEN FECHA AS PORTAS, E DEIXA 13 MIL DESEMPREGADOS NO BRASIL.. E AS EMPRESAS ESTÃO DEIXANDO O BRASIL.. DAQUI A SEIS MESES O COLAPSO SOCIAL ESTARÁ INSTALADO NO  PAÍS … Versão 2: Fecha a Citroen no Brasil. Faz o L Faz o L.L.L. CITROÊN FECHOU TOYOTA A PROXIMA.  só para somar a conta dos desempregados no Brasil

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Transcrição: […] Eu trabalho no departamento de desenvolvimento da  Citroen estilo é Citroen, tá? A empresa acabou de fechar as porta, treze mil funcionários estão sendo demitidos, tá? Só que tem um agravante aí, tá gente? A Toyota junto com a Citroen acaba também de fechar suas unidades, nós teremos gente  Dentro dum período de até maio quatorze, treze, quatorze, quinze milhões desempregado.

Porque Luiz Inácio Lula da Silva, comunista, ele não tá ali, tudo foi planejado, ele iria assumir o governo e aos pouco ele ia quebrando o país  evangélico, você evangélico que se vendeu, tá? Se vendeu por um por um tão pouco, aliás, Judas se vendeu por trinta. Por quanto você se vendeu? Você se vendeu a nossa nação, você vendeu a nossa nação

Preste atenção, você vai ser cobrado, você vai ser cobrado. E vamos lá, gente. Se preparem. Venha a caminho. Fome, miséria, sofrimento e dor. Só isso, tá isso aí por quê? Não foi pelas bolsas de valores? Quem que Luiz Inácio Lula da Silva disse que o mercado de ações não preocuparia ele, as empresa perderam quinhentos bilhões e as empresas não querem perder mais.

A bolsa de valor, o mercado financeiro Tudo isso faz parte do crescimento econômico de uma nação. Se ele não sabe disso, aliás ele sabe, tá? Isso é um plano com Nicolas Maduro, com Nicolas Maduro e outros países comunistas pra quebrar. Treze mil pessoas na rua. Citroen, Citroen, Toyota também meu amigo, Deus abençoe, Deus vai te dar coisa melhor, tá bom? Importante, hein? Isso aí. Muito

Citroën fechou as portas, demite 13 mil pessoas e saiu do Brasil?

O que não faltaram foram pessoas usando a mensagem em questão politicamente. Porém, é falsa a informação que aponta que a Citroën fechou as portas no Brasil e que demitiu 13 mil pessoas.

Não de onde tiraram a informação (inclusive o suposto funcionário), mas o fato é que tem gente que está mal informad. Para chegar à solução do caso, resolvemos fazer o básico: analisar a história e buscar por mais informações sobre o assunto.

As mensagens seguem aquele roteiro básico das fake news. Elas são alarmistas, têm erros de português e não citam nenhuma fonte confiável que confirme a informação. Além disso, elas reforçam uma informação falsa que já foi desmentida no Boatos.org: de que a Toyota iria fechar as portas no Brasil (o que mostra, aliás, que esse tipo de fake news está ficando batida).

Ao buscar sobre o assunto, nada encontramos sobre o fechamento da Citroën no Brasil. A fábrica do Grupo PSA no Brasil (que engloba a Citroën e a marca também francesa Peugeot) fica localizada em Porto Real, no Rio de Janeiro. Não há nada sobre fechamento da montadora.

Buscamos também por detalhes em relação à Stellantis, holding que é resultado da junção da PSA com a Fiat Chrysler. Também não há nada sobre fechamento em 2023. Há o anúncio do fechamento em 2022 de uma fábrica de motores para a Fiat em Campo Largo (PR). Nem por isso, a culpa do fechamento foi de Bolsonaro ou mesmo há relação com a Citroën.

Resumindo: é falsa a história que aponta que a Citroën fechou no Brasil e demitiu 13 mil pessoas por causa de Lula. Nem houve fechamento tampouco demissões e a história nada mais é do que um fake sobre a economia no novo governo.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso